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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: A formao e atuao do psiclogo junto pessoa com deficincia intelectual sob o impacto da desvalorizao do conhecimento
Autor(es): Rafaela Mezzomo
Palavras-chave [PT]:

Psiclogo escolar. Educao especial. Psicologia educacional. Formao profissional. Conhecimento. Deficincia intelectual. Formao e atuao do Psiclogo. Psicologia Histrico-Cultural.
Palavras-chave [EN]:
Knowledge. Intellectual disability. Education and action of the Psychologists. Special Education. Cultural History Psychology.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Rafael Siqueira de Guimares - UNICENTRO
Sonia Mari Shima Barroco - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como foco a formao e atuao do psiclogo na Educao Especial com alunos que possuem deficincia intelectual matriculados em unidades da APAE - Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais - e que podem sentir o impacto da desvalorizao do conhecimento na sociedade contempornea. Seu objetivo consistiu em verificar que tipo de conhecimento est sendo ministrado sobre a Educao Especial e as pessoas com deficincia intelectual no perodo em que os psiclogos que atuam nesta rea esto em formao, isto , na graduao. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica e emprica. Na pesquisa bibliogrfica realizamos, em um primeiro momento, um apanhado de autores que discutem o desenvolvimento da Psicologia como cincia e a entrada da Psicologia na escola, buscando compreender as atividades desenvolvidas pela Psicologia Escolar. Em seguida, procuramos discorrer sobre as ideologias neoliberais e suas interfaces com as escolas contemporneas, verificando que tipo de conhecimento disseminado no mbito da educao dos indivduos. Neste sentido nos inteiramos dos estudos de Vygotski sobre a defectologia, para entender o desenvolvimento da pessoa com deficincia e buscar uma teoria psicolgica que supere a viso disseminada sobre a no educabilidade do deficiente. Finalmente foi realizado um breve resgate da Educao Especial no Brasil e das polticas voltadas ao atendimento s pessoas com deficincia. A pesquisa emprica envolveu dez psiclogos que trabalham em sete escolas especiais para deficientes intelectuais, localizadas em sete cidades do Interior do Paran. Os dados foram coletados mediante a tcnica de entrevista semiestruturada, embasada em um roteiro composto por seis questes. As informaes obtidas por meio das entrevistas foram analisadas e discutidas a partir do estudo bibliogrfico, buscando-se evidenciar as contradies por meio do exerccio do Materialismo Histrico. Os resultados apontaram que, em sua maioria, os psiclogos utilizam tcnicas de avaliao e aplicao de testes, isolando o deficiente intelectual em sua deficincia, e ao mesmo tempo entendem ser necessria a realizao de atividades elaboradas a partir das capacidades de seus alunos. Apontaram sua formao como insatisfatria, por no terem sido contemplados com conhecimentos mais especficos sobre a Educao Especial e a atuao do psiclogo nesta rea. Chegamos concluso de que esta formao em Psicologia no mbito da Educao Especial impactada pelo fato de a sociedade ps-moderna desvalorizar o conhecimento, pois, segundo a ideologia disseminada pelo neoliberalismo, os indivduos so os nicos responsveis por sua aprendizagem e desenvolvimento, ficando relegado o valor dos conhecimentos produzidos pela humanidade em geraes anteriores nossa.

Abstract: This study was focused on the formation and work of the psychologist in Special Education with students who have intellectual disabilities and are enrolled in units of APAE - Association of Parents and Friends of Exceptional - and can feel the impact of the depreciation of knowledge on contemporan society. The objective was determine what kind of knowledge is being taught on Special Education, and about people with intellectual disabilities on the period which psychologists, who works in this area, were in training, or can we say, in graduation. This search is a literature review and empirical. In research literature performed, at first, an overview of authors discussing the development of psychology as a science and the entry of Psychology at school, trying to understand the activities of the school psychology. Then we tried to talk about the neoliberal ideologies and their interfaces modern schools, finding what kind of knowledge is disseminated within the education of individuals. In this sense, we learned from studies of Vygotski on defectology to understand the development of disabled people, and seek a psychological theory that overcomes the widespread view on the noneducability of deficient. Finally we performed a brief recovery of Special Education in Brazil and the policies aimed to care for individuals with disabilities. The empirical research involved ten psychologists working in seven special schools for intellectually disabled, located in seven cities in the interior of Paran. Data were collected through semi-structured interview technique, based on a script composed with six questions. The information obtained through interviews were analysed and discussed from the literature research, seeking to highlight contradictions through the exercise of historical materialism. The results showed that, for the most part, psychologists use assessment technique and testing application that isolate the people with intellectual disability, and the same time, understand that is necessary to carry out, activities tailored to the abilities of their students. The psychologists saw their training was inadequate, because they were not covered with more specific knowledge about Special Education and the work of psychologists in this area. We conclude that the training in psychology under the Special Education is impacted by the fact that modern society devalue the knowledge, because, according to the ideology disseminated by neoliberalism, individuals are solely responsible for their learning and development, becoming relegated the value of knowledge produced by humanity in generation before us.
Data da defesa: 03/04/2012
Cdigo: vtls000202976
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM:

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Rafaela Mezzomo.PDF
Tamanho: 633 Kb (647740 bytes)
Criado: 02-07-2013 17:16
Atualizado: 02-07-2013 17:47
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