Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Uma sequncia didtica para o ensino da radioatividade no nvel mdio, com enfoque na histria e filosofia da cincia e no movimento CTS
Autor(es): Silvia Oliveira Resquetti
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Ensino mdio. Fsica moderna e contempornea. Radioatividade. Professor de fsica. Livros didticos.
Palavras-chave [EN]:
Modern and contemporary Physics. Radioactivity. High School. Physics Teachers.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polonia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Irina de Lourdes Batista - UEL
Washington Luiz Pacheco de Carvalho - Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho"
Joo Mura - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: A insero da Fsica Moderna e Contempornea no currculo do Ensino Mdio um tema que vem sendo amplamente discutido por pesquisadores da rea de ensino de Fsica desde o final da dcada de 1970, porm h evidncias de que a atualizao do currculo com a insero da Fsica Moderna e Contempornea ainda no corresponde s expectativas. Pesquisas (BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005; OLIVEIRA, VIANNA; GERBASSI, 2007; SIQUEIRA; PIETROCOLA, 2007) apontam que so escassos os estudos que apresentam propostas para o ensino desses contedos. Desse modo, decidimos elaborar uma proposta metodolgica para o ensino da radioatividade no Nvel Mdio, com enfoque nas relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na Histria e Filosofia da Cincia (HFC). Para a construo da proposta, investigamos como o tema radioatividade apresentado nos livros didticos de Fsica do PNLD/2012. Alm das obras didticas, aplicamos um questionrio a dez professores de Fsica da rede pblica de ensino do Paran, com o intuito de buscar dados informativos sobre o que eles pensam e vivenciam a respeito do tema. Optamos pela Anlise de Contedo, de Bardin (1977), para analisar as obras didticas e as respostas dos professores. Com base nos resultados obtidos na investigao, elaboramos uma sequncia didtica para o ensino da radioatividade no Nvel Mdio. A proposta metodolgica preliminar foi apresentada aos professores e, durante o encontro, o grupo foi convidado a avaliar as atividades e a realizar intervenes pedaggicas. A partir das sugestes dos docentes, a sequncia didtica foi reconstruda de modo a atender s expectativas dos professores envolvidos.

Abstract: The insertion of Modern and Contemporary Physics in the curriculum of High school is a topic that has been widely discussed by researchers in Physics teaching since the late 1970s, however there is evidence that updating the curriculum with the insertion of Modern and Contemporary Physics still does not meet expectations. Researches (BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005; OLIVEIRA, VIANNA; GERBASSI, 2007; SIQUEIRA; PIETROCOLA, 2007) indicate that there are few studies that present proposals for the teaching of these topics. Thus, we decided to develop a methodological proposal for the teaching of radioactivity in High school, focusing on the relationship between Science, Technology and Society (STS) and History and Philosophy of Science (HPS). For the construction of the proposal, we investigated how the theme radioactivity is presented in textbooks of physics of PNLD/2012. In addition to the textbooks, we applied a questionnaire to ten physics teachers of public schools of Paran, aiming to get informative data about what they think and experience on the subject. We chose the Analysis of Content, of Bardin (1977), to analyze textbooks and the teachers' answers. Based on the results obtained in the investigation, we developed a didactic sequence to the teaching of radioactivity in High School. The primary methodological proposal was presented to the teachers and, during the meeting, the group was asked to evaluate the activities and accomplish educational interventions. From the suggestions of the teachers, the didactic sequence was reconstructed to meet the expectations of the teachers involved.
Data da defesa: 21/10/2013
Cdigo: vtls000211302
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Uma sequncia didtica para o ensino da radioatividade no Nvel Mdio, com enfoque na HFC e no movimento CTS_Resquetti.pdf
Tamanho: 3455 Kb (3538234 bytes)
Criado: 21-03-2014 12:17
Atualizado: 21-03-2014 12:35
Visitas: 1877
Downloads: 417

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.