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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A identidade da física nas graduações tecnológicas em construção de edifícios
Autor(es): Fábio Aparecido da Costa
Palavras-chave [PT]:

Física. Formação profissional. Construção civil. Tecnologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics. Vocational training. Construction. Technology. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Polonia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Anair Altoé - UEM
João Mura - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: Na presente pesquisa, buscou-se contribuir com a questão da educação profissional e tecnológica ao desvelar a identidade do componente curricular Física para os cursos superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, mantidos e administrados por Instituições de Ensino Superior do Brasil, em 2012. A educação profissional no Brasil nasceu com o estigma da servidão, por terem sidos os índios e os escravos os primeiros aprendizes de ofícios. Esse estigma pretende ser superado pela implantação de um novo modelo educacional, no qual o aprendiz deixa de ser um elemento passivo e se torna o sujeito histórico da aprendizagem. A inserção de novas tecnologias nos setores produtivos acarretou profundas mudanças na relação do trabalho com o capital, assim como na forma de educação destinada à formação profissional dos indivíduos. A Física é a base para a compreensão e o desenvolvimento de novas tecnologias, por isso estudar suas características para a formação do tecnólogo em Construção de Edifícios é de fundamental importância. O ensino de Física para esses cursos é narrado a partir das experiências pioneiras do Centro de Educação Tecnológica de São Paulo, no final da década de 1960 e início da década seguinte, mas não é mencionado na atual legislação. Com o objetivo mapear as características do componente curricular Física, presente na estrutura curricular desses cursos, por meio de pesquisa documental realizada com projetos políticos-pedagógicos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas de Física foi criada uma ementa padrão contendo todo o conteúdo de ensino de Física que era ministrado nos cursos em 2012. O tratamento estatístico dos dados coletados permitiu a comparação entre os tópicos de ensino presentes na ementa de cada um dos cursos e os que constavam na ementa padrão, desvelando a importância que fora atribuída pela Instituição de Ensino Superior em relação ao tópico de ensino de Física e sua influência na formação do profissional. Por vezes, os tópicos de ensino de Física não receberam importância essencial para fundamentar atividades garantidas por lei que serão desenvolvidas pelos tecnólogos em Construção de Edifícios. Em relação ao ensino de Física, também foi possível perceber sua pequena evolução histórica, de 1970 até a atualidade. Embora continuem a corresponder ao conteúdo de Física do Ensino Médio, o qual se concentra em Física Clássica, na atualidade, os tópicos de ensino devem ser aprofundados, trabalhados com instrumental matemático adequado ao nível de ensino, mesclando atividades teóricas com práticas laboratoriais. A Física desenvolvida a partir do século XX permanece ausente dos currículos dos cursos superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, indicando deficiências formativas no que se refere à aptidão para a aplicação da tecnologia, associada à capacidade de contribuir para a pesquisa, uma vez que as tecnologias de ponta apresentam uma conexão cada vez mais estreita com o conhecimento científico desenvolvido pela Física Moderna e Contemporânea.

Abstract: This research tried to contribute to the issues of technological and Professional education when revealing the identity of the Physics curricular components for the technological graduation courses in building construction held and managed by Institutions of Higher education in Brazil in 2012. The Professional education in Brazil was born under the slavery stigma due to the fact that Native Americans and African Slaves were the first learners for those Jobs. This stigma is intended to be appeased by the implementation of a new educational model in which learners stop being passive elements and turn into a historical subjects of their learning. The insertion of new technologies in the production sectors had produced deep changes in the relationship between work and capital, as well as in the education mode destined to the individuals? professional formation. Physics is the basis for the comprehension and the development of new Technologies. That`s why studying its characteristics for the formation of the technologists in building construction has a capital importance. The teaching of Physics for those courses is narrated starting from the pioneering experiences of the Centro de Educação Tecnológica de São Paulo (São Paulo Center of Technological education) by the end of the 1960s and the beginning of the following decade, but it is not mentioned in the current legislation. A standard syllabus was created with all the contents of the Physics teaching that were taught at the courses in 2012 aiming at mapping the characteristics of the Physics component subject in the curricular structure of such courses by means of a documental research performed in the Political and Pedagogical Projects of the curriculum matrices and syllabuses for the subject Physics. The statistical treatment of the collected data allowed the comparison between the teaching topics in the syllabus of each of the courses and the ones present in the standard syllabus, thus revealing the importance rendered by the Higher Education Institution regarding the topic of Physics teaching and its influence to the professional formation. Sometimes the Physics teaching subjects had not received a key importance in order to base the activities supported by Law, which will be developed by technologists in the construction of buildings. Regarding the Physics teaching, it is also possible to observe its small historical evolution from the 1970s until the current days. Although they still correspond to the Physics issues learned in the High Education, which is concentrated in the Classic Physics, the teaching topics should be deepened and worked with a mathematical instrumental adequate to the teaching level, mixing theoretical activities with lab practices. The Physics developed starting from the 20th Century is absent from the curriculums of the higher courses in building and construction technology, indicating formation shortages regarding their ability to apply the technology associated to the ability in contributing to the research, once the state of the art technology present a connection that becomes closer every day to the scientific knowledge developed by the Modern and Contemporary Physics.
Data da defesa: 29/04/2013
Código: vtls000206954
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Fábio Aparecido da Costa.pdf
Tamanho: 1257 Kb (1287558 bytes)
Criado: 18-09-2014 14:56
Atualizado: 18-09-2014 15:03
Visitas: 1297
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