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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A identidade da fsica nas graduaes tecnolgicas em construo de edifcios
Autor(es): Fbio Aparecido da Costa
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Formao profissional. Construo civil. Tecnologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics. Vocational training. Construction. Technology. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polonia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Anair Alto - UEM
Joo Mura - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: Na presente pesquisa, buscou-se contribuir com a questo da educao profissional e tecnolgica ao desvelar a identidade do componente curricular Fsica para os cursos superiores de Tecnologia em Construo de Edifcios, mantidos e administrados por Instituies de Ensino Superior do Brasil, em 2012. A educao profissional no Brasil nasceu com o estigma da servido, por terem sidos os ndios e os escravos os primeiros aprendizes de ofcios. Esse estigma pretende ser superado pela implantao de um novo modelo educacional, no qual o aprendiz deixa de ser um elemento passivo e se torna o sujeito histrico da aprendizagem. A insero de novas tecnologias nos setores produtivos acarretou profundas mudanas na relao do trabalho com o capital, assim como na forma de educao destinada formao profissional dos indivduos. A Fsica a base para a compreenso e o desenvolvimento de novas tecnologias, por isso estudar suas caractersticas para a formao do tecnlogo em Construo de Edifcios de fundamental importncia. O ensino de Fsica para esses cursos narrado a partir das experincias pioneiras do Centro de Educao Tecnolgica de So Paulo, no final da dcada de 1960 e incio da dcada seguinte, mas no mencionado na atual legislao. Com o objetivo mapear as caractersticas do componente curricular Fsica, presente na estrutura curricular desses cursos, por meio de pesquisa documental realizada com projetos polticos-pedaggicos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas de Fsica foi criada uma ementa padro contendo todo o contedo de ensino de Fsica que era ministrado nos cursos em 2012. O tratamento estatstico dos dados coletados permitiu a comparao entre os tpicos de ensino presentes na ementa de cada um dos cursos e os que constavam na ementa padro, desvelando a importncia que fora atribuda pela Instituio de Ensino Superior em relao ao tpico de ensino de Fsica e sua influncia na formao do profissional. Por vezes, os tpicos de ensino de Fsica no receberam importncia essencial para fundamentar atividades garantidas por lei que sero desenvolvidas pelos tecnlogos em Construo de Edifcios. Em relao ao ensino de Fsica, tambm foi possvel perceber sua pequena evoluo histrica, de 1970 at a atualidade. Embora continuem a corresponder ao contedo de Fsica do Ensino Mdio, o qual se concentra em Fsica Clssica, na atualidade, os tpicos de ensino devem ser aprofundados, trabalhados com instrumental matemtico adequado ao nvel de ensino, mesclando atividades tericas com prticas laboratoriais. A Fsica desenvolvida a partir do sculo XX permanece ausente dos currculos dos cursos superiores de Tecnologia em Construo de Edifcios, indicando deficincias formativas no que se refere aptido para a aplicao da tecnologia, associada capacidade de contribuir para a pesquisa, uma vez que as tecnologias de ponta apresentam uma conexo cada vez mais estreita com o conhecimento cientfico desenvolvido pela Fsica Moderna e Contempornea.

Abstract: This research tried to contribute to the issues of technological and Professional education when revealing the identity of the Physics curricular components for the technological graduation courses in building construction held and managed by Institutions of Higher education in Brazil in 2012. The Professional education in Brazil was born under the slavery stigma due to the fact that Native Americans and African Slaves were the first learners for those Jobs. This stigma is intended to be appeased by the implementation of a new educational model in which learners stop being passive elements and turn into a historical subjects of their learning. The insertion of new technologies in the production sectors had produced deep changes in the relationship between work and capital, as well as in the education mode destined to the individuals? professional formation. Physics is the basis for the comprehension and the development of new Technologies. That`s why studying its characteristics for the formation of the technologists in building construction has a capital importance. The teaching of Physics for those courses is narrated starting from the pioneering experiences of the Centro de Educao Tecnolgica de So Paulo (So Paulo Center of Technological education) by the end of the 1960s and the beginning of the following decade, but it is not mentioned in the current legislation. A standard syllabus was created with all the contents of the Physics teaching that were taught at the courses in 2012 aiming at mapping the characteristics of the Physics component subject in the curricular structure of such courses by means of a documental research performed in the Political and Pedagogical Projects of the curriculum matrices and syllabuses for the subject Physics. The statistical treatment of the collected data allowed the comparison between the teaching topics in the syllabus of each of the courses and the ones present in the standard syllabus, thus revealing the importance rendered by the Higher Education Institution regarding the topic of Physics teaching and its influence to the professional formation. Sometimes the Physics teaching subjects had not received a key importance in order to base the activities supported by Law, which will be developed by technologists in the construction of buildings. Regarding the Physics teaching, it is also possible to observe its small historical evolution from the 1970s until the current days. Although they still correspond to the Physics issues learned in the High Education, which is concentrated in the Classic Physics, the teaching topics should be deepened and worked with a mathematical instrumental adequate to the teaching level, mixing theoretical activities with lab practices. The Physics developed starting from the 20th Century is absent from the curriculums of the higher courses in building and construction technology, indicating formation shortages regarding their ability to apply the technology associated to the ability in contributing to the research, once the state of the art technology present a connection that becomes closer every day to the scientific knowledge developed by the Modern and Contemporary Physics.
Data da defesa: 29/04/2013
Cdigo: vtls000206954
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Fbio Aparecido da Costa.pdf
Tamanho: 1257 Kb (1287558 bytes)
Criado: 18-09-2014 14:56
Atualizado: 18-09-2014 15:03
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