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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Linguagem : um olhar antropolgico sobre teorias universalistas
Autor(es): Elisa Munhoz Cazorla
Palavras-chave [PT]:

Linguagem. Aprendizagem. Chimpanzs. Comunicao. Antropologia da cincia. Latour, Bruno. Ingold, Tim. Pensamento moderno ocidental. Dicotomia. Linguagem.
Palavras-chave [EN]:
Anthropology of Science. Dichotomies. Chimpanzees. Language.
rea de concentrao: Sociedades e Prticas Culturais
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Eliane Sebeika Rapchan [Orientador] - UEM
Glaucia Oliveira da Silva - UFF
Carla Ceclia Rodrigues Almeida - UEM
Resumo:
Resumo: Nosso principal interesse neste trabalho apresentar e discutir as pesquisas publicadas em peridicos internacionais de alto impacto acadmico sobre aprendizagem de linguagem realizadas com crianas humanas e chimpanzs a partir de 1970 luz da antropologia da cincia (Latour, 2009 [1994]) e da antropologia de Ingold (2000). A linguagem , talvez, um dos aspectos mais expressivos das culturas humanas e, nesse sentido, tais pesquisas fornecem elementos para pensar sobre as representaes contemporneas da cincia acerca das relaes entre natureza e cultura. As concepes de Latour (2009 [1994]) e as crticas de Ingold (2000) sobre a produo de conhecimento pelos pesquisadores ocidentais chamados por Latour de modernos sero aplicadas para analisar os textos, ideias e modos de fazer pesquisa dos biocientistas. A metodologia proposta por Latour (2009 [1994]) e a abordagem antropolgica proposta por Ingold (2000) sero os preferenciais adotados na anlise das iniciativas em favor de buscar semelhanas ou diferenas entre humanos e no-humanos. A preferncia dos primatlogos pela busca das semelhanas entre ambos quando associada a parmetros da cincia moderna pode vieva-los a uma armadilha, pois, apesar de buscarem semelhanas, continuaro a separar natureza e cultura, fenmenos biolgicos e ambientais dos fenmenos relacionados s dinmicas coletivas, etc. Desse modo, giram em falso em torno de um eixo que no escapa do moto contnuo da falsa sada da modernidade. Como se ver, na constituio da chamada cincia moderna, as concepes pluralistas sucumbiram em favor das concepes dualistas. Este trabalho visa contribuir com o debate apontando para os limites e possibilidades manifestos nesse contexto. Abstract: Our paper's main interest is presenting and discussing the researches published in high impact international journals about language learning carried out with human children and chimpanzees from 1970's and guided by the Anthropology of Science or Science Studies (Latour, 2009[1994]) and the anthropological thought of Ingold (2000). Language is perhaps one of the most expressive aspects of human cultures and, therefore, such studies provide elements to think about the contemporary representations of science concerning the relations between nature and culture. The conceptions of Latour (2009 [1994]) and the questions presented by Ingold (2000) about the production of knowledge by the Western scholars named by Latour as moderns, will be applied in the analyses of the texts, ideas and manners of bioscientists to producing researches. The methodology proposed by Latour (2009 [1994]) and the anthropological approach offered by Ingold (2000) will be the referential adopted in the analyses of initiatives in order to search for similarities or differences between human and non human. The primatologists preferences towards the search of similarities between both of them is associated with the modern science parameters can take them direct to a trap, once, despite of searching for similarities, they will keep tearing apart nature and culture, biological and environmental phenomenon related to group dynamics, etc. Thus, keep spinning around a false axis which cannot escape from the untrue everlasting motto of a false way out of modernity. As it will be seen, in the constitution of the so called modern science, the pluralists' conceptions succumbed and gave place to the dualists conceptions. This paper seeks to contribute to the debate pointing to the limits and possibilities visible in this context.
Data da defesa: 01/07/2013
Cdigo: vtls000208200
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Eliane Sebeika Rapchan
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes.
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: vera
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ELISA MUNHOZ CAZORLA.pdf
Tamanho: 1231 Kb (1260727 bytes)
Criado: 29-10-2013 08:07
Atualizado: 29-10-2013 08:25
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