Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A confluncia teoria-prtica na formao do professor de portugus
Autor(es): Viviane Schier Martins Iachak
Palavras-chave [PT]:

Professores. Confluncia teoria-prtica. Lngua portuguesa. Professores de portugus. Formao. Ensino. Formao de professores. Ensino de lngua portuguesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Confluence. Practical theory. Education of professors. Teaching of the portuguese language. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Acir Mario Karwoski - UFTM
Resumo:
Resumo: Orientada pelos pressupostos interacionistas de linguagem de Bakhtin e do seu Crculo esta pesquisa objetiva contribuir para o aperfeioamento das teorias que buscam compreender o processo de formao do professor de lngua portuguesa. Especificamente, objetiva analisar o processo em que se entrelaam teoria e prtica na formao do professor de lngua materna, a fim de compreender por que, em servio, h professores que tratam a teoria como algo distante de sua prtica pedaggica. Tomamos como espao de pesquisa o 3 ano do Curso de Letras-Portugus- nica, da Universidade Estadual de Maring, que forma especificamente professores de lngua portuguesa. Focamos no curso a disciplina que, na sua base, dedica-se a confluir, de acordo com os pressupostos da Lingustica Aplicada, a teoria e a prtica: Prticas de Formao do Professor de Lngua Portuguesa. Para atender aos objetivos e finalidade do trabalho, esta pesquisa, ao assumir a perspectiva metodolgica qualitativa, prope-se a interpretar os dados colhidos nas aulas de uma disciplina da grade curricular, por permitir o entrelaamento com a pesquisa etnogrfica, consolidada na observao participante, que lhe atribui esse paradigma interpretativista. Os resultados apontam que a dissociao de teoria e prtica feita pelos professores em exerccio o reflexo da crena que se perpetua nos discursos dos acadmicos: segundo os professores em formao, algumas disciplinas que compem os currculos jamais sero utilizadas na prtica pedaggica. Nesse caminho, outra hiptese emerge e mereceria uma nova pesquisa: os cursos de formao de professor precisam encontrar meios de superar a pretensa dicotomia entre teoria e prtica que segue sendo disseminada, por meio da implementao de aes que tornem possvel a confluncia teoria-prtica em outros espaos que no s as disciplinas de prticas de formao e de estgio supervisionado.

Abstract: Oriented by the presupposed interactionists of the language of Bakhtin and his Circle, this research aims to contribute to the refinement of the theories that look to comprehend the process and education of Portuguese language professors. It specifically aims to analyse the process in which theory and practice interlink, in order to understand the reason why, when in service, there are professors who treat theory as something distant in their pedagogical practice. We took as our sample group for the research, the 3rd year of the Language-Portuguese course; the only course in the 'Universidade Estadual de Maring' that specifically graduates Portuguese language professors. We focused on the course, the subject that as a base sets about emerging, in accordance with the requisites of Applied Linguistics, theory and practice: Practices of the education of professors of the Portuguese language. In order to achieve the objectives and for the purpose of this work, this research, in assuming a qualitative methodology perspective, purposes to interpret the data collected in the classroom of one module from the curriculum, by allowing the interlacing with the ethnographic research, consolidated in the participant observation, to which is attributed this interpretativist paradigm. The results demonstrate that the dissociation of theory and practice made by the professors in service, is simply the reflection of the belief that perpetuates in the academics' discourse: the belief that some disciplines which comprise the curriculum will never be utilized in pedagogical practice.
Data da defesa: 17/04/2014
Cdigo: vtls000213818
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaao Viviane.pdf
Tamanho: 4087 Kb (4185089 bytes)
Criado: 24-05-2016 11:11
Atualizado: 24-05-2016 11:25
Visitas: 363
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.