Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O uso da histria da cincia no ensino de fsica : o que pensam os professores?
Autor(es): Carlos Noel Mazia
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Histria. Fsica. Ensino. Alfabetizao cientfica.
Palavras-chave [EN]:
Science. History. Physical. Teaching. Scientific literacy.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG
Luiz Roberto Evangelista - UEM
Polnia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: No presente estudo, objetivamos visibilizar a percepo que um grupo de professores tem acerca da utilizao da Historia da Cincia no ensino de Fsica na Educao Bsica. Para tanto, realizarmos uma descrio diagnostica da resposta da escola aos desafios postos em sua relao com a sociedade e da equivocada forma de enfrent-los. Discorrermos tambm sobre a necessidade de o professor possuir concepes adequadas sobre a natureza da cincia para um eficiente trabalho voltado a alfabetizao cientifica, enfatizando o uso da Historia da Cincia nessa tarefa. Analisamos as verses da Historia da Cincia que fortalecem as vises equivocadas do trabalho cientifico e os respectivos cuidados na transposio didtica. Resenharmos dois projetos americanos de ensino de Fsica - "antagnicos" quanto a adoo da historia da cincia - e dos contedos de historia da cincia nos livros didticos e analisamos os discursos de quatro professores relativos a Historia da Cincia no ensino de acordo com o referencial metodolgico da fenomenologia de Husserl. As convergncias desses discursos no apontaram para nenhuma resistncia quanto ao uso da Historia da Cincia, mas para a falta de horizontes que poderiam ser visualizados por meio de janelas abertas no viver do dia-a dia na lide escolar

Abstract: Current investigation analyzes the perception that a group of teachers has on the use of History of Science in the teaching of Physics in basic education. A diagnostic description is provided of the school's response to the challenges posed in its relationship with society and ambiguous manner it faces them. Discussions ensues on the need that teachers have to acquire adequate concepts of nature of Science for an efficient work in scientific literacy, with special emphasis on the use of the History of Science in this task. Versions of the History of the History of Science that foreground ambiguous views on scientific work and on the respective caution in didactic transposition are analyzed. Further, U. S. projects on the teaching of Physics are discussed, 'contrary' to the adoption of the History of Science, and on the contents of the History of Science in education were analyzed, following the methodological framework of Husserl's phenomenology. The convergence of these discourses did not suggest any resistance with regard to the use of the History of Science, except a lack of perspectives that could be viewed through the open windows of their daily experience in school.
Data da defesa: 14/04/2014
Cdigo: vtls000216968
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia)/
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Carlos_Noel_Mazia.pdf
Tamanho: 3662 Kb (3749380 bytes)
Criado: 18-03-2016 08:01
Atualizado: 18-03-2016 08:13
Visitas: 379
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.