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Ttulo [PT]: Do "Homo ex machina" a "Machina ex machina"?: A constituio do sujeito, a arte e a sociedade a partir de A Tragdia de Hamlet (1601) e Blade runner (1982) sob a perspectiva da Psicologia Histrico-Cultural
Ttulo [EN]: From Homo ex Machina to Machina ex Machina? The subject constitution, the art and the society parting from the discussion about Hamlet tragedy (1601) and Blade Runner (1982) under the historic cultural psychology perspective
Autor(es): Rafael Egdio Leal e Silva
Palavras-chave [PT]:

Constituio do sujeito. Materialismo histrico. Psicologia histrico-cultural. Arte. Psicologia. Psicologia cientfica. Hamlet. Blade Runner. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Subject constitution. Art. Historic materialism. Historic-cultural pychology. Hamlet. Blade Runner. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Silvana Calvo Tuleski [Orientador] - UEM
Sonia Mari Shima Barroco - UEM
Rafael Siqueira de Guimares - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as relaes entre a constituio histrica do sujeito e a arte, a partir da investigao das bases histricas de duas obras: A tragdia de Hamlet, prncipe da Dinamarca do dramaturgo ingls William Shakespeare (1564-1616), datada de 1601 e do filme de fico cientfica Blade Runner, dirigido pelo ingls Ridley Scott, lanado em 1982. Questionamos como o homem retratado nestas obras, em dois momentos histricos: no incio da modernidade e na atualidade, atravs da leitura interpretativa das obras de arte, consideradas como produto histrico e social. Resulta de pesquisa bibliogrfica e analtica, visando compreender a arte atravs do caminho da materialidade histrica e das categorias da Psicologia Histrico-cultural. No primeiro captulo apresentamos um panorama geral acerca dos estudos cientficos da Psicologia que se volta para a arte. No segundo captulo investigamos o teatro de Shakespeare como um dos mais emblemticos da modernidade, sendo que A tragdia de Hamlet uma obra que ao mesmo tempo em que revolucionou o gnero da tragdia no teatro coloca questes sobre o ser humano que ainda hoje mobilizam nossos sentimentos. O terceiro captulo, a partir das categorias marxianas e da Psicologia Histrico-cultural, faz uma tentativa de anlise do filme Blade Runner, que expe a tragdia da humanidade ao contar uma histria onde mquinas humanas - os replicantes - buscam sua humanidade, expondo as contradies do capital, que fabrica mquinas em forma de humanos para serem usadas como escravos. Em ambas as obras, buscamos questionar a unidade forma e contedo, e como as contradies apresentadas encaminham a catarse esttica. A partir da concepo de Vigotski que entende a arte como tcnica social de produo de sentimentos, analisamos como em duas obras diferentes, e perodos histricos distintos o problema do ser ou no ser da humanidade est indelevelmente ligado ao destino da sociedade e da sua forma de produo. Como resultados, podemos destacar a explicitao da necessidade da compreenso do homem em sua totalidade, por meio da investigao de suas razes histricas e na materialidade de sua constituio social. Destacamos tambm que as pesquisas cientficas no campo da Psicologia que tematizam a arte em pouca medida consideram que o homem se constitui como sujeito concreto em sua historicidade e contradies; que esta, por sua vez, quando analisada sob este prisma pode revelar a unidade entre individuo e sociedade. Conclu-se que o materialismo histrico, a partir da leitura da obra de Karl Marx (1818-1883) e de Vigotski (1896-1934) pode fornecer um entendimento radical acerca da arte e do homem, entendimento que alm de atual, ainda deve ser mais extensamente explorado nas pesquisas em Psicologia e suas interfaces com outras cincias. A materialidade histrica permite a compreenso do homem em suas mltiplas relaes, da pseudoconcreticidade e imediaticidade catica ao concreto pensado, impedindo o reducionismo individualizante e biologizante, ensejando novas discusses no apenas para a Psicologia, mas para as Cincias Sociais em geral.

Abstract: This study aims to analyze the relation the historical constitution of the subject to the art, parting from the investigation of the historical bases of both works: Hamlet Tragedy: Princess of Denmark by English play writer William Shakespeare (1564-1616), dated from 1601 and of the science fiction movie Blade Runner, directed by the Englishman Ridley Scott, released in 1982.It was questioned how the man is shown in these works, in both historical moments: in the beginning of the Modernism and the present time, through interpretative reading of the work of arts, considering as historical and social product. It is the result of bibliographic and analytic search, aiming to comprehend the art through the way of the historical materiality and the historic-cultural psychology categories. In the first chapter, it is shown a general overview about the scientific studies of Psychology which is led to the art. In the second chapter, it is investigated the Shakespeare's theater like one of the most emblematic of the modernism, being Hamlet Tragedy is a work which at the same time it revolutionized the tragedy genre in the theater, it deals with questions about the human being which mobilize our feelings nowadays. The third chapter, parting from the Marxism categories and the Historic-cultural Psychology , makes a try to analyze the Blade Runner movie which exposes the humanity tragedy when tells a story in which human machines - the replicant - search their humanity, showing the capital contradictions, which makes machines in human format to be used like slaves. In both works, it is questioned the form and content unit, and as the shown contradictions head the aesthetic. Parting from the Vigotski conception which understands the art like social technique of feeling production, it is analyzed how in two different works, and different historical periods the problem to be or not to be of humanity which is indelibly linked to the society fate and its production way. As the results, it is possible to highlight the explanation of the man comprehension need in its fullest, through investigation of the historical roots and in the materiality of its social constitution. It is also highlighted the scientific researches in the Psychology field which has as a theme the art a bit, they consider the man constituted himself like concrete subject in its historicity and contradiction; which this one when it is analyzed under this view it can reveal the unit among the individual and the society. It is concluded that the historic materialism, parting from the reading of the Karl Marx work (1818-1883) and Vigotski (1896-1934) it can supply an extreme understanding about art and man, this understanding besides being present; it must be widely explored in psychology researches and their interface with other sciences. The historic materiality permit the man's comprehension in its multiple relations, the chaotic pseudoconcreticity and imediaticity to the thought concrete, blocking the individualized and biological reductionism, giving rise new discussion not only about Psychology but also the Social Science in general.
Data da defesa: 01/10/2012
Cdigo: vtls000217011
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Silvana Calvo Tuleski
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Rafael Egidio.pdf
Tamanho: 1537 Kb (1574275 bytes)
Criado: 30-06-2016 17:29
Atualizado: 30-06-2016 17:41
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