Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As contribuies do PIBID no processo de formao de professores de cincias
Ttulo [EN]: The PIBID contributions to the science teacher's initial shaping
Autor(es): Aline Alves de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Formao de professores. Ensino de cincias. Licenciatura. Programa institucional de bolsas de iniciao docncia - PIBID. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science-teaching. Teachers shaping. PIBID. Graduation. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Polonia Alto Fusinato - UEM
Adriana da Silva Fontes - UFTPR
Resumo:
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia (PIBID) vem ganhando cada vez mais importncia como poltica pblica nacional, desde a sua implantao pela Capes em 2007, nas instituies de Ensino Superior, com finalidade de incentivar e valorizar a formao inicial de professores e melhorar o ensino da educao bsica. E foi de interesse desta pesquisa investigar as contribuies e os significados desse programa pelo MEC, pela UEM e pelo subprojeto de Cincia. A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa e as fontes de informaes foram os documentos pblicos sobre o PIBID (Edital MEC/CAPES/FNDE1), projeto institucional do PIBID da Universidade Estadual de Maring (UEM), o subprojeto de Cincia e, ainda, entrevistas com Licenciandos do curso de Licenciatura plena em Cincia. Para a anlise das entrevistas utilizamos a anlise de contedo. Foi possvel compreender e refletir sobre a importncia desse programa para ressignificar a formao inicial de professores de Cincia. Dentre as constataes alcanadas foi possvel identificar que o PIBID compreendido pelo MEC, UEM e subprojeto de cincias como forma de valorizar a profisso docente, especificamente a formao inicial, atravs da concesso de bolsas para os alunos de licenciatura desde o incio do curso para desenvolverem projetos de iniciao docncia, e desta forma garantir o atendimento demanda por professores na educao bsica pblica; como melhoria da formao inicial, atravs da discusso e desenvolvimento de novas abordagens metodolgicas consideradas inovadoras pelas pesquisas na rea de ensino de cincias; pela reflexo sobre a funo social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar e atravs do reconhecimento do espao escolar como campo de experincia para a formao inicial de professores.

Abstract: The PIBID (Programa de Bolsa de Iniciao Docncia, in English "Initial Docency Scholarship Program") has gaining more and more importance, since its implementation in higher education institutions, by Capes in 2007, seeking to encourage and value the teacher's initial shaping and improve the quality of basic education. This research wants to investigate the contributions and the program meanings to MEC (Ministrio da educao, in English, "Education Ministry"), to UEM (State University of Maring), and to science itself. The research presents qualitative approach and the information sources were PIBID documents, such as MEC/CAPES/FNDE Notices, the institutional PIBID plan at UEM, the UEM science subproject, and interviews with science graduates. For the interview analysis we used the content analysis. It was possible to understand and reflect on the program importance to reframe the science teacher's initial shaping. Among the findings reached, it was possible to identify that PIBID is understood, by MEC and UEM as a way to enhance the teaching profession, especially in the initial shaping, through scholarships for undergraduate students since the beginning of its graduation, in order to develop projects related to their decency initiation, and by this way, ensure the delivery of demanded teachers in basic education; as improvements in the initial shaping, through discussions and development of new ideas and methodological approaches, that are considered innovative by the researchers in the science teaching area; by the reflection under the social function of the school about the teacher role in an specific school context and through the recognizing of the school as a field of experiences for the initial teacher's shaping.
Data da defesa: 18/08/2015
Cdigo: vtls000220491
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Aline Verso final Certo (completo).pdf
Tamanho: 1851 Kb (1895018 bytes)
Criado: 05-10-2016 15:58
Atualizado: 05-10-2016 16:09
Visitas: 769
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.