Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
Título [EN]: Teaching of astronomy in primary education: perception and knowledge teachers for teacher training
Autor(es): Alessandra Daniela Buffon
Palavras-chave [PT]:

Ensino de astronomia. Formação de professores. Saberes docentes. Percepção docente. Ensino fundamental. Astronomia. Ensino fundamental. Ensino de ciências. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Astronomy teaching. Teacher training. Teachers knowledge. Teacher perception. Primary School. Brazil.
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Fernanda Peres Ramos - UTFPR
Polonia Altoé Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar /acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: "Qual a importância da Astronomia no Ensino?" e "O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?". Tais questionamentos tentam ser correspondidos por meio da detecção da importância e pela compreensão dos Saberes docentes necessários, o que por sua vez, possivelmente permitira ampliar o Ensino de Astronomia em sala de aula. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos, uma vez que as histórias de vida e formação se constituem como uma abordagem das metodologias hermenêuticas de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de discursos, gravados em vídeo. As análises dos dados obtidos foram divididas em categorias para que o fenômeno pudesse ser identificado. O presente estudo pretende apontar a necessidade de uma reflexão sobre a relação entre a formação docente e o Ensino de Astronomia, dialogando com Langhi e Nardi (2012); Tardif (2007); entre outros. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, e preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, contrapondo seus discursos com os pesquisadores dessa área, estreitando a relação entre universidades e escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas as necessidades emergentes dos docentes.

Abstract: The research has as its central point to understand the importance that teachers assign to Astronomy Teaching in Primary Education, as well as understand the teachers necessary knowledge that allow them to face the challenges of school / academic every day. Thus, it is established key questions of concerns and problems like: "What is the importance of Astronomy in school?" And "What is needed to expand the Astronomy in the classroom?" These questions try to be matched by detecting the importance of the necessary knowledge of teacher and also of its understanding which in tum possibly will expand the Astronomy Teaching in the classroom. In order to answer these questions the interlocutors of the research are teachers of the discipline of Sciences (Brazil) / Physical chemistry (Portugal) and researchers at the teacher training area of Astronomy Teaching countries of Brazil and Portugal. The methodology used for data collection and analysis governs phenomenological principles, since the stories of life and formation are constituted as an approach to hermeneutics research methodologies. The data was collected through discourses recorded on video. The analysis of the data was divided into categories so that the phenomenon could be identified. The present study intends to point out the need for a reflection on the relationship between teacher education and the Astronomy Teaching dialogue with Langhi and Nardi (2012); Tardif (2007); among others. As a result it can be seen that the importance of astronomy for teaching is established by five aspects: the content related to the topic; curiosity; the taste of the student; interest in science; and cultural issues. To expand Astronomy role play in the classroom is necessary to pay attention also to five notes: reports of experience; the improvement and teacher training; teaching resources; the extension of time; and experimental and extracurricular activities. It is concluded that to achieve quality education for students is necessary to give voice to teachers facing the challenges of introducing astronomy every day in schools, opposing his discourses with researchers in this field, strengthening the relationship between universities and schools in order to create opportunities for continued education facing the emerging needs of teachers.
Data da defesa: 22/02/2016
Código: vtls000222139
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)
UEM:

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Alessandra Buffon.pdf
Tamanho: 1895 Kb (1940174 bytes)
Criado: 20-05-2016 14:35
Atualizado: 20-05-2016 14:52
Visitas: 1171
Downloads: 22

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.