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Ttulo [PT]: Um estudo sobre as prticas cotidianas e a identidade da feira do produtor de Maring - PR
Autor(es): Roco Del Pilar Lpez Cabana
Palavras-chave [PT]:

Produtor rural. Identidade organizacional. Estratgias. Tticas. Cotidiano. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Identities. Organizational identity. Everyday. Strategies and tactics. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Elisa Yoshie Ichikawa [Orientador] - UEM
Alfredo Rodrigues Leite da Silva - UFES
Sandra Mara Schiavi Bnkuti - UEM
Resumo:
Resumo: O cotidiano, arena da vida sendo vivida, muitas vezes considerado como rotina e passividade. Neste cotidiano, porm, como assinala Certeau (1998), encontram-se muitas artes de fazer, tticas e estratgias, prticas sutis, que se tornam ainda mais evidentes quando se fala sobre identidade. Ao contrrio de muitas abordagens que tratam a identidade organizacional como central e permanente, neste trabalho ela observada como fragmentada e transitria. Diante desta perspectiva, neste trabalho objetivei compreender de que forma as tticas e estratgias no cotidiano dos feirantes da Feira do Produtor de Maring foram se alterando, medida que a identidade da Feira foi mudando nesses mais de 30 anos de existncia. Esta pesquisa qualitativa se valeu da observao participante, de entrevistas de histria oral temtica e da anlise de discurso para mergulhar na histria da Feira, nas memrias dos feirantes, nos discursos formadores de identidades e nas relaes de poder que se tecem no cotidiano dessa organizao. Verifiquei que a Feira do Produtor de Maring no possui uma identidade nica e central, mas sim uma identidade fragmentada, pois os seus diversos grupos (produtores e no produtores; tcnicos e feirantes; brasileiros e no brasileiros; maiorias e minorias; grupos satisfeitos e insatisfeitos, entre outros) esto identificados de forma diferente com a organizao e estes grupos se criam e se recriam no seu cotidiano. E precisamente no cotidiano onde ocorrem as lutas para defender as posies identitrias dentro da Feira, mas estas lutas so quase todas invisveis para os de fora da organizao, pois so ofuscadas diante de uma aparente estabilidade que se impe por diferentes instrumentos disciplinares e por diversos discursos que inibem comportamentos no congruentes com os prescritos. Deste modo, constatei no transcurso histrico da Feira, que no incio os instrumentos disciplinares eram mais leves, assim, as tticas e estratgias encontravam-se mais ligadas a novos saberes, novas experincias, novas aprendizagens ligadas ao ofcio dos feirantes. medida que aumenta a formalizao da Feira, e concomitantemente, seus instrumentos disciplinares, novas tticas e estratgias so criadas para driblar estes novos instrumentos de controle, assim como para amenizar a situao das identidades reprimidas, que nesse novo contexto se acentua. Desta forma, as tticas e estratgias, alm de serem vistas como movimentos de resistncia e pequenos protestos, podem tambm ser entendidos como desvios para no aceitar identidades organizacionais impostas.

Abstract: The everyday, life being lived, is often regarded as elements of routine and passivity. However, as pointed by Certeau (1998), there are many arts of doing, tactics and strategies, subtle practices that become even more evident when talking about identity. Unlike many approaches that address the organizational identity as central and permanent, in this work it has been seen as fragmented and transient. Given this perspective, my goal was to understand how the tactics and strategies in everyday life of workers at the Feira do Produtor de Maring (Maring Producer's Fair) were changing as the identity of the Fair changed in more than 30 years of existence. This qualitative research used as instrument a participant observation, oral history interviews and discourse analysis, to get into the history of the Fair, in the memories of the workers, in the formative discourses of identities and in the power relationships that structure the everyday life of this organization. I noticed that the Feira do Produtor de Maring did not present a single and main identity, but instead of it is fragmented due to its various groups (producers and non-producers; technicians and workers; Brazilians and non-Brazilians; majorities and minorities; satisfied and unsatisfied groups, among others) which are differently identified with the organization and are created and recreated in its everyday life. And is precisely in everyday life where struggles happen to defend the identity positions within the fair, but these struggles are almost invisible to the viewer outside the organization, because it were overshadowed by the perceivable stability enforced by different instruments and disciplinary discourses that inhibit non congruent behaviors with the prescribed ones. Thus, I realized in the historical course of the Fair that in the beginning the disciplinary instruments were lighter, and so the tactics and strategies were also more connected to new knowledge, new experiences, new learning linked to the workers' activity. As the formalization of the fair increased and concomitantly their disciplinary tools, new tactics and strategies were created to prevent from these new instruments of control as well to ease the plight of repressed identities, which is emphasized in this new context. Thus, tactics and strategies, although being seen as resistance movements and small protests can also be understood as deviations to not accept imposed organizational identities.
Data da defesa: 27/08/2014
Cdigo: vtls000216610
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Elisa Yoshie Ichikawa
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: cabana um estudo sobre as praticas.pdf
Tamanho: 10190 Kb (10434687 bytes)
Criado: 03-05-2016 19:22
Atualizado: 03-05-2016 19:29
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