Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Estudo das rotinas de escrita na prova de redao no PAS-UEM uma interao da universidade com o ensino mdio
Autor(es): Janaina Lacerda da Silva
Palavras-chave [PT]:

Portugus. Ensino-aprendizagem. Ensino mdio. Interao escrita. PAS-UEM. Prova de redao. Lingustica aplicada. Lngua materna. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Portuguese. Teaching and learning. Secondary education. Written interaction. PAS-EMU. Proof of writing. Applied linguistics. Mother tongue. Maringa. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Lilian Cristina Buzato Ritter - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: Dentro do arcabouo terico bakhtiniano, a lngua depende da sua realidade fundamental - a interao humana - para existir. Esses pressupostos bakhtiniano, que fundamentam os estudos dos lingistas brasileiros como Geraldi (1991, 1997, 2010) e Antunes (2003, 2009), dentre outros, deslocam o estudo da lngua para o estudo da linguagem entendida como uma forma de interao humana mediada pelo uso da lngua, o que caracteriza a concepo interacionista de linguagem. Conseqente a essa concepo, o texto concebido como um 'encontro' entre dois sujeitos historicamente marcados. Assim, luz da perspectiva interacionista de ensino-aprendizagem de Lngua portuguesa, neste trabalho, buscamos analisar a interao pedaggica organizada no PAS-UEM - Processo de Avaliao Seriada da Universidade Estadual de Maring - a partir de duas redaes de sessenta alunos-candidatos participantes desse vestibular seriado, escritas em dois momentos: nos anos de 2009 e 2011. Esse corpus oferece-nos dados distintos do processo de desenvolvimento da escrita do gnero resumo do aluno em interao com a universidade. Com a anlise das interaes verbais expressas nessas provas, objetivamos construir a rotina pedaggica materializada na interao verbal que constitui a Prova de Redao do PAS-UEM, reconstruindo os significados das aes lingsticas dos interlocutores participantes do processo. De um lado, buscamos, com essa construo, focalizar o macrossocial dessa modalidade de vestibular, para entender como acontece a sua relao (ou deveria acontecer) com o microcosmo da sala de aula; por outro, estendemos essa interpretao para construir a interao organizada na rotina do processo. Para isso, investigamos a gama completa de variaes das aes lingsticas dos interlocutores, para estabelecer a tipicidade e a atipicidade dessas aes, com base na sua freqncia relativa, j que, pelo vis etnometodolgico da pesquisa qualitativo-interpretativa. A anlise evidencia resultados que nos permitem compreender que os alunos-candidatos do vestibular seriado fazem o que sabem e/ou o que foram treinados/orientados no contexto escolar. A Universidade, por sua vez, instaura um dilogo com o ensino mdio, por meio das reunies dos comits, ao fornecer diretrizes, principalmente, sobre os contedos, as orientaes que os inserem no contexto e, posteriormente, sobre o se desenvolvimento, confirmando-o ou retificando-o.

Abstract: Within the Bakhtinian theoretical framework, the language depends on its fundamental reality - human interaction - to exist. These Bakhtinian assumptions which found the study of Brazilian linguists as Geraldi (1991, 1997, 2010) and Antunes (2003, 2009), among others, move the study of language, understood as a form of human interaction mediated by the use of the language, which characterizes the interactionist conception of the language. Consequent to this conception, the text is conceived as a ' meeting ' between two subjects historically marked. Thus, in the light of the teaching-learning interacionist perspective of the Portuguese language, in this paper, we aim to analyze the pedagogical interaction organized in the PAS-UEM - Process of the Evaluation by Series of the State University of Maring - from two compositions of sixty participant student/candidates in this vestibular test by series, which were written in two distinct moments: in the years of 2009 and 2011. This corpus provides us different data of the process of developing of the writing of the summary genre of the student in interaction with the university. With the analysis of the verbal interactions expressed in these test compositions, we objectify to construct a pedagogical routine materialized in the verbal interaction which constitutes the Composition Test of the PAS-UEM, reconstructing the meanings of the linguistic actions of the interlocutors who participate of the process of the PAS. On the one hand, we seek, with this construction, to focus on the macrossocial of this modality of vestibular test, to understand how occurs its relation (or should occur) with the microcosm of the classroom; on the other hand we extend this interpretation to construct the organized interaction in the routine of the process. For this, we investigated the complete range of variations of the linguistic actions of the interlocutors in order to establish the typicality and non-typicality of these actions, based on its related frequency. Ultimately, by ethnomethodological bias of the qualitative-interpretative research the analysis evidences results which allow us to understand which the student-candidates do what they know and/or what they were trained/ guided in the school context. The University, in its turn, establishes a dialog with the high school, through of the meeting of the committees, when the guidelines are provided, mainly, about the contents, the directions which insert them in the context and, subsequently, about its development, confirming it or rectifying it.
Data da defesa: 19/08/2014
Cdigo: vtls000216520
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao VESO FINAL para entregar no PLE site.pdf
Tamanho: 1812 Kb (1855659 bytes)
Criado: 08-04-2015 12:07
Atualizado: 08-04-2015 12:22
Visitas: 898
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.