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Ttulo [PT]: Psicologia como retrica : uma anlise das apropriaes dos conceitos vigotskianos pelo construcionismo social
Ttulo [EN]: Psychology as rhetoric: an analysis of the appropriations of Vygotsky concepts by social constructionism
Autor(es): Eduardo Moura da Costa
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Construcionismo social. Psicologia Vigostkiana. Vigotski. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social constructionism. Historical and cultural psychology. Vygotsky. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Silvana Calvo Tuleski [Orientador] - UEM
Marilda Gonsalves Dias Facci - UEM
Fernando Lacerda Jnior - UFG
Resumo:
Resumo: No presente trabalho, de natureza terico-metodolgica e conceitual, o objetivo analisar as concepes do psiclogo sovitico Lev Semenovich Vigotski que foram apropriadas pelo construcionismo social, um movimento cultural que, nas ltimas dcadas, penetrou em vrias reas do conhecimento, incluindo a Psicologia. O pressuposto construcionista de que o conhecimento, tanto o dos fenmenos humanos quanto o dos naturais, uma construo social, criada e mantida pelas necessidades de cada comunidade. A verdade no teria suportes seguros na realidade, mas seu acesso seria possvel apenas nos grupos que a criam. O prprio homem seria uma construo social, isto , que se desenvolveria na relao com o outro, mediada pela linguagem. A hiptese do trabalho que, ao se apropriar de conceitos de Vigotski, os autores os deslocam de seu sistema conceitual, cuja raiz est no mtodo materialista histrico-dialtico. Esta pesquisa vai na direo oposta do relativismo ps-moderno, que pouco se importa com a coerncia filosfica e metodolgica das teorias, muito menos com a prxis, isto , a coordenao entre interpretao e transformao da realidade. Para alcanar os objetivos propostos, o trabalho foi dividido em trs sees. A primeira dedicada ao construcionismo social. Analisa-se o contexto histrico no qual ele surgiu, suas principais premissas, os antecedentes tericos e algumas das principais crticas a esse movimento na Psicologia. Na segunda seo, apresenta-se a Psicologia Histrico-Cultural de Vigotski, retomando-se suas premissas basilares para verificar se o construcionismo lhes fiel. Por fim, na ltima seo, faz-se um contraponto entre as duas vises analisadas. Apresenta-se a verso responsivo-retrica do construcionismo e abordam-se tanto a forma como Vigotski apropriado quanto os limites dessa interpretao. Ao final, analisam-se as incoerncias apresentadas na apropriao dos conceitos vigotskianos, identificando-as como o problema de fundo dessa viso de mundo. A chave de tal problema seria a concepo idealizada de linguagem, na qual esta seria independente da reproduo material da sociedade. Alm disso, grande parte dos construcionistas, de forma deliberada ou no, confundem a forma de obteno do conhecimento com o objeto a ser conhecido. Para o materialismo dialtico, base metodolgica da psicologia vigostkiana, o conhecimento cientfico mediado pela linguagem, pelas prticas sociais e pelos fenmenos naturais e sociais, no se tratando portanto de uma construo puramente lingustica. Ou seja, a produo do conhecimento acompanha a forma de reproduo material da sociedade, isto , a forma do trabalho, desenvolvido ao longo de complexos processos histricos e sociais. Conclui-se que a concepo construcionista est em desacordo com as proposies de Vigotski: seu referencial terico no pode ser incorporado ao referido movimento a no ser que seja descolado de seu sistema conceitual e de sua base filosfico-metodolgica.

Abstract: In the present study, with theoretical-methodological and conceptual nature, the objective is to analyze the conceptions of the Soviet psychologist Lev Semenovich Vygotsky that were appropriated by the social constructionism, a cultural movement that, in recent decades, has penetrated into various fields of knowledge, including Psychology. The constructionist presupposition is that the knowledge, both the human and the natural phenomena, is a social construction, created and maintained by the needs of each community. The truth would not have secure supports in reality, but their access would be possible only in groups that create them. The man himself would be a social construction, that would develop in relation to the other, mediated by language. The hypothesis of this work is that by appropriating concepts of Vygotsky, the authors displace them from their conceptual system, whose root are in the historical and dialectical materialist method. This research goes in the opposite direction of postmodern relativism, which cares little about the philosophical and methodological consistency of theories, even less with the praxis, that is, coordination between interpretation and transformation of reality. To achieve the proposed objectives, This study was separated into three sections. The first is dedicated to the social constructionism. Analyzes the historical context in which it originated, their main assumptions, the theoretical background and some of the main criticisms to this movement in psychology. The second section it presents the Historical and Cultural Psychology of Vygotsky, returning to its basic premises to check if the constructionism it is faithful to them. Finally, the last section, it is a counterpoint between the two visions analyzed. Presents the rhetorical-responsive version of constructionism and address both - the way in which Vygotsky is appropriate as the limits of that interpretation. Finally, we analyzes the inconsistencies presented in the appropriation of Vygotsky's concepts, identifying them as the basic problem of this world view. The key to this problem would be the idealized conception of language in which this would be independent of the material reproduction of society. In addition, much of the constructionists, in a deliberately way or not ,confound the form of acquisition of knowledge with the object to be known. For dialectical materialism, methodological basis of Vygotskyan psychology, scientific knowledge is mediated by the language, the social practices and the natural and social phenomena; it is not therefore a purely linguistic construction. This way, the production of knowledge follows the form of material reproduction of society, the shape of the work, developed over complex historical and social processes. It concludes that the constructionist conception is in disagreement with the proposals of Vygotsky: his theoretical framework can not be incorporated into this movement unless it is taken off from its conceptual system and its philosophical and methodological basis.
Data da defesa: 27/03/2015
Cdigo: vtls000220939
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Silvana Calvo Tuleski
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2015_Eduardo Moura.pdf
Tamanho: 1506 Kb (1541904 bytes)
Criado: 22-04-2016 16:27
Atualizado: 22-04-2016 16:32
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