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Título [PT]: O desenvolvimento da memória cultural na compreensão da psicologia histórico-cultural : contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento
Autor(es): Eloisa Atsue Tanaka Beppu
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histórico-cultural. Memória cultural. Aprendizagem e desenvolvimento. Psicologia educacional.
Palavras-chave [EN]:
Historical Psychology. Cultural Memory. Learning and Development. Educational Psychology.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Silvana Calvo Tuleski [Orientador] - UEM
Marilda Gonçalves Dias Facci - UEM
Marisa Eugênia Melillo Meira - Universidade Estadual Paulista - UNESP
Resumo:
Resumo: Considerando a importância da memória para o funcionamento do sistema psíquico e para o controle voluntário do comportamento do homem, sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, fundamentada no materialismo histórico e dialético, nesta pesquisa procurou-se abordar o processo de desenvolvimento da memória, objetivando compreender o processo de mudança de uma condição primitiva ou elementar para uma superior ou cultural. Para que o trabalho ficasse melhor formatado foram também definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Relacionar o desenvolvimento da memória cultural com o pensamento conceitual; 2) Apresentar e analisar uma das principais tarefas da escola, que é o desenvolvimento dos conceitos científicos; e 3) Abordar os aspectos psicológicos implícitos nos pressupostos que compõem a Psicologia Histórico-Cultural. Para alcançar esses objetivos, foi realizado levantamento nas obras dos principais autores russos L. S. Vigotski, A. R. Luria e A. N. Leontiev, e dos demais teóricos da mesma perspectiva teórica, sobre os processos de desenvolvimento da memória e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. A apresentação foi organizada da seguinte maneira: na seção I são expostos os resultados do levantamento dos textos que tratam do tema em dois grandes indexadores - Capes e Scielo. O resultado desta pesquisa do "estado da arte" revelou que a quase totalidade dos trabalhos trata do tema como lembrança de pessoas, experiências, localidades, etc., ou como um conjunto de processos neuroquímicos. Isto demonstra a importância do estudo da gênese da memória conceitual a partir da psicologia Histórico-Cultural, buscando a superação de abordagens reducionistas dadas a este tema. Na seção II apresenta-se a descrição do processo de desenvolvimento da memória a partir do nascimento, com o funcionamento psíquico regido pelas funções psíquicas elementares, até o funcionamento em uma instância qualitativamente superior da memória lógica ou cultural. E, por fim, na seção III apresenta-se a relação formada entre a memória cultural com o pensamento conceitual, as influências do processo de escolarização na formação dessa memória superior, e a abordagem dos aspectos psicológicos implícitos nos pressupostos que compõem a Psicologia Histórico-Cultural, relacionando-os ao processo de instrução escolar. O estudo revelou que a Psicologia Histórico-Cultural contém em seus pressupostos a viabilidade para a superação de visões reducionistas sobre a memória, que ora focam em aspectos espirituais, ora em aspectos neuroquímicos, bem como de oferecer subsídios para uma instrução escolar que possibilite o desenvolvimento pleno de potencialidades.

Abstract: On this research, the process of memory development was approached mainly to understand the process of changing from a primitive or elementary condition to a superior or cultural one considering the importance of the memory for psychic system functioning, as well as, the human being voluntary behavior under the perspective of Historic - Cultural Psychology and based on historic and dialectic materialism. In order to achieve a better outline some specific objectives were also defined: 1) Connecting the cultural memory development to the conceptual thinking; 2) Presenting and analyzing one of the main tasks from school, which is the development of scientific concepts; 3) Reaching the overcoming of dichotomies existing on psychology through the proposal of an educational psychology based on Cultural - Historical Psychology. To accomplish such results, studies were done over the main Russians author L. S. Vigotski, A. R. Luria and A. N. Leontiev, as well as, over other theories on the same perspective about memory development process and also about the proposals for schooling process. Trying to understand how memory development has been studied these days, texts about this issue have been gathered in two large indexes - Capes and Scielo. The results of such collecting, "State of Art", about the research object revealed that nearly all papers are about people's memory, experiences, places, etc, or as a group of neurochemical processes. It goes to show the importance of the study of conceptual memory genesis from Cultural - Historical Psychology, trying to achieve the overcoming of reductionists approaches given to this topic. This way, the result of this research was organized as it follows: Section I reveals the results of research about the issue with regard to the universe of scientific publications; In Section II, it shows the description of memory development process from birth along with psychic functioning led by instincts up to its functioning in a qualitatively superior level of logical or cultural memory. At last but not least, section III shows the relationship between cultural memory and conceptual thinking, the influences of schooling process on the formation of this superior memory, as well as, a proposal of overcoming for performance on educational psychology based on theoric perspective researched. This material showed that Cultural - Historical Psychology has in its purpose the viability for overcoming reductionist views about memory that sometimes focuses on spiritual aspects and sometimes on neurochemical ones which enables the development of potentialities.
Data da defesa: 21/07/2011
Código: vtls000202985
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Silvana Calvo Tuleski
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2011_Eloisa.PDF
Tamanho: 746 Kb (763678 bytes)
Criado: 03-07-2013 18:28
Atualizado: 03-07-2013 18:37
Visitas: 1015
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