Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O processo de construo de identidades docentes no mbito do programa institucional de bolsas de iniciao docncia - PIBID/Biologia
Autor(es): William Cleston Eibel
Palavras-chave [PT]:

Formao inicial de professores, Ensino de biologia, Identidade docente, Biologia, Ensino, Formao inicial, PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia), Biologia - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Initial training. Teacher identity. Graduation. Pibid/Biology. - Brazil
rea de concentrao: Formao de Professores
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Marcelo Maia Cirino [Orientador] - UEL
Lourdes Aparecida Della Justina - UNIOESTE
lvaro Lorencini Junior - UEL
Resumo:
Resumo: Para compreender o cenrio no qual a docncia se constitui, considerando as novas demandas que motivam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, investigamos a participao de bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia-Pibid / Subprojeto de Biologia, de uma universidade pblica do estado do Paran, com o objetivo de identificar e analisar os problemas e dificuldades vivenciadas pelos graduandos ainda em formao. Esta pesquisa investigou, principalmente, a construo das identidades docentes influenciadas pela insero do licenciado neste projeto. O objetivo foi identificar e analisar como a participao dos discentes nas atividades do Pibid em Biologia tem contribudo para a formao de suas identidades docentes. A pesquisa se utilizou de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. A anlise desses dados deu-se de acordo com os pressupostos terico-metodolgicos da Anlise de Contedo de Bardin (1977), com a emergncia posterior de categorias e subcategorias de anlise. A anlise dos dados nos permitiu verificar que o auto reconhecimento dos participantes no mbito do Pibid / Biologia, assim como o auto reconhecimento, perante seus pares, familiares e a sociedade, influenciou fortemente o processo de construo de suas identidades docentes ao longo do processo de formao inicial. Os resultados dessa investigao apontam no sentido de que o Pibid um programa que contribui de maneira efetiva para a construo das identidades docentes dos licenciados de Biologia possibilitando o desenvolvimento e o compartilhamento dos saberes e da complexidade do cotidiano escolar nas atividades de ensino junto aos alunos da Educao Bsica, alm de incentivar as aes crticas e reflexivas sobre as relaes entre a teoria e a prtica docente

Abstract: To understand the scenery in which the teaching profession constitutes, where the new demands that motivate teachers to redefine their roles, tasks and identities. We investigated the participation of stock markets Institutional Project Initiation Scholarship of the teaching profession - Pibid / Subproject of Biology, in a Public University from Parans State; with the objective to identify and analyze the problems and difficulties experienced by the undergraduates still in training. This study investigated, mainly, the teachers construction identities influenced by the insertion of the licensee in this project. The objective was to identify and analyze how the learners participation in the Pibids Biology activities has contributed to the formation of their teacher identities. The research used a qualitative approach using as data collection instrument, structured interviews. The analysis of these data was given according to the methodological-theoretical assumptions analysis of content from Bardin (1977), with the emergences categories and subcategories posterior analysis. This data analysis allowed us to verify that the self-recognition of the participants under the Pibid/Biology, as well as the alterrecognition, with their peers, family and society, strongly influenced the process of construction of their teacher identities along the process of initial training. The results from this research suggest that the Pibid is a program that effectively contributes to teachers identities licensees in Biology, construction. Enabling the development and sharing knowledge and the complexity of the everyday school in teaching activities with their students at Basic Education. In addition to encouraging the critical actions and reflexive relations between theory and the teaching practice
Data da defesa: 25/02/2016
Cdigo: vtls000223321
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Maia