Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O Programa PDE paranaense e sua influncia sobre as prticas de professores de qumica
Autor(es): Marilde Beatriz Zorzi S
Palavras-chave [PT]:

Educao. Ensino de qumica. Formao inicial. Formao continuada. PDE. Prtica pedaggica. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Chemistry teaching. Initial training. Continuing education. PDE. Pedagogical practice. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani - UNESP
Eliana Aparecida Silicz Bueno - UEL
Marcelo Maia Cirino - UEM
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: Esse estudo teve por objetivo investigar as prticas de professores de Qumica que atuam na Rede Pblica de Ensino da cidade de Maring aps terem participado do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), programa com caractersticas voltadas formao continuada de professores e s questes pedaggicas. O corpus de dadosse constituiu de entrevistas com os mesmos, de relatrios de acompanhamento elaborados por alunos licenciandos do curso de qumica que realizam estgio supervisionado nas turmas dos referidos professores e nas impresses da pesquisadora decorrente de sua vivncia com os pesquisados. Procuramos colher informaes sobre a atuao profissional dos professores ao longo de suas carreiras na educao bsica e investigar a percepo dos mesmos acerca de mudanas em suas prticas aps a participao no PDE e como eles comparam suas prticas em sala de aula antes e depois da participao no referido programa. O processo investigativo foi de natureza qualitativa e adotamos como referencial a Anlise Textual Discursiva. Das entrevistas e relatrios surgiram categorias que explicitam as percepes dos investigados e dos alunos estagirios quanto s prticas docentes. Os resultados mostram que, embora os docentes tenham forte convico de que suas prticas melhoraram aps o curso, os relatrios dos alunos e a vivncia da pesquisadora indicam que a maioria dos pesquisados continua a adotar modelos ultrapassados de docncia, centrados na prtica transmissiva, fortemente dependente do livro didtico e com pouca ou nenhuma ateno a mtodos dialgicos ou considerao aos saberes prvios dos alunos.

Abstract: This study aimed to investigate the practices of teachers of Chemistry who have worked in the public schools of the city of Maringa after having participated in the Educational Development Program (EDP), a program with features geared towards continuing education of teachers and pedagogical issues. The corpus of data was formed of interviews with those teachers, follow-up reports drawn up by pre-service teachers of Chemistry course who performed the supervised teaching practice in the classes of the mentioned teachers and by the impressions of the researcher due to her experience with the researched. We gathered information about the professional performance of the teachers throughout their careers in basic education and we investigated their perception about possible changes in their practices after participating in the EDP and how they compare their practices in the classroom before and after being involved in that program. This qualitative investigative process made use of the Discursive Textual analysis as theoretical framework. From the interviews and reports emerged categories that make explicit the perceptions of the researched and pre-service teachers concerning the teaching practices. The results show that although the teachers have strong conviction that their practices have improved after the EDP course, the pre-services ' reports and the experience of the researcher indicate that most respondents continues to adopt outdated models of teaching, centered in transmissive practice, heavily dependent on textbook and with little or no attention to dialogical methods or consideration to students ' prior knowledge.
Data da defesa: 7/02/2014
Cdigo: vtls000213179
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese Marilde- Final.pdf
Tamanho: 2156 Kb (2207336 bytes)
Criado: 17-03-2015 09:38
Atualizado: 17-03-2015 10:56
Visitas: 452
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.