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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Avaliao da qualidade da assistncia s pessoas com diabetes mellitus no ambito da ateno primria em Maring, PR
Ttulo [EN]: Evaluation of the quality of the assistance provided to individuals with diabetes mellitus within the scope of primary health care in Maring, Paran.
Autor(es): Aliny de Lima Santos
Palavras-chave [PT]:

Diabetes mellitus. Ateno primria a sade. Sade da famlia. Programas e projetos de sade. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diabetes mellitus. Evaluation of projects and health programs. Primary health
care. Family health. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e o processo de cuidado
Titulao: Doutor em Enfermagem
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Maria Lcia Zanetti - USP
Maria de Ftima Mantovani - UFPR
Laura Misue Matsuda - UEM
Catarina Aparecida Sales - UEM
Resumo:
Resumo: Estudo avaliativo, quantitativo, transversal, que teve como objetivo avaliar a qualidade da assistncia s pessoas com diabetes mellitus tipo 2 no mbito da ateno primria a sade no municpio de Maring-PR. Foram avaliadas as 29 Unidades Bsicas de Sade, 63 equipes da Estratgia Sade da Famlia e 408 usurios com diabetes mellitus tipo 2, no perodo de novembro de 2013 e julho de 2014. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Para analise dos dados utilizou-se os componentes estrutura, processo e resultado, a matriz SWOT, o diagrama de relaes e a estatstica descritiva e inferencial (anlise de varincia, quiquadrado e regresso logstica mltipla), considerando significativo o valor de p<0,05. Os resultados mostraram, de modo geral, que a qualidade da assistncia s pessoas com diabetes tipo 2 insuficiente, devido especialmente a ausncia de componentes da estrutura fsica, insumos, materiais e equipamentos necessrios para a assistncia; e ao processo de trabalho apontou insuficincia relacionada s aes de educao em sade, captao de casos novos, acompanhamento e monitoramento, gerenciamento das informaes, oferta de educao permanente e planejamento das aes das equipes. A adeso dos usurios aos servios oferecidos, vnculo com a equipe, envolvimento dos profissionais e oferta de atividades educativas, foram citados como potencialidades pelos enfermeiros; enquanto a no adeso ao tratamento, lacunas no processo de trabalho da equipe e reduzida disponibilidade de recursos, como limitaes na assistncia. Em relao aos atributos da ateno primria, segundo enfermeiros e usurios, evidenciou-se que no houve diferena entre as mdias apontadas no atributo acesso aos servios; diferindo da longitudinalidade, coordenao e elenco de servios que apresentaram diferena significativa nas mdias gerais. Quanto qualidade dos cuidados ofertados, observou-se que 24,0% usurios com diabetes eram aderentes alimentao adequada, 29,4% prtica de atividade fsica e 84,1% ao tratamento medicamentoso. Ainda, 27,9%, referiram complicaes da doena e 27,5% hospitalizaes decorrentes do diabetes. Verificou-se que a adeso ao tratamento medicamentoso esteve relacionada participao em atividades de educao em sade (OR= 2,83) e atendimento pelo mesmo enfermeiro (OR=2,28). A verificao da glicemia capilar, trimestralmente, e a orientao sobre a prtica de atividade fsica (OR= 0,45 e 1,93, respectivamente), mostrou-se relacionada alimentao adequada. J a prtica de atividade fsica frequente foi mais referida por aqueles que estavam satisfeitos com a assistncia recebida (OR= 2,99), que aguardavam muito tempo para serem atendido (OR= 2,51), orientados sobre o estado de sade (OR= 1,94), atendidos pelo mesmo enfermeiro (OR= 1,72), que participavam das atividades de educao em sade (OR= 0,57) e que eram atendidos no mesmo dia que procuravam a UBS (OR= 0,49). No receber orientaes sobre alimentao adequada (OR= 1,60), ter a presso arterial verificada durante as consultas (OR= 2,85) e estar satisfeito com a assistncia recebida (OR= 0,46), estiveram associadas com ausncia de complicaes microvasculares. A ausncia de hospitalizao decorrente do diabetes apresentou associao com a periodicidade de verificao da glicemia capilar (OR= 5,15), ausncia de exames nos ps (OR= 2,97), agendamento de consulta no mesmo dia (OR= 2,53) e entrega de antidiabticos orais e/ou insulina (OR= 2,90). Encontrouse taxa de 81,9% de satisfao com a assistncia, sendo maior entre os homens (OR= 2,96), que praticam atividade fsica (OR= 2,54), atendidos no mesmo dia em que vo Unidade Bsica de Sade (OR= 2,60), que recebem orientaes sobre alimentao adequada (OR=2,72), e que conseguem mostrar os resultados de exames ao mdico com maior facilidade (OR= 3,09), sendo fator de proteo, s vezes receber os antidiabticos orais e/ou insulina (OR= 0,12). Concluiu-se que h necessidade de reorganizao da assistncia s pessoas com diabetes em Maring, de modo a atingir a excelncia da qualidade do cuidado ofertado, visto que os resultados apontam assistncia aos usurios com diabetes e atributo da ateno primaria a Sade, voltados para o modelo biomdico e para as aes curativas em detrimento das de promoo da sade e preveno de agravos.

