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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Educao permanente em sade e a interface com a gesto do cuidado
Ttulo [EN]: Permanent Education and interface with care management
Autor(es): Maria Antonia Ramos Costa
Palavras-chave [PT]:

Educao Permanente. Educao em Enfermagem. Administrao dos cuidados ao paciente. Educao e sade. Papel do profissional de enfermagem. Gesto do cuidado. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Permanent Education. Education in Nursin. Administration of patients care. Brazil.
rea de concentrao: Gesto do Cuidado
Titulao: Doutor em Enfermagem
Banca:
Laura Misue Matsuda [Orientador] - UEM
Sonia Maria Vilela Bueno - EERP-USP
Aida Maris Peres - UFPR
Maria do Carmo Loureno Haddad - UEL
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera - UEM
Resumo:
Resumo: A Educao Permanente em Sade (EPS), por ser estruturada a partir da problematizao do processo de trabalho, considerada estratgia que possibilita transformar as prticas profissionais e organizacionais. Neste estudo, para analisar a Educao Permanente em Sade como meio que contribui na melhoria da gesto do cuidado, utilizou-se o mtodo Itinerrio de pesquisa, aliada tcnica Crculo de Cultura, a qual traduz a concepo dialgica de Paulo Freire, pautada na prtica investigativa, participativa e problematizadora. Portanto, o presente estudo teve como objetivo geral, analisar a prtica educativa em sade e sua relao com a gesto do cuidado na perspectiva de enfermeiros envolvidos na ateno hospitalar. Participaram 15 enfermeiros supervisores, de um hospital pblico, situado na regio Noroeste do estado do Paran, durante o perodo de maio a julho de 2014. Os dados foram coletados e analisados segundo o referencial terico e metodolgico proposto por Paulo Freire por meio da abordagem qualitativa. Nesse processo, a coleta de dados se deu por meio do Crculo de Cultura e a anlise, pela transcrio das falas; investigao temtica/pesquisa das palavras geradoras; codificao/descodificao e; desvelamento crtico que, ao final, resultaram nos seguintes temas essenciais: Educao permanente em sade: a concepo freireana como subsdio gesto do cuidado. Neste tema foi constatado que pesquisas realizadas no campo da sade, em especial da Educao Permanente, que se utilizam da concepo freireana so incipientes; Educao Permanente em sade: dificuldades conceituais e implicao para a gesto do cuidado, na qual se destacou a dificuldade apresentada pelos participantes, na diferenciao entre as estratgias educativas que podem ser utilizadas pelos enfermeiros no processo de qualificao da sua equipe, quais sejam: educao continuada, educao em servio e educao permanente; Concepo de enfermeiros sobre a gesto do cuidado, o qual identificou que a concepo sobre gesto do cuidado apresenta-se fragmentada entre atividades assistenciais e administrativas e que as principais dificuldades para coloc-la em prtica, se relacionam falta de qualificao da equipe; desmotivao dos profissionais e; falta de padronizao de tcnicas e procedimentos. Por fim, o tema essencial Educao Permanente em Sade e a interface com a gesto do cuidado: potencialidades e fragilidades, denotou que a Educao Permanente percebida pelos enfermeiros como um processo que permite avanos prtica acolhedora da equipe de enfermagem, com foco no desenvolvimento das pessoas e na gesto do cuidado. Concluiu-se que, de acordo com a percepo dos enfermeiros investigados, a EPS conforma-se como estratgia potente para a qualificao da gesto e do cuidado. Alm disso, o Crculo de Cultura, por possibilitar a construo de saberes coletivos, alicerados em situaes reais da prtica laboral, tende promover aes educativas eficientes e efetivas pelo enfermeiro, no ambiente hospitalar.

