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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Processo educativo no acompanhamento de indivduos com diabetes mellitus tipo 2
Ttulo [EN]: Educational process in the monitoring of individuals with type 2 Diabetes mellitus.
Autor(es): Maria Fernanda Manoel
Palavras-chave [PT]:

Diabetes mellitus tipo 2. Processo educativo. Fatores de risco. Doena crnica. Educao em sade. Promoo da sade. Enfermagem. Qualidade de vida. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diabetes mellitus. Chonic disease. Health education. Health promotion. Nursing. Quality of life. Brazil.
rea de concentrao: O cuidado Sade nos Diferentes Ciclos de vida
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Catarina Aparecida Sales - UEM
Heloisa de Carvalho Torres - UFMG
Resumo:
Resumo: O Diabetes mellitus tipo 2 um fenmeno mundial que vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Avaliar a efetividade de estratgias de acompanhamento dos indivduos com diabetes fundamental para aprimorar-lhes a assistncia. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a efetividade da interterveno educativa individual e em grupo utilizados em um programa de acompanhamento ao indivduo com Diabetes mellitus tipo 2, quanto ao conhecimento sobre a doena, seu impacto na qualidade de vida, na adoo de aes de autocuidado e nos resultados clnicos e laboratoriais. O estudo longitudinal prospectivo, realizado com uma amostra de 150 indivduos, participantes de um Programa de Acompanhamento ao Paciente Crnico da cidade de Londrina-PR, selecionados por convenincia. Os dados foram coletados no perodo de outubro de 2011 a fevereiro de 2012, em entrevista semiestruturada e aplicao de quatro instrumentos: questionrio de caracterizao; questionrio de conhecimento do diabetes (DKN-A); questionrio de impacto do diabetes na qualidade de vida (PAID) e questionrio de aderncia s atividades de autocuidado no paciente diabtico (QAD). Para anlise dos dados utilizou-se o programa Software R. Para avaliar a proporo entre as variveis foi utilizado o Teste no paramtrico para propores, o Teste de Fisher e o Teste de Kruscall Wallis. Para a anlise das variveis entre os grupos foi utilizado o Teste de Wilcoxon, para todos os testes foi considerando intervalo de confiana de 95%. Os resultados mostram que a maioria dos indivduos era do sexo feminino, de cor branca, morava com companheiro / esposo (a), tinha mais de oito anos de estudo e renda individual mdia de cinco salrios mnimos. A comorbidade mais relatada foi a hipertenso arterial. Em ambos os modelos de interveno realizados, consulta de enfermagem individualizada e participao em grupo, foram observadas melhoras dos indicadores aps seis meses de acompanhamento. Para os participantes acompanhados individualmente observou-se um aumento mdio no nvel de conhecimento de 10,66% aps trs meses e de 15,65 % aps seis meses. J para os indivduos da interveno em grupo houve um aumento do nvel de conhecimento de 12,56% aps trs meses e de 20,38% aps seis meses. O impacto do diabetes na qualidade de vida diminuiu nos dois grupos, e foi mais acentuado no segundo momento avaliado (17,63% e 20,11% nos indivduos da interveno individual e 27,50% e 38,41% nos indivduos do grupo). Em relao adoo de aes de autocuidado observou-se aumento no primeiro momento e reduo aps os seis meses (aumento de 5,60% e reduo de 32,42%; aumento de 20,92% e reduo de 22,54% respectivamente para interveno individual e em grupo), demonstrando que, na interveno em grupo, a adoo das prticas de autocuidado so mais duradouras. De modo geral no foi observada diferena na efetividade das duas modalidades de interveno em relao aos indicadores clnicos e laboratoriais. Conclui-se que os dois modelos de interveno em anlise, a individual e em grupo, so capazes de auxiliar os indivduos com Diabetes mellitus tipo 2 medida que favorecem o conhecimento sobre a doena, diminuem o impacto na qualidade de vida e promovem a aderncia s prticas de autocuidado.

Abstract: Type 2 Diabetes mellitus is a worldwide phenomenon that has grown rapidly in Brazil. Evaluating the effectiveness of strategies for monitoring individuals with diabetes is essential to improve assistance to these people. The objective of the study was to evaluate the effectiveness of educational intervention of individual and group used in a monitoring program for individuals with type 2 Diabetes mellitus, with regard to knowledge about the disease, impact of diabetes on quality of life, adoption of self-care actions, as well as clinical and laboratory results. It is a longitudinal prospective study, using a sample consisting of 150 individuals who took part in a monitoring program for chronic patients in the city of Londrina-PR, selected by convenience. Data were collected from October 2011 to February 2012, using semi-structured interviews and applying four instruments: characterization questionnaire; Diabetes Knowledge Assessment (DKN-A) questionnaire; Problem Areas in Diabetes (PAID) questionnaire; and the Summary of Diabetes Self-Care Activities (SDSCA) questionnaire. Software R was used for data analysis. To evaluate the ratio between variables, the non-parametric ratio test, Fisher test and Kruskal-Wallis test were used. The Wilcoxon test was used for analysis of variables within the groups; a confidence interval of 95% was considered for all tests. The results show that most individuals were female, Caucasian, lived with a partner/spouse, had over eight years of schooling and mean individual income of five times the minimum wage. The most frequently reported comorbidity was arterial hypertension. In both intervention models - individual nursing consultation and group participation - improvements in the indicators were seen after six months of monitoring. For participants monitored individually, a mean improvement of 10.66% was observed in the level of knowledge after three months, and 15.65% after six months. For those in the group intervention, there was an increase of 12.56% in the level of knowledge after three months, and 20.38% after six months. The impact of diabetes on quality of life decreased in both groups and more intensely in the second evaluated time (17.63% and 20.11% for individuals in the individual intervention, and 27.50% and 38.41% for individuals in the group).With regard to adoption of self-care actions, an increase was observed initially, with reduction after the six months (5.60% increase and 32.42% decrease; 20.92% increase and 22.54% decrease, for individual and group intervention, respectively), demonstrating to a certain extent that the adoption of self-care practices is most enduring in group interventions. In general, no difference was observed in the effectiveness of either intervention modality with regard to clinical and laboratory indicators. It is concluded that both intervention models under analysis - individual and group - are capable of helping individuals with type 2 Diabetes mellitus, as they favor knowledge about the disease, reduce the impact on quality of life and promote compliance with self-care practices.
Data da defesa: 2012
Cdigo: vtls000213271
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Silva Marcon
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO MARIA FERNANDA MANOEL.pdf
Tamanho: 1118 Kb (1144622 bytes)
Criado: 04-04-2016 14:10
Atualizado: 04-04-2016 14:17
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