Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Uma proposta de avaliação de aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática na sala de aula
Autor(es): Denise Fabiana Figueiredo
Palavras-chave [PT]:

Avaliação da aprendizagem. Atividade de Modelagem Matemática. Aprendizagem significativa. Modelagem Matemática. Educação matemática. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Learning Evaluation. Significant Learning. Activity of Mathematical Modeling. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Elaine Cristina Ferruzzi - UTFPR
Adilson Oliveira do Espírito Santo - UFPA
Marcelo de Carvalho Borba - UNESP
Resumo:
Resumo: Dentre as dificuldades enfrentadas por pesquisadores e professores, para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, destacamos, nesta pesquisa, a carência de um instrumento avaliativo da aprendizagem do aluno em atividades fundamentadas nesta estratégia de ensino. O texto de Borba, Meneghetti e Hermini (1999) propõe cinco critérios para a avaliação de uma atividade de Modelagem Matemática que fundamentou nossa busca de possíveis elementos avaliativos da aprendizagem do aluno, em atividades de Modelagem Matemática, que pudesse ser implementados em sala de aula. A partir da análise destes cinco critérios, que avaliam o sucesso de uma atividade de Modelagem, construímos três parâmetros norteadores para a avaliação da aprendizagem significativa do aluno, em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas na sala de aula. Esta proposta, de avaliação, deve contribuir para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, uma vez que fornece subsídios aos professores desde o planejamento da atividade até a avaliação da aprendizagem significativa dos alunos.

Abstract: Among the difficulties faced by researchers and teachers, for the inclusion of mathematical modeling in the classroom, this research highlighted the lack of assessment tool for student learning activities based on this teaching strategy. The text of Borba, Meneghetti and Hermini (1999), in which the authors propose five criteria for evaluating a mathematical modeling activity, based on the elements for possible assessment of student learning activities in mathematical modeling, which could be implemented in the classroom. From the analysis of these five criteria, which evaluate the success of a modeling activity, built three guiding parameters to assess the student in meaningful learning activities developed mathematical modeling in the classroom. This proposal, evaluation, shall contribute to the integration of mathematical modeling in the classroom, as it provides subsidies to teachers planning for assessment of students' learning meaningful.
Data da defesa: 29/01/2013
Código: vtls000203043
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação_Denise_Figueiredo_2013.pdf
Tamanho: 39876 Kb (40832518 bytes)
Criado: 11-10-2013 09:35
Atualizado: 11-10-2013 09:48
Visitas: 1539
Downloads: 51

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.