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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Novas perspectivas para o experimento da vela por meio de uma abordagem histrica
Autor(es): Dbora Cristina Curto da Costa Bocato
Palavras-chave [PT]:

Ensino de qumica. Histria da cincia. Episdios da combusto. Aprendizagem significativa. Modelo epistemolgico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Chemistry Teaching. History of Science. Episodes of Combustion. Meaningful. Learning. Epistemological Model. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Deividi Marcio Marques - UFU
Marcelo Maia Cirino - UEL
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades didticas da abordagem histrica do fenmeno da combusto junto alunos do primeiro ano de um curso de Licenciatura em Qumica. O experimento de observao de uma vela proposto no ensino mdio e tambm em disciplinas introdutrias de alguns cursos superiores da rea de Cincias Naturais normalmente adotado para que o aluno conhea e exercite o "mtodo cientfico". Tal procedimento refora a concepo ingnua de que o conhecimento adquirido a partir do mtodo emprico-indutivista, o qual postula que o conhecimento comea com a observao, alm de consolidar uma viso linear, a-histrica e progressista da cincia. Propusemos uma abordagem histrica desse experimento, utilizando-o para apresentao e discusso das teorias de combusto de Carl Scheele, Joseph Priestley e Antoine Lavoisier, que rivalizaram no sculo XVIII. Alunos do primeiro ano de uma Universidade Pblica do Paran refizeram o experimento em seu modo clssico e posteriormente foram levantadas discusses sobre as concluses equivocadas que este experimento pode trazer. Em seguida eles realizaram atividades direcionadas tendo como base estudos voltados para a Histria da Qumica, particularmente do trabalho dos estudiosos citados. A abordagem histrica sobre os episdios da combusto possibilitou aos alunos uma aprendizagem significativa dos conhecimentos cientficos, isso porque eles tiveram acesso ao processo de construo das teorias e puderam entender a Cincia como uma produo social. Alm disso, a atividade realizada tornou possvel que os acadmicos comeassem a assimilar um novo modelo epistemolgico, no qual esto presentes a no neutralidade e os conflitos inerentes elaborao de novas teorias. Nesse sentido, eles passaram a compreender o processo no linear da produo do conhecimento, bem como os embates tericos envolvidos e tiveram a oportunidade de aperfeioar suas concepes, construindo uma viso mais crtica, social e histrica acerca da Cincia e seu funcionamento.

Abstract: The aim of this work was to investigate the didactic potential of the historical approach of the combustion in the first year students of an undergraduate Chemistry course. The experimental observation of a candle proposed in high school and in introductory courses of some higher education courses in Natural Sciences is usually adopted for the student to know and exercise the "scientific method". This procedure strengthens the naive notion that knowledge is acquired from the empirical-inductive method, which postulates that knowledge begins with observation, besides consolidating a linear view, ahistorical and progressive science. We propose a historical approach of this experiment, using it for presentation and discussion of combustion theories of Carl Scheele, Joseph Priestley and Antoine Lavoisier, who faced the eighteenth century. First year students of a Public University of Paran State in Brazil performed the experiment in its classic mode and subsequently discussed about the wrong conclusions that this experiment can bring. Then they conducted targeted activities based on studies focused on the history of chemistry, particularly the work of the aforementioned scholars. The historical approach of the episodes of the combustion enabled students to meaningful learning of scientific knowledge. They had access to the process of construction of theories and might perceive science as a social production, and the activity carried out allowed the scholars began to take ownership of a new epistemological model, in which are present the non-neutrality and conflicts inherent to the development of new theories. In this sense, they have come to understand the nonlinear process of knowledge production as well as the theoretical debates involved and had the opportunity to perfect their designs, building a more critical, social and historical view about Science and how it works.
Data da defesa: 26/02/2016
Cdigo: vtls000222544
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Contbeis)
UEM:

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DBORA CRISTINA - Dissertao CD.pdf
Tamanho: 3462 Kb (3545444 bytes)
Criado: 24-06-2016 08:24
Atualizado: 24-06-2016 08:30
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