Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: A confluência teoria-prática na formação do professor de português
Autor(es): Viviane Schier Martins Iachak
Palavras-chave [PT]:

Professores. Confluência teoria-prática. Língua portuguesa. Professores de português. Formação. Ensino. Formação de professores. Ensino de língua portuguesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Confluence. Practical theory. Education of professors. Teaching of the portuguese language. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Acir Mario Karwoski - UFTM
Resumo:
Resumo: Orientada pelos pressupostos interacionistas de linguagem de Bakhtin e do seu Círculo esta pesquisa objetiva contribuir para o aperfeiçoamento das teorias que buscam compreender o processo de formação do professor de língua portuguesa. Especificamente, objetiva analisar o processo em que se entrelaçam teoria e prática na formação do professor de língua materna, a fim de compreender por que, em serviço, há professores que tratam a teoria como algo distante de sua prática pedagógica. Tomamos como espaço de pesquisa o 3º ano do Curso de Letras-Português- Única, da Universidade Estadual de Maringá, que forma especificamente professores de língua portuguesa. Focamos no curso a disciplina que, na sua base, dedica-se a confluir, de acordo com os pressupostos da Linguística Aplicada, a teoria e a prática: Práticas de Formação do Professor de Língua Portuguesa. Para atender aos objetivos e à finalidade do trabalho, esta pesquisa, ao assumir a perspectiva metodológica qualitativa, propõe-se a interpretar os dados colhidos nas aulas de uma disciplina da grade curricular, por permitir o entrelaçamento com a pesquisa etnográfica, consolidada na observação participante, que lhe atribui esse paradigma interpretativista. Os resultados apontam que a dissociação de teoria e prática feita pelos professores em exercício é o reflexo da crença que se perpetua nos discursos dos acadêmicos: segundo os professores em formação, algumas disciplinas que compõem os currículos jamais serão utilizadas na prática pedagógica. Nesse caminho, outra hipótese emerge e mereceria uma nova pesquisa: os cursos de formação de professor precisam encontrar meios de superar a pretensa dicotomia entre teoria e prática que segue sendo disseminada, por meio da implementação de ações que tornem possível a confluência teoria-prática em outros espaços que não só as disciplinas de práticas de formação e de estágio supervisionado.

Abstract: Oriented by the presupposed interactionists of the language of Bakhtin and his Circle, this research aims to contribute to the refinement of the theories that look to comprehend the process and education of Portuguese language professors. It specifically aims to analyse the process in which theory and practice interlink, in order to understand the reason why, when in service, there are professors who treat theory as something distant in their pedagogical practice. We took as our sample group for the research, the 3rd year of the Language-Portuguese course; the only course in the 'Universidade Estadual de Maringá' that specifically graduates Portuguese language professors. We focused on the course, the subject that as a base sets about emerging, in accordance with the requisites of Applied Linguistics, theory and practice: Practices of the education of professors of the Portuguese language. In order to achieve the objectives and for the purpose of this work, this research, in assuming a qualitative methodology perspective, purposes to interpret the data collected in the classroom of one module from the curriculum, by allowing the interlacing with the ethnographic research, consolidated in the participant observation, to which is attributed this interpretativist paradigm. The results demonstrate that the dissociation of theory and practice made by the professors in service, is simply the reflection of the belief that perpetuates in the academics' discourse: the belief that some disciplines which comprise the curriculum will never be utilized in pedagogical practice.
Data da defesa: 17/04/2014
Código: vtls000213818
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilurdes Zanini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaçao Viviane.pdf
Tamanho: 4087 Kb (4185089 bytes)
Criado: 24-05-2016 11:11
Atualizado: 24-05-2016 11:25
Visitas: 948
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.