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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: A apropriao da escrita e sua relao com o desenvolvimento do psiquismo: em defesa de um papel propositivo da psicologia para a educao escolar
Ttulo [EN]: The writing appropriation and its relation to the psyche development: in defense of a propositional role of Psychology to the School Education
Autor(es): Leandro Carmo de Souza
Palavras-chave [PT]:

Apropriao da linguagem escrita. Psicologia histrico-cultural. Educao. Psicologia do desenvolvimento. Linguagem. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Written language appropriation. Cultural-historical psychology. Education. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Silvana Calvo Tuleski [Orientador] - UEM
Adriana de Ftima Franco - UEM
Lgia Regina Klein - UFPR
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o papel da Psicologia no atual cenrio educacional em que se constata que a linguagem escrita, produto da humanidade que possibilita o acesso s complexas mediaes que constituem a atual sociedade, no apropriada de modo satisfatrio por todos os seus alunos. Neste processo de apreenso do papel da Psicologia nas discusses sobre a alfabetizao, buscou-se entender a relao entre esse modo de insero e o projeto poltico-econmico vigente na sociedade, bem como apresentar elementos que contribuam para a elaborao de uma nova forma de participao da Psicologia no atual campo educacional. Para alcanar tais objetivos, inicialmente foi realizado um estudo bibliogrfico sobre o modo hegemnico de relao entre a Psicologia e a alfabetizao no Brasil ao longo do sculo XX. Para a anlise dessa relao no sculo XXI, realizou-se um estudo dos artigos cientficos publicados no perodo entre 2001 e 2011. Posteriormente, foi elaborado um estudo sobre as publicaes dos principais elaboradores da Psicologia Histrico-Cultural. Por fim, foi apresentado as limitaes e potencialidades da atuao da Psicologia burguesa no processo de alfabetizao, bem como, as discusses sobre a construo de uma nova forma de participao da Psicologia no processo de ensino da linguagem escrita, balizada pelos pressupostos da Psicologia Histrico-Cultural. O material estudado possibilitou concluir que: a Psicologia desenvolve o papel de importante sustentculo terico no campo educacional, em geral, e no mbito da alfabetizao, em especial; que o modo de participao desta cincia est dialeticamente relacionado ao contexto histrico no qual est inserida, de tal forma que a Psicologia hegemnica no Brasil, parte constituinte do sistema produtivo capitalista, corrobora o processo de crescente valorizao da formao do indivduo, em detrimento dos contedos e dos mtodos de alfabetizao; e, por ltimo, que a construo de uma nova forma de insero da Psicologia nas discusses sobre a linguagem escrita deve ser orientada pela necessidade de desenvolvimento do pensamento conceitual, que se estabelece mediante um processo de intensa atividade educativa, no qual o professor desenvolve um importante papel na organizao e sistematizao do rico contedo objetivado na linguagem escrita, atividade na qual o aluno incitado a mobilizar suas diversas funes psicolgicas, essenciais no processo de apropriao das objetivaes histrico-culturais.

Abstract: This research sought to understand the Psychology function in the current educational scenario which states that written language, a product of humanity that allows access to complex mediations that constitute the present society, is not appropriate in a satisfactory manner for all students. In this process of apprehending the Psychology function in discussions about literacy, we sought to understand the relationship between this input mode and the political- economic society project, as well as to introduce elements that contribute to the development of a new way of Psychology participation in the present educational scenario. To achieve these goals, it was initially conducted a bibliographic study on the hegemonic relationship between Psychology and literacy in Brazil throughout the twentieth century. For this relationship analysis in the XXI century, there was a study of scientific articles published between 2001 and 2011. Subsequently, a study was done on the publications of the main Cultural-Historical Psychology drafters. Finally, we presented the limitations and potentials of performance of bourgeois Psychology in the literacy process, as well as discussions on the construction of a new way of Psychology participation in the written language teaching, limited by the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The material studied led us to conclude that: Psychology develops the function of important theoretical mainstay in education in general and in the context of literacy , in particular, that the participation way of this science is dialectically related to the historical context in which it operates, such that the hegemonic Psychology in Brazil , a constituent part of the capitalist system of production , supports the growing process of individual formation appreciation , to the detriment of content and literacy methods , and , finally, that the construction of a new insertion way of Psychology in discussions about written language should be guided by the need for the development of conceptual thinking , which is established through a process of intense educational activity in which the teacher develops an important function in organizing and systematizing the content objectified in writing language activity in which the student is encouraged to mobilize their various psychological functions that are essential in the appropriation process of cultural-historical objectifications.
Data da defesa: 22/08/2013
Cdigo: vtls000217004
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Silvana Calvo Tuleski
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2013_Leandro.pdf
Tamanho: 834 Kb (854506 bytes)
Criado: 30-06-2016 19:32
Atualizado: 30-06-2016 20:24
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