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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: As apreenses em geometria : um estudo com professores da educao bsica acerca de registros figurais
Ttulo [EN]: Apprehension in geometry: a study on figural records with teachers from Basic Education.
Autor(es): Mariana Moran Barroso
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Educao matemtica. Semitica. Representao semitica. Teoria dos registros. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics Education. Geometry. Theory of Registers of Semiotic Representations. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Marcelo Carlos de Proena - UEM
Cllia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Mricles Thadeu Moretti - UFSC
Lilian Akemi Kato - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, fundamentada na Teoria dos Registros de Representao Semitica de Raymond Duval, foi realizada com o intuito de analisar as influncias do tipo de registro figural nas apreenses perceptivas, operatrias e discursivas em geometria. Como procedimentos metodolgicos, foi realizado um curso de extenso para professores da Educao Bsica da rede pblica de ensino, que abordou contedos de geometria por meio dos registros figurais: Materiais Manipulveis (MM), Softwares de Geometria (SG) e Expresses Grficas (EG), e teve a participao de 30 professores. Na segunda etapa da pesquisa, aconteceram aplicaes de uma sequncia de tarefas com alguns professores voluntrios que participaram do curso de extenso - um total de 15 colaboradores. A sequncia foi aplicada individualmente e elaborada com vistas a explorar uma diversidade de situaes e conceitos para identificar os traos das apreenses que o contato com os registros figurais provoca nos sujeitos participantes. As resolues individuais dos professores colaboradores foram analisadas e agrupadas em uma tripla anlise: anlise da compreenso, anlise das razes e anlise matemtica. Esta foi realizada com base nos raciocnios matemticos expostos pelos participantes na forma de registros discursivos e no discursivos, e tambm em suas falas e escritas durante a aplicao considerando sucessos, hesitaes e fracassos na tentativa de resolver as tarefas. Os resultados dessa investigao apontam que, ao utilizar diferentes registros figurais na resoluo de problemas de geometria, fatores referentes aos tratamentos, s mobilizaes de registros, s apreenses - sejam elas perceptivas, operatrias ou discursivas -, e resoluo de problemas so influenciados pelo tipo de registro figural disponvel, gerando consequncias diretas na busca da soluo do problema. Constatou-se tambm que a influncia do tipo de registro figural est associada s exigncias da tarefa em que o registro figural est disponvel. Nas tarefas que exigiam dedues matemticas (lngua formal), a EG e o SG foram os registros mais favorveis, possibilitando o raciocnio dedutivo aliado ao tratamento figural. O SG ainda proporcionou a movimentao das figuras e dos elementos figurais, o que auxiliou no entendimento das hipteses da tarefa e no raciocnio para sua soluo. Nas tarefas em que se exigiu um tratamento figural como parte do problema, os MM se destacaram por possibilitar tentativas empricas - como recortes, uso de rgua, dobraduras - que pudessem resultar na soluo para o problema.

Abstract: This research, based on the Theory of Registers of Semiotic Representations, by Raymond Duval, was conducted in order to analyze the influence of the type of figural record in perceptual, operative and discursive apprehensions in geometry. As methodological procedures, an extension course for teachers from Basic Education of the public school system was offered, addressing geometry content through figural records: Manipulatives (MM), Geometry Software's (SG) and Graphic Expressions (EG). The course was attended by 30 teachers. In the second stage of the research, a sequence of activities was applied with some volunteers who participated in the extension course - a total of 15 collaborators. The sequence was applied individually and elaborated with the aim of exploring a variety of situations and concepts to identify the aspects of apprehensions provoked on the collaborators by the contact with the figural records. The individual resolutions by the collaborating teachers were analyzed and grouped into a triple analysis: analysis of the understanding, analysis of the reasons and mathematical analysis. This was based on mathematical reasoning exposed by the participants in the form of discursive and non discursive records, and on their oral and written comments along the application as well, considering successes, hesitations and failures in the attempt to solve the tasks. The results of the research show that, by using different figural records to solve geometry problems, factors related to treatments, mobilization of records, apprehensions - whether perceptive, operative or discursive -, and the solving of problems are influenced by the type of figural record available, creating direct consequences in the search for the problem's solution. It was also found that the influence of the type of figural record is associated with the demands of the problem in which the figural record is available. In tasks requiring mathematical deductions (formal language), the EG and SG were the most favorable records, enabling deductive reasoning allied to figural treatment. SG has also provided the movement of figures and figural elements, supporting the understanding of the problems hypothesis and the reasoning for their solution. In tasks that required a figural treatment as part of the problem, MM stood out for enabling empirical attempts - such as cutting, use of ruler, folding - which could help in the solution of the problem.
Data da defesa: 8/08/2015
Cdigo: vtls000220490
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE FINAL.pdf
Tamanho: 3551 Kb (3636719 bytes)
Criado: 06-10-2016 15:41
Atualizado: 06-10-2016 15:47
Visitas: 929
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