Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O ENEM, o vestibular e o ensino de qumica : o caso da Universidade Estadual de Londrina
Autor(es): Fabiele Cristiane Dias Broietti
Palavras-chave [PT]:

Qumica. Estudo e ensino. Avaliao educacional. Vestibular. ENEM. Universidades e faculdades. Ingresso. Universidade Estadual de Londrina. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Chemistry. Study and teaching. Educational assessment. Vestibular. ENEM. Universities and colleges. Join. State University of Londrina. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Carmen Fernandez - USP
Marinez Meneghello Passos - UEL
Luzia Marta Bellini - UEM
Cllia Maria Ignatius Nogueirai - UEM
Resumo:
Resumo: Nessa pesquisa investigamos dois processos de avaliao (Vestibular e ENEM) de ingresso no Curso de Qumica da Universidade Estadual de Londrina. At o ano de 2008 o Vestibular era o nico processo de ingresso adotado. A partir de 2009 a nota do ENEM comeou a ser utilizada para preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular da UEL, que passou ento a contar com dois instrumentos avaliativos compondo o processo de seleo para os cursos de graduao. Diante dessa situao, propusemo-nos a investigar as questes de Qumica desses exames, referentes aos anos de 2009 a 2011, e analis-las segundo quatro critrios: os conhecimentos/contedos qumicos necessrios para sua resoluo; as competncias/habilidades nelas exigidas, os aspectos contextuais e estruturais contemplados na elaborao dessas questes. Ademais, procuramos investigar que ideias de ensino e aprendizagem esto expressas nessas questes e que fundamentam a prtica avaliativa desses exames. Esse trabalho de natureza qualitativa e fizemos uso da anlise textual discursiva e a anlise de contedo como procedimentos metodolgicos.Com a anlise das questes e com base nos documentos que regem esses exames, identificamos que, em termos de conhecimentos/contedos qumicos, as questes do ENEM contemplam tpicos ligados a aplicaes cotidianas do conhecimento cientfico e a problemas sociais e ambientais que no encontram correspondentes explcitos nos programas da disciplina de Qumica do Vestibular. As competncias e habilidades so exigidas de forma ampla e diversificada no ENEM, enquanto no Vestibular identificamos apenas trs competncias, e habilidades associadas utilizao de cdigos e nomenclatura da qumica, sem analogias mais complexas com outros aspectos. No que diz respeito aos contextos foram constatadas diferenas significativas nas questes desses dois exames. Enquanto 98% das questes de Qumica do ENEM apresentam algum tipo de contexto, privilegiando principalmente problemas socioambientais e questes relacionadas tecnologia, 41% das questes do Vestibular no fazem referncia a qualquer contexto. Quanto s diferentes formas de representaes utilizadas no enunciado das questes, notamos que 50% das questes em ambos os exames apresentam algum tipo de representao, no entanto, no ENEM todas as representaes listadas (esquema, estrutura qumica, equao qumica, figura, grfico, tabela, quadro e tirinha-histria em quadrinho) foram contempladas e nos Vestibulares no foram encontrados esquemas e tirinhas.Quanto s idias de ensino e aprendizagem expressas nas questes dessas avaliaes, encontramos maior nmero de questes com carter reprodutivo no Vestibular UEL, exigindo dos estudantes apenas memorizao, definies e exemplos. J no ENEM, houve predomnio de questes produtivas, caracterizadas por apresentarem algum contexto, proporem novas situaes e relacionarem diferentes variveis. Quanto s implicaes dessas avaliaes no ensino de Qumica destacamos a necessidade de estudos mais profundos sobre suas finalidades, uma vez que estes exames acabam por induzir mudanas no currculo escolar e universitrio.

Abstract: In this research we investigate two evaluation processes, namely Vestibular and Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), used as entrance examinations to the course of Chemistry in State University of Londrina (UEL - Paran - Brazil). Until 2008, only the Vestibular was used in this selection, but since 2009 the score of ENEM has also been used to fill the vacancies remaining after the results of the Vestibular. In this way, from this year on, UEL has two evaluative instruments to select students for its undergraduate courses. In view of this, we propose here to investigate the questions of these two examinations the years 2009 to 2011, according to four criteria: the knowledge/chemical content needed for their resolution; the skills/abilities they require; their contextual aspects and the types of representations used in the preparation of the questions. Furthermore, we investigate which ideas of teaching and learning underlie the evaluative practice of these tests and their implications for teaching chemistry. As this is a qualitative research, we adopted here the textual discourse and content analysis methods. With the analysis of the questions, and based on official documents which govern the tests, we found that in terms of knowledge/chemical content the ENEM's questions include topics related to everyday application of scientific knowledge and social and environmental problems, with no explicit correspondents in the Vestibular questions. Regarding the abilities and skills, in the ENEM they are diversified and broadly required, while in the Vestibular, we have identified a predominance of skills/abilities based on the use of codes and chemical nomenclature, without complex analogies with other aspects. Concerning the contexts, significant differences were founded in the two tests. While 98% of the ENEM's questions of Chemistry present some kind of context, focusing mainly on social, environmental problems and questions related to technology, 41% of the Vestibular questions have no reference to any context. As for types of representations, 50% of the questions in both tests presents some kind of representations, however, in ENEM all the listed ones (layout, chemical structure, chemical equation, figure, graphic, table, frame and cartoons) are included while schemes and cartoons were not founded in Vestibular. Concerning to ideas of teaching and learning expressed in these evaluations, most questions of the Vestibular has a reproductive character, requiring only memorization of definitions and examples while in the ENEM there is a predominance of productive questions, characterized by the presence of some context. Concerning the implications of these tests on Chemistry's teaching, we highlight the need for studies about its purposes, since they have been used also to induce changes in curricula adopted in Universities.
Data da defesa: 06/11/2013
Cdigo: vtls000211313
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Verso Final - Tese Fabiele.pdf
Tamanho: 13565 Kb (13890057 bytes)
Criado: 30-08-2014 11:20
Atualizado: 30-08-2014 11:35
Visitas: 1663
Downloads: 69

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.