Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: A medicalizao dos problemas de comportamento e da aprendizagem : uma prtica social de controle
Ttulo [EN]: The Medicalization of Behavior and Learning Problems: a social practice control.
Autor(es): Mariana Akemi Suzuki
Palavras-chave [PT]:

Psicologia escolar. Educao. Psicologia histrico-cultural. Medicalizao. Queixas escolares. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Medicalization. Historical Cultural Psychology. Education. School Psychology. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Zaira Ftima de Rezende Gonzalez Leal - UEM
Silvio Yasui - UNESP
Resumo:
Resumo: Este estudo trata de questes referentes ao processo de medicalizao que vem se instalando na sociedade atual, mais especificamente, sobre a medicalizao das queixas escolares (problemas de comportamento e aprendizagem dos alunos na escola). Assim, teve como objetivo geral compreender os efeitos da medicalizao dos alunos no cotidiano da escola. Mais especificamente, objetivou-se investigar os efeitos do processo de medicalizao de alunos que apresentam comportamentos considerados inadequados pela equipe escolar. Trata- se de uma pesquisa bibliogrfica e emprica. Na pesquisa bibliogrfica procurou-se articular a histria da medicalizao com a maneira como ela vem sendo compreendida e suas implicaes para os dias atuais, focando a escola como um dos espaos onde esse fato ocorre. A pesquisa emprica envolveu dez professores que ministram aulas para alunos que esto fazendo uso de medicao por apresentarem comportamentos considerados inadequados na escola. Esta pesquisa orientou-se por uma perspectiva histrica, que compreende as queixas escolares como uma sntese de mltiplas determinaes sociais. O referencial terico para a anlise das informaes coletadas pautou-se, sobretudo, em autores que tratam da presente temtica, distanciando-se de uma viso biologicista e organicista dos problemas nos processos de escolarizao, e tambm em autores que pertencem psicologia histrico-cultural, pois nessa teoria explica-se o desenvolvimento do psiquismo humano como determinado pelas condies histricas e pela cultura em que o indivduo est inserido, ao mesmo tempo em que esse psiquismo determina tais condies. Os resultados mostraram que prevalece uma compreenso naturalizada do desenvolvimento do psiquismo humano na escola. Acredita-se que o aluno medicado consegue se concentrar mais, fazer as atividades em sala de aula, passando a produzir satisfatoriamente. No entanto, questionam-se as conseqncias do processo de medicalizao para a infncia. Alm disso, possvel refletir em que medida o uso de medicamentos para problemas que so sociais justifica uma melhora a curto prazo na concentrao e o controle no comportamentos desses alunos. Captou-se um sentimento de impotncia por parte dos educadores que, ao no conseguirem ser partes ativas no processo de ensino, no se consideram capazes de influenciar nessa formao. Desta maneira, buscam alternativas que so apresentadas no ambiente escolar como soluo para os problemas de comportamento. O encaminhamento ao mdico seria uma dessas alternativas, que foi identificada como um processo de terceirizao do ensino aos moldes capitalistas. O paradigma que est se construindo o de que o uso cada vez mais frequente de psicotrpicos um recurso contra os problemas advindos da sociedade moderna. Observamos que isto trata- se de uma contradio, pois, ao mesmo tempo em que o professor no se encontra inserido no processo de ensino, ele reafirma essa excluso entendendo que a medicao que ir interceder no problema do aluno. O no reconhecimento do trabalho do professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, apresenta-se de forma objetivada no processo da medicalizao na sociedade atual.

Abstract: This study is addressed to the issues related to the medicalization process that has being installed in the current society, more specifically, about the medicalization of school complaints (behavior and learning problems of students in school). It is airned to understand the effects of the medicalization of students in the school routine. More specifically, the objective was to investigate the effects of the process of medicalization of students who exhibit behavior deerned inappropriate by the school team. This is a bibliographic and empirical research. In the bibliographic research we tried to articulate the history of medicalization in the way it has been understood and its implications for the present days, focusing on the school as one of the places where this does occur. The empirical research involved ten teachers that teach classes for students who are rnaking use of medication for showing inappropriate behavior in the school. This research was guided by a historical perspective that comprehends the school cornplaints as a synthesis of multiple social determinations. The theoretical framework for analyzing the information collected was based rnainly on authors who treat the presented subject away from a view of the organicist and biologicist problems in the schooling process, and also by authors who belong to the culturalhistorical psychology because in this theory, the developrnent of the hurnan psyche is explained as deterrnined by historical conditions and by the culture in which the individual belongs, at the sarne time that this psyche detennines such conditions. The results showed that there prevails a naturalized comprehension of the development of the human psyche in school. It is believed that the medicated student can focus more, do the activities in the classroorn, starting to produce satisfactorily. However, one may question the consequences of the rnedicalization to the childhood. Moreover, it is possible to reflect the extent to which the use of drugs for social problems is a justified short-term irnprovernent in concentration and the behavior control of these students. It was picked up a feeling of impotence on the part of the educators that, because of not being able to be active parts in the teaching process, do not consider thernselves capable of influencing in this formation. Thus, they look for alternatives that are presented in the school environment as a solution to behavior problems. The referral to the doctor would be one of such altematives, which was identified as a process of outsourcing the education along capitalist lines. The paradigm that is being built is that the use of psychotropics being increasingly more frequent is an appeal against the problems coming by the modern society. lt is observed that this is a contradiction, since, while the teacher is not inserted in the teaching process, he reaffirms this exclusion understanding that is a medication which will intercede m the student problem. Therefore, the failure to acknowledge the work of the teacher as a mediator between the student and knowledge, appears in an objectified form in the process of medicalization in the modern society.
Data da defesa: 29/03/2012
Cdigo: vtls000208190
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Mariana Suzuki.pdf
Tamanho: 1525 Kb (1561247 bytes)
Criado: 10-10-2013 16:04
Atualizado: 10-10-2013 16:19
Visitas: 1007
Downloads: 31

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.