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Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: A formação e atuação do psicólogo junto à pessoa com deficiência intelectual sob o impacto da desvalorização do conhecimento
Autor(es): Rafaela Mezzomo
Palavras-chave [PT]:

Psicólogo escolar. Educação especial. Psicologia educacional. Formação profissional. Conhecimento. Deficiência intelectual. Formação e atuação do Psicólogo. Psicologia Histórico-Cultural.
Palavras-chave [EN]:
Knowledge. Intellectual disability. Education and action of the Psychologists. Special Education. Cultural History Psychology.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Rafael Siqueira de Guimarães - UNICENTRO
Sonia Mari Shima Barroco - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como foco a formação e atuação do psicólogo na Educação Especial com alunos que possuem deficiência intelectual matriculados em unidades da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - e que podem sentir o impacto da desvalorização do conhecimento na sociedade contemporânea. Seu objetivo consistiu em verificar que tipo de conhecimento está sendo ministrado sobre a Educação Especial e as pessoas com deficiência intelectual no período em que os psicólogos que atuam nesta área estão em formação, isto é, na graduação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e empírica. Na pesquisa bibliográfica realizamos, em um primeiro momento, um apanhado de autores que discutem o desenvolvimento da Psicologia como ciência e a entrada da Psicologia na escola, buscando compreender as atividades desenvolvidas pela Psicologia Escolar. Em seguida, procuramos discorrer sobre as ideologias neoliberais e suas interfaces com as escolas contemporâneas, verificando que tipo de conhecimento é disseminado no âmbito da educação dos indivíduos. Neste sentido nos inteiramos dos estudos de Vygotski sobre a defectologia, para entender o desenvolvimento da pessoa com deficiência e buscar uma teoria psicológica que supere a visão disseminada sobre a não educabilidade do deficiente. Finalmente foi realizado um breve resgate da Educação Especial no Brasil e das políticas voltadas ao atendimento às pessoas com deficiência. A pesquisa empírica envolveu dez psicólogos que trabalham em sete escolas especiais para deficientes intelectuais, localizadas em sete cidades do Interior do Paraná. Os dados foram coletados mediante a técnica de entrevista semiestruturada, embasada em um roteiro composto por seis questões. As informações obtidas por meio das entrevistas foram analisadas e discutidas a partir do estudo bibliográfico, buscando-se evidenciar as contradições por meio do exercício do Materialismo Histórico. Os resultados apontaram que, em sua maioria, os psicólogos utilizam técnicas de avaliação e aplicação de testes, isolando o deficiente intelectual em sua deficiência, e ao mesmo tempo entendem ser necessária a realização de atividades elaboradas a partir das capacidades de seus alunos. Apontaram sua formação como insatisfatória, por não terem sido contemplados com conhecimentos mais específicos sobre a Educação Especial e a atuação do psicólogo nesta área. Chegamos à conclusão de que esta formação em Psicologia no âmbito da Educação Especial é impactada pelo fato de a sociedade pós-moderna desvalorizar o conhecimento, pois, segundo a ideologia disseminada pelo neoliberalismo, os indivíduos são os únicos responsáveis por sua aprendizagem e desenvolvimento, ficando relegado o valor dos conhecimentos produzidos pela humanidade em gerações anteriores à nossa.

Abstract: This study was focused on the formation and work of the psychologist in Special Education with students who have intellectual disabilities and are enrolled in units of APAE - Association of Parents and Friends of Exceptional - and can feel the impact of the depreciation of knowledge on contemporan society. The objective was determine what kind of knowledge is being taught on Special Education, and about people with intellectual disabilities on the period which psychologists, who works in this area, were in training, or can we say, in graduation. This search is a literature review and empirical. In research literature performed, at first, an overview of authors discussing the development of psychology as a science and the entry of Psychology at school, trying to understand the activities of the school psychology. Then we tried to talk about the neoliberal ideologies and their interfaces modern schools, finding what kind of knowledge is disseminated within the education of individuals. In this sense, we learned from studies of Vygotski on defectology to understand the development of disabled people, and seek a psychological theory that overcomes the widespread view on the noneducability of deficient. Finally we performed a brief recovery of Special Education in Brazil and the policies aimed to care for individuals with disabilities. The empirical research involved ten psychologists working in seven special schools for intellectually disabled, located in seven cities in the interior of Paraná. Data were collected through semi-structured interview technique, based on a script composed with six questions. The information obtained through interviews were analysed and discussed from the literature research, seeking to highlight contradictions through the exercise of historical materialism. The results showed that, for the most part, psychologists use assessment technique and testing application that isolate the people with intellectual disability, and the same time, understand that is necessary to carry out, activities tailored to the abilities of their students. The psychologists saw their training was inadequate, because they were not covered with more specific knowledge about Special Education and the work of psychologists in this area. We conclude that the training in psychology under the Special Education is impacted by the fact that modern society devalue the knowledge, because, according to the ideology disseminated by neoliberalism, individuals are solely responsible for their learning and development, becoming relegated the value of knowledge produced by humanity in generation before us.
Data da defesa: 03/04/2012
Código: vtls000202976
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM:

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Rafaela Mezzomo.PDF
Tamanho: 633 Kb (647740 bytes)
Criado: 02-07-2013 17:16
Atualizado: 02-07-2013 17:47
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