Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Experimento de Ørsted : subsídios para umaabordagem histórica do assunto no ensino médio
Autor(es): Daniel Gardelli
Palavras-chave [PT]:

Experimento de Ørsted. Interação Eletromagnética. Corrente de Ampère. História da Ciência. Ensino de Física. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Ørsted’s Experiment. Electromagnetic Interaction. Ampère’s Current. History of Science. Physics Teaching. Brasil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e a Matemática
Titulação: Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG
André Koch Torres de Assis - UNICAMP
João José Caluzi - UNESP
Polonia Altoé Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Neste trabalho apresentamos alguns aspectos do contexto histórico em que se deu a observação da interação entre a agulha imantada de uma bússola e um fio com corrente elétrica. Também fizemos uma análise das interpretações dadas a este fenômeno por Hans Christian Ørsted (1777-1851), André-Marie Ampère (1775-1836), Michael Faraday (1791- 1867) e Jean-Baptiste Biot (1774-1862) em parceria com Félix Savart (1791-1841), procurando enfatizar os conceitos que estes cientistas consideravam como fundamentais. Após este estudo histórico, fizemos uma análise crítica de como os livros didáticos abordam as primeiras idéias associadas com a origem do eletromagnetismo, e em particular como é ensinado o "experimento de Ørsted". Finalmente sugerimos uma nova maneira de abordar o assunto de modo a levar em consideração as informações trazidas por nosso estudo histórico. Em anexo, apresentamos uma tradução inédita do primeiro artigo sobre eletromagnetismo escrito por Faraday intitulado Historical Sketch of Electro-magnetism.

Abstract: In this work we present some aspects of the historical context in which the remark was made of the interaction between the magnetic needle of a compass and a wire with electric current. We also performed an analysis of the interpretations given to this phenomenon by Hans Christian Ørsted (1777-1851), André-Marie Ampère (1775-1836), Michael Faraday (1791-1867) and Jean-Baptiste Biot (1774-1862) in partnership with Félix Savart (1791- 1841), trying to emphasize the concepts that these scientists regarded as fundamental. After this historical study, we made a critical analysis of how textbooks discuss the first ideas associated with the origin of electromagnetism, and in particular how "Ørsted's Experiment" is taught. Finally we suggest a new way to approach the subject so as to take into account the information brought by our historical study. We present, enclosed, the first complete translation to Portuguese of the first paper on electromagnetism written by Faraday entitled Historical Sketch of Electro-magnetism.
Data da defesa: 25/02/2014
Código: vtls000215169
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese de Doutorado Completa - Daniel Gardelli.pdf
Tamanho: 3900 Kb (3993719 bytes)
Criado: 30-09-2014 09:42
Atualizado: 30-09-2014 09:52
Visitas: 955
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.