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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Educao cientfica ou educao sexual : onde encontramos a interdisciplinaridade?
Autor(es): Franciele Monique Scopetc dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Educao sexual. Educao cientfica. Filosofia. Biologia. Educao sexual. Anlise do discurso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sex Education. Philosophy. Biology. Speech. Brazil.
rea de concentrao: Pesquisa em Cincia, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade e Incluso e Excluso em Processos de Ensino...
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Patrcia Lessa dos Santos [Orientador] - UEM
Ana Maria Teresa Benevides Pereira - UEM
Claudia de Jesus Maia - UNIMONTES - Montes Claro
Resumo:
Resumo: Essa pesquisa originou-se de conflitos enfrentados na prtica docente. Destes conflitos surgiu a seguinte problemtica: Como entender o sentido que as alunas e alunos do ensino mdio produzem sobre Educao Sexual? Ao passo que compreender a produo de um sentido a expresso de saber o que a outra ou o outro pensam, to logo discursam a respeito, dedicamos como hiptese a este questionamento pensar que: Se h um sentido produzido acerca da Educao Sexual na escola, ento podemos refletir qualitativamente sobre do mesmo. O objetivo desta anlise pensar essa qualidade. Porm, para pensar essa qualidade necessitaremos delimitar nosso campo terico, a saber; as determinaes conceituais da Educao Cientfica, da Educao Sexual, dos Estudos Culturais, da Interdisciplinaridade e da Anlise do Discurso. Dentro dessas cinco grandes esferas conceituais pensaremos a construo de nosso mtodo. Nosso mtodo de coleta foi aplicado no Colgio Estadual Instituto de Educao, onde dez alunas e alunos foram entrevistados, utilizamos questionrios semiestruturados, os quais possibilitaram maior mobilidade investigativa em nossas sesses de entrevistas. Ao dedicarmos nossa anlise as entrevistas das alunas e alunos percebemos uma lacuna na interpretao do discurso das alunas e alunos, assim, lanamos como pressuposto metodolgico a esta pesquisa a necessidade de dedicarmos o mesmo mtodo investigativo a professoras e professores. Consolidamos nosso mtodo de coleta para nossa anlise da seguinte maneira: entrevistamos dez sujeitos, compreendidas e compreendidos no segundo ano do ensino mdio, com a faixa etria entre dezesseis e vinte anos. Preenchemos nossa lacuna interpretativa ao entrevistarmos professoras e professoras das seguintes disciplinas, a saber, Filosofia e Biologia. Deste modo, delimitamos nossa perspectiva terica da Interdisciplinaridade, esta posicionada teoricamente mediante os Estudos Culturais. Para anlise de nossas entrevistas baseamos nossa interpretao nas concepes de discurso e produo de sentido de Michel Foucault. Eis a recorrncia da anlise do discurso em nossa pesquisa. Nossas consideraes finais nos permitiram pensar a Educao Cientfica aos olhos das Cincias Humanas. Assim, essa pesquisa se finda na proposio de entendemos as "matrizes de sentido" e onde seus falantes se reconhecem nelas, pois mediante as entrevistas percebemos o porqu as significaes expostas pareceram bvias, "naturais", ou seja, verdades. Conclumos que nossa pesquisa refere-se a um esforo de interrogar a Educao Sexual mediante a linguagem. A linguagem possibilita a multiplicao de relaes, assim extrair dela a condio qualitativa foi o maior esforo desta anlise.

Abstract: This research started from conflicts faced in teaching practice. With these conflicts the following problem arose: How to understand the meaning that students and high school students produce about sex education? While understanding the production of meaning is an expression of knowing what the other or others think, as soon as they use discuss about it, we question the following hypothesis: If there is a sense produced about sex education in school, then we can reflect on the same qualitatively. The objective of this analysis is to think about that quality. But to do so we will need to delimit our field theory, namely, conceptual determinations of Science Education, Sex Education, Cultural Studies, Interdisciplinarity and the Discourse Analysis. Within these five major conceptual spheres we will think the construction of our method. Our sampling method was applied in Colgio Estadual Instituto de Educao, where ten students were interviewed, we used semi-structured questionnaires, which allowed greater mobility in our sessions of investigative interviews. Analyzing the interviews we noticed a gap in the students' speech interpretation, thus we launched as methodological fundamentals of this research the need to devote the same investigative method towards teachers. We consolidated our data collection method for the analysis as follows: the interview of ten subjects from the second year of high school, between sixteen and twenty years old. We filled our Interpretative gap interviewing, Philosophy and Biology teachers. Thus, we delimited our theoretical perspective of interdisciplinarity, positioned theoretically by cultural studies. To the analysis of our interviews we base our interpretation on the concepts of discourse and meaning production of Michel Foucault. Here is the recurrence of discourse analysis in our research. Our final considerations allowed us to think of science education in the eyes of the humanities. Thus, this research ends proposing the understanding of the "matrix of meaning" and where its speakers recognize themselves, because through the interviews we realized why the meanings set out seemed obvious, "natural", so true. We conclude that our study refers to an effort to examine sex education through the language. The language allows the multiplication of relationships, and extracting from it the qualitative condition was the major effort of this analysis.
Data da defesa: 27/03/2012
Cdigo: vtls000203046
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Patrcia Lessa dos Santos
Co-Orientador:
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Franciele.pdf
Tamanho: 2094 Kb (2144232 bytes)
Criado: 20-04-2016 14:23
Atualizado: 20-04-2016 14:48
Visitas: 350
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