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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Arte e cincia no renascimento : discusses e possibilidades de reaproximao a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no sculo XVII
Autor(es): Josie Agatha Parrilha da Silva
Palavras-chave [PT]:

Arte e cincia. Renascimento. Educao e cincia. Ensino de arte. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Art and science. Renaissance. Education and Science. Teaching art. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Giovana Terezinha Simo - UFSC
Demtrio Delizoicov Neto - UFSC
Polonia Alto Fusinato - UEM
Maria Jlia Corazza - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa compreende a relao entre a arte e a cincia no Renascimento a partir das relaes maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos dessa relao a partir da Madonna Assunta pintada por Cigoli num afresco na cpula da Capela Paolina na Baslica Papale di Santa Maria Maggiore, em Roma. O interesse pela pesquisa nasceu devido extrema diviso cartesiana vivenciada na atualidade, inicio do sculo XXI, expressando o enorme distanciamento existente entre arte e cincia, apesar das propostas existentes de um trabalho interdisciplinar no ensino. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relao entre a arte e a cincia, suas aproximaes, distanciamentos, implicaes pedaggicas e epistemolgicas e, a partir desta compreenso, repensar propostas terico-prticas de reaproximao entre elas, a exemplo do que ocorreu no Renascimento. Acreditamos que, ao analisar com profundidade e ineditismo o relacionamento entre arte e cincia a partir da obra de Cigoli, de sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questo do conhecimento fragmentado que encontramos transversalmente hoje em todos os nveis de ensino. A hiptese principal levantada a de que o relacionamento arte-cincia no Renascimento poderia apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a cincia e a arte novamente se reaproximem e forneam, nessa relao indissocivel, possibilidades da organizao e construo de novos conhecimentos. Se na cincia os conhecimentos de Galileo ficaram restritos s imposies da Igreja, na arte o mesmo no ocorreu. Pela anlise da imagem da Madonna verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representao da lua no mais sob as imposies dos cnones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova cincia, alm do que o olho humano conseguia captar. A fundamentao terica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreenso e a anlise crtica dos fenmenos com procedimentos adequados e adaptados para a cincia e a arte, conduzindo os passos da pesquisa realizada. Entre os autores que deram suporte terico a presente pesquisa, destacamos Husserl, Merleau-Ponty, entre outros. Para a anlise da imagem utilizamos a metodologia proposta por Panofsky. E como referencial terico, alm da obra de Cigoli, analisamos trs fontes primrias: o Sidereus nuncius ("O Mensageiro das Estrelas") e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti, de Galileo Galilei, e o carteggio fra Cigoli e Galileo (troca de correspondncias entre Cigoli e Galileo - com 31 cartas traduzidas de forma indita no Brasil). Ainda, como referencial bibliogrfico, utilizamos autores das reas de cincia e da arte, entre estes: Gombrich, Janson, Wlfflin, Read, Kuhn, Byington, Argan, Livio, Woortman. A partir da anlise das cartas pessoais (traduzidas para o portugus aqui pela primeira vez, em seu conjunto), de desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondncia particular entre os dois personagens. Nestas discutiam-se vrios assuntos, mas o foco repousava nas questes das descobertas realizadas por Galileo a partir do uso do telescpio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas, mesmo que distante (Galileo estava em Florena e Cigoli em Roma). O afresco de Cigoli ficou encoberto durante sculos e foi restaurado no inicio da dcada de 1930. Hoje se encontra exposto, como em 1613 - confirmando que a arte est em sintonia com a cincia e que possibilita a construo de novos conhecimentos. A partir desse entendimento, a pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas terico-prticas embasadas de reaproximao entre a arte e a cincia, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.

Abstract: The research involves the relationship between Art and Science in the Renaissance from mature relationships between Galileo Galilei (1564-1642) and Lodovico Cardi (1559-1613), known as Cigoli. We initiated studies of this relationship from the Madonna Assunta painted by Cigoli in a fresco in the dome of Paolina's chapel in the Basilica Papale di Santa Maria Maggiore in Rome through the analysis of three primary sources: Sidereus nuncius ("The Starry Messenger") and Istoria and Dimostrazione sulle loro Macchie Solari and Accidenti, by Galileo Galilei, and the carteggio fra Cigoli and Galileo (exchange of correspondence between Cigoli and Galileo - with 31 letters translated at the unprecedented way in Brazil). The interest in research was born due to the extreme cartesian division experienced today, the beginning of XXI century, expressing the enormous gap between art and science, despite the existing proposals for interdisciplinary work in schools. The overall goal of the research was to understand the relationship between Art and Science, their approaches, distances, and epistemological and pedagogical implications from this understanding, rethinking proposed theoretical-practical rapprochement between them, as has happened in the Renaissance. We believe that by analyzing with unprecedented depth and the relationship between art and science from the work of Cigoli, its cratered moon, we can understand how this process took place and rethink the complexity of the issue of fragmented knowledge across today that we find in all levels of education. The main hypothesis raised is that the relationship art-science in the Renaissance could point out ways to make effective proposals for art and science and provide a transdisciplnary way again, this inseparable relationship, possibilities of organization and construction of new knowledge. If the science knowledge of Galileo were restricted to the impositions of the Church in the art this kind of things did not occur. By analyzing the image of the Madonna found in the fresco of Cigoli, representing the moon was no longer under the dictates of religious canons, but from a framework of a new science, beyond what the human eye could capture. The theoretical framework adopted for this research was the Phenomenology focusing on understanding and critical analysis of phenomena with appropriate and adapted to the science and art. Among the authors who gave theoretical support to this research, we highlight Husserl, Merleau-Ponty, among others. For image analysis we used the methodology proposed by Panofsky. As theoretical framework, beyond the work of Cigoli, we analyzed three primary sources: the Sidereus nuncius ("The Starry Messenger") and Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti, Galileo Galilei, and carteggio fra Cigoli e Galileo (correspondence between Cigoli and Galileo - with 31 letters translated to portuguese). We used also authors from the fields of science and art, among these: Gombrich, Janson, Wolfflin, Read, Kuhn, Byington, Argan, Livio, Woortman. From the analysis of personal letters (translated into Portuguese for the first time here in its entirety), drawings and paintings, we can understand how it developed knowledge of both Galileo and Cigoli. The letters are part of a private correspondence between the two men. In these letters various issues are discussed, but the focus rested on the issues of the discoveries made by Galileo from the use of the telescope and watched by his friend Cigoli (Galileo was in Florence and Cigoli in Rome). The fresco of Cigoli remained largely hidden for centuries and was restored at the beginning of the 1930s. Today is exposed, as in 1613 - confirming that art is in line with science and that enables the construction of knowledge in different areas. Based on this understanding, the research contributed questions about theoretical and practical proposals of the rapprochement between Art and Science, as has occurred in the Renaissance.
Data da defesa: 27/02/2013
Cdigo: vtls000203785
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 1-ARTE E CINCIA NO RENASCIMENTO tese Josie.pdf
Tamanho: 19942 Kb (20420985 bytes)
Criado: 19-09-2014 08:40
Atualizado: 19-09-2014 08:49
Visitas: 1444
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