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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Ajustes posturais e percepo de esforo durante a marcha com mochila escolar
Ttulo [EN]: Postural adjustments and perceived exertion during gait with school backpack
Autor(es): Bruna Felix Apoloni
Palavras-chave [PT]:

Mochila escolar. Postura. Crianas. Marcha. Biomecnica. Cinemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Posture. Gait. Backpack. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Pedro Paulo Depr [Orientador] - UEM
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini - UEM
Ademar Avelar de Almeida Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar a influncia do transporte da mochila escolar com diferentes cargas nos ajustes posturais de crianas e adolescentes durante a marcha e sua relao com a percepo subjetiva de esforo. A amostra foi composta por 25 crianas e adolescentes do gnero masculino, com faixa etria entre 10 e 14 anos, com massa corporal mdia de 45,37 kg 10,63 kg, estatura mdia de 1,51 m 0,08 m e IMC de 19,60 kg/m2 3,29 kg/m2. Foi realizada a classificao do IMC e classificao postural utilizando o teste de New York e valores descritivos de Rodrigues et al. (2013). Um questionrio foi validado e utilizado para verificar caractersticas sobre o uso da mochila escolar. Para o registro da marcha com e sem mochila foi utilizado um sistema de anlise tridimensional (sistema Vicon) constitudo por seis cmeras infravermelho com frequncia de aquisio de 100Hz. Nas condies de anlise com mochila, foram utilizadas cargas de 5%, 10%, 15% e 20% relativas massa corporal de cada voluntrio. Foram considerados trs ciclos vlidos da marcha para a anlise das variveis cinemticas e angulares da cabea, ombros, trax, plvis e joelhos no plano sagital. Aps a execuo da marcha em cada condio de anlise, foi utilizada a escala OMNI para caminhada/corrida para verificar a percepo subjetiva de esforo. Os resultados demonstraram que, na avaliao da postura esttica, 88,00% dos voluntrios apresentaram desvios posturais moderados. A classificao do IMC no promoveu alteraes significativas nas variveis cinemticas e nas amplitudes angulares. O processo de validao do questionrio de autopercepo sobre o uso da mochila escolar indicou que o instrumento apresenta boa consistncia interna (≥0,70) e reprodutibilidade. Sobre o uso da mochila escolar, 92% perceberam suas mochilas pesadas, 64% sentiram cansao e 52% relataram que sentiram dores durante ou aps o transporte da mochila escolar. Verificou-se que as cargas de 5%, 10%, 15% e 20% promoveram ajustes posturais e alteraes na marcha de crianas e adolescentes e que a percepo subjetiva de esforo apresentou relao com tais alteraes. Algumas variveis apresentaram diferenas quando comparadas marcha sem mochila. O comprimento do passo esquerdo e o comprimento da passada esquerda alteraram-se da linha de base nas condies 5% e 10%. O tempo do apoio simples direito foi diferente da linha de base nas condies 15% e 20%. O tempo do passo esquerdo, o tempo da passada esquerda e velocidade esquerda diferiram-se da linha de base nas condies 5%, 10% e 15%. A amplitude do joelho direito diferiu-se da linha de base na condio 10% e amplitude do trax esquerdo nas condies 10%, 15% e 20%. Conclui-se que a postura, a percepo de esforo e a cinemtica da marcha alteram-se com o incremento de carga na mochila escolar.

Abstract: The aim of this study was to analyze the influence of carrying a backpack with different loads in the posture of children and adolescents during gait and its relation to perceived exertion. The study included twenty five children and adolescents, aging between 10 and 14 years old with the following body measurements: mean body weight 45,47 10,63 kg, average height 1,51 0,08 m and body mass index 19,60 3,29 kg/m2. The New York Test and descriptive values from Rodrigues et al. (2013) were used to rank BMI and posture. A questionnaire was validated and used to analyze the perceptions on the use of backpack. A three-dimensional analysis system (Vicon system) composed of six infrared cameras with an acquisition frequency of 100Hz was used to record motion with and without the backpack. Magnitude loads of 5%, 10%, 15% and 20% relative to body weight were used. Three cycles of gait were analyzed to obtain spatiotemporal and angular variables of the head, shoulders, thorax, pelvis and knee in the sagittal plane. The OMNI scale for walking/running was used to check the perceived exertion. Results from the static posture evaluation showed that 88,00% of the volunteers had moderate postural deviation. The BMI classification did not cause significant changes in the spatiotemporal variables and the angular amplitudes. The validation of the questionnaire on the use of the backpack indicated that the instrument had good internal consistency (≥ 0,70) and reproducibility. As for the use of the backpack, 92% perceived their backpacks as heavy, 64% felt tired and 52% reported they felt pain during or after transport. It was found that loads of 5%, 10%, 15% and 20% caused postural adjustments and changes in gait in children and adolescents and that the perceived exertion was related to such changes. Some variables showed differences when compared to gait without backpack. The left-step length and left-stride length were different from baseline conditions with 5% and 10% loads. The simple right support time was different from the baseline conditions with loads of 15% and 20%. The left-step time, the left-stride time and left velocity were different from baseline with 5%, 10% and 15% loads. The amplitude of the right knee with a 10% load and the amplitude of the left thorax at the 10%, 15% and 20% conditions were different from baseline. In conclusion, this study showed that posture, perceived exertion and gait kinematics are changed with increased backpack load.
Data da defesa: 29/01/2015
Cdigo: vtls000217975
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Paulo Depr
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Bruna Felix Apoloni.pdf
Tamanho: 2183 Kb (2235737 bytes)
Criado: 11-10-2016 16:50
Atualizado: 11-10-2016 16:57
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