Abstract: Since Permanent Education in Health (PEH) is structured on the problematization of the labor process, it is a strategy that transforms professional and organizational practices. In the present study, to analyze the permanent health education as a way to contribute to care management, an itinerary method of research was used, allied to the Culture Circle method which explains Paulo Freires dialogic concept based on investigation, participation and problematizing practice. Therefore, the present study had as main goal, to analyze the health educational practice and its relation to care management according to nurse involved in hospital attention. Fifteen supervisor-nurses from a government-run hospital in the northwestern region of the state of Paran, Brazil, participated in the project between June and July 2014. Data were collected and analyzed according to the theoretical and methodological referential proposed by Paulo Freire. Data collection occurred through the Culture Circle and analysis was undertaken by the transcription of discourses; thematic investigation/research of generative words; coding/decoding; critical revelation that resulted in the following essential themes. Permanent Education in health: Freires concept as a subsidy to care management: the theme enhanced that research in health employing Freirean concepts, especially on Permanent Education, were only fledging. Permanent Education in Health: Conceptual Difficulties and Implications for care management: the theme underscored the difficulties mentioned by the participants in the differentiation between educational strategies that may be employed by nurses in the upgrading of the team, or rather, continuous education, education during work and permanent education. The nurses concepts on care management: the theme identified that the concept on care management is fragmented between assistance and administration activities and that the main difficulties comprise lack of upgrading of the team, demotivation of health professionals and lack of standardization of techniques and protocols. The essential theme Permanent Health Education and Interface with care management: Capacities and Weaknesses showed that permanent education is perceived by nurses as a process which triggered progress in the welcome practice of the nursing team, with special focus on the development of people and on care management. Results reveal that, according to the perception of the nurses, PEH is a powerful strategy for the qualification of management and care. Further, the Culture Circle promotes efficient and effective educational activities by nurses within the hospital milieu, since it builds collective knowledge based on true situations of work practice.

Resumen: La Educacin Permanente en Salud (EPS), por ser estructurada a partir de la problematizacin del proceso de trabajo, es considerada estrategia que posibilita transformar las prcticas profesionales e organizacionales. En este estudio, para analizar la Educacin Permanente en Salud como medio que contribuye en la mejora de la gestin del cuidado, se utiliz el mtodo Itinerario de investigacin, asociada a la tcnica Crculo de Cultura, la cual traduce la concepcin dialgica de Paulo Freire, pautada en la prctica investigativa, participativa y que problematiza. Por lo tanto, el presente estudio tuvo como objetivo general, analizar la prctica educativa en salud y su relacin con la gestin do cuidado na perspectiva de enfermeros involucrados en la atencin hospitalaria. Participaron 15 enfermeros supervisores, de un hospital pblico, ubicado en la regin Noroeste del estado de Paran, durante el perodo de mayo a julio de 2014. Los datos fueron colectados y analizados segn el referencial terico y metodolgico propuesto por Paulo Freire por medio del abordaje cualitativo. En ese proceso, la colecta de datos se dio por medio del Crculo de Cultura y el anlisis, por la transcripcin de las hablas; investigacin temtica/pesquisa de las palabras generadoras; codificacin/descodificacin y; desvelamiento crtico que, al final, resultaron en los siguientes temas esenciales: Educacin permanente en salud: a concepcin freireana como subsidio a la gestin del cuidado. En este tema se constat que investigaciones realizadas en el campo de la salud, en especial de la Educacin Permanente, que se utilizan de la concepcin freireana son incipientes; Educacin Permanente en salud: dificultades conceptuales e implicacin para la gestin del cuidado, en el cual se destac la dificultad presentada por los participantes, en la diferenciacin entre las estrategias educativas que pueden ser utilizadas por los enfermeros en el proceso de cualificacin de su equipo, cules sean: educacin continuada, educacin en servicio y educacin permanente; Concepcin de enfermeros sobre la gestin del cuidado, lo cual identific que la concepcin sobre gestin del cuidado se presenta fragmentada entre actividades asistenciales y administrativas y que las principales dificultades para ponerlas en prctica, se relacionan a la falta de calificacin del equipo; desmotivacin de los profesionales y; falta de normalizacin de tcnicas y procedimientos. Por fin, el tema esencial Educacin Permanente en Salud y el Interface con la gestin del cuidado: potencialidades y fragilidades, denot que la Educacin Permanente es percibida por los enfermeros como un proceso que permite avances a la prctica acogedora del equipo de enfermera, con foco en el desarrollo de las personas y en la gestin del cuidado. Se concluye que, de acuerdo con la percepcin de los enfermeros investigados, la EPS se conforma como estrategia potente para la calificacin de la gestin y del cuidado. Adems de eso, el Crculo de Cultura, por posibilitar la construccin de saberes colectivos, anclados en situaciones reales de la prctica laboral, tiende a la promover acciones educativas eficientes y efectivas por el enfermero, en el ambiente hospitalario.
Data da defesa: 18/05/2015
Cdigo: vtls000221936
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Laura Misue Matsuda
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Tese (doutorado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE MARIA ANTONIA RAMOS COSTA.pdf
Tamanho: 1493 Kb (1529298 bytes)
Criado: 10-05-2016 16:55
Atualizado: 10-05-2016 17:09
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