Abstract: This is an evaluative, quantitative, cross-sectional study accomplished in Maring-Pr with the objective of evaluating the quality of the attendance given to individuals with diabetes mellitus type 2 in the scope of primary health care in the municipal district of Maring-PR. Twenty-nine Basic Health Units, 63 nurses from Family Health Strategy Program and 408 patients with diabetes mellitus type 2 were assessed, from November 2013 to July 2014. Data was collected through interviews. For data analysis it was used the components structure, process and result, the SWOT matrix, the diagram of relationships and the descriptive and inferential statistics (variance analysis, chi-square and multiple logistics regression), considering significant the value of p <0.05. Results showed insufficiency or absence of components of the physical structure, inputs, materials and necessary equipment for the assistance. The work process pointed inadequacy related to the actions in health education, captivation, follow-up and supervision of new cases, management of the information, offer of permanent education, and planning of actions of the teams. The adhesion of the users to the offered services, connection with the team, the professionals' involvement and offer of educational activities, were mentioned as potentialities by the nurses; while the noncompliance to the treatment, gaps in the team work process and reduced availability of resources, as limitations in the assistance. In relation to the attributes of the primary health care, according to the nurses and users, it was evidenced that there was no difference among the pointed averages in the attribute access to the services; differing from the longitudinality of care, coordination and the kind of services provided that presented significant difference in the general averages. With relationship to the quality of the care that are offered, it was observed that 24.0% of users with diabetes were in compliance with the appropriate diet, 29.4% with the practice of physical activity and 84.1% with the medical treatment. Also, 27.9% of them referred complications of the disease and 27.5% mentioned hospitalizations due to diabetes. It was verified that the adhesion to the medical treatment was related to the participation in activities of health education (OR = 2.83) and assistance by the same nurse (OR=2.28). Checking capillary glycaemia every 3 months, and the orientation on the practice of physical activity (OR = 0.45 and 1.93, respectively), were shown to be related to a proper_diet. The practice of frequent physical activity was already more frequently mentioned by those that were satisfied with the received assistance (OR = 2.99), that waited for a long time to be assisted (OR = 2.51), informed about their health condition (OR = 1.94), assisted by the same nurse (OR = 1.72), that took part on the activities of health education (OR = 0.57) and that were assisted in the same day that sought assistance at the BHU (OR = 0.49). Having no orientation about a proper diet (OR = 1.60), having blood pressure checked during the visit to a doctor (OR = 2.85) and to be satisfied with the received assistance (OR = 0.46), were associated with absence of microvascular complications. The absence of hospitalization for problems related to diabetes presented association with the periodicity of the capillary glycaemia checking (OR = 5.15), absence of exams of the feet (OR = 2.97), a doctor visit in the same day (OR = 2.53) and delivery of oral anti-diabetic medicine and/or insulin (OR =2.90). Rates of 81.9% of satisfaction with the assistance were found, being greater among the men (OR = 2.96), who do physical exercises (OR = 2.54), are assisted in the same day they go to the Basic Health Unit (OR = 2.60), that receive orientation about a proper diet (OR = 2.72), and that are able to show the results of exams to the doctor with promptness (OR = 3.09).To receive oral anti-diabetic medicine and/or insulin (OR = 0.12) was considered a factor of protection. It was concluded that there is a need of reorganizing the assistance provided to the individuals with diabetes in Maring, in a way to reach the excellence of the quality of the care that is offered, considering that the results point to an assistance to the users with diabetes directed to the biomedical model and to the curative actions in detriment of the ones of health promotion and prevention of injuries.

Resumen: Estudio evaluativo, cuantitativo, que tuvo como objetivo evaluar la calidad de la asistencia a las personas con diabetes mellitus tipo 2 en el mbito de la atencin primaria a la salud en La ciudad de Maring-PR. Fueron evaluadas las 29 Unidades Bsicas de Salud, a 63 enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia y a 408 usuarios con diabetes mellitus tipo 2, de noviembre de 2013 a julio de 2014. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas. Para el anlisis de los datos se utilizaron los componentes estructura, proceso y resultado, La matriz SWOT, el diagrama de relaciones y la estadstica descriptiva e inferencial (anlisis de varianza, chi-cuadrado y regresin logstica mltiple), considerando significativo el valor de p<0,05. Los resultados mostraron insuficiencia o ausencia de componentes de la estructura fsica, insumos, materiales y equipamientos necesarios para la asistencia. El proceso de trabajo seal insuficiencia relacionada a las acciones de educacin en salud, captacin de casos nuevos, acompaamiento y monitoreo, administracin de las informaciones, oferta de educacin permanente y planificacin de las acciones de los equipos. La adhesin de ls usuarios a los servicios ofrecidos, vnculo con el equipo, envolvimiento de los profesionales y oferta de actividades educativas, fueron citados como potencialidades por los enfermeros; mientras la no adhesin al tratamiento, lagunas en el proceso de trabajo del equipo y reducida disponibilidad de recursos, como limitaciones en la asistencia. En relacin a los atributos de La atencin primaria, segn enfermeros y usuarios, se evidenci que no hubo diferencia entre ls medias sealadas en el atributo acceso a los servicios; difiriendo de la longitudinalidad, coordinacin y elenco de servicios que presentaron diferencia significativa en las medias generales. En cuanto a la calidad de los cuidados ofertados, se observ que el 24,0% de ls usuarios con diabetes era adherente a la alimentacin adecuada, el 29,4% a la prctica de actividad fsica y el 84,1% al tratamiento medicamentoso. Aun, el 27,9% refiri complicaciones de la enfermedad y el 27,5% hospitalizaciones derivadas del diabetes. Se verific que la adhesin al tratamiento medicamentoso estuvo relacionada a la participacin en actividades de educacin en salud (OR= 2,83) y atencin por el mismo enfermero (OR=2,28). La verificacin de la glucemia capilar, trimestralmente, y la orientacin sobre La prctica de actividad fsica (OR= 0,45 e 1,93, respectivamente), se mostr relacionada a la alimentacin adecuada. Ya la prctica de actividad fsica frecuente fue la ms referida por aquellos que estaban satisfechos con la asistencia recibida (OR= 2,99), que aguardaban a mucho tiempo para ser atendidos (OR= 2,51), orientados sobre el estado de salud (OR= 1,94), atendidos por el mismo enfermero (OR= 1,72), que participaban de las actividades de educacin en salud (OR= 0,57) y que eran atendidos en el mismo da que buscaban por La UBS (OR= 0,49). No recibir orientaciones sobre alimentacin adecuada (OR= 1,60), tener La presin arterial verificada durante las consultas (OR= 2,85) y estar satisfecho con la asistencia recibida (OR= 0,46), estuvieron asociadas con la ausencia de complicaciones microvasculares. La ausencia de hospitalizacin derivada del diabetes present asociacin com la periodicidad de verificacin de la glucemia capilar (OR= 5,15), ausencia de exmenes em los pies (OR= 2,97), cita mdica en el mismo da (OR= 2,53) y entrega de antidiabticos orales e/o insulina (OR= 2,90). Se encontr la tasa del 81,9% de satisfaccin con la asistencia, siendo mayor entre los hombres (OR= 2,96), que practican actividad fsica (OR= 2,54), atendidos en el mismo da en que van a la Unidad Bsica de Salud (OR= 2,60), que reciben orientaciones sobre alimentacin adecuada (OR= 2,72), y que consiguen mostrar ls resultados de exmenes al mdico con mayor facilidad (OR= 3,09), siendo factor de proteccin, a veces recibir los antidiabticos orales e/o insulina (OR= 0,12). Se concluye que hay la necesidad de reorganizacin de la asistencia a las personas con diabetes en Maring, de modo a alcanzar la excelencia de la calidad del cuidado ofrecido, visto que los resultados sealan que ocurren la asistencia a los usuarios con diabetes y el atributo de la atencin primaria a la Salud, estn dirigidos para el modelo biomdico y para las acciones curativas em detrimento de las de promocin de la salud y prevencin de agravios.
Data da defesa: 01/12/2014
Cdigo: vtls000220925
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Silva Marcon
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade
Nvel: Tese (doutorado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: glaucia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Aliny Lima.pdf
Tamanho: 10994 Kb (11258073 bytes)
Criado: 14-04-2016 13:15
Atualizado: 07-06-2016 11:29
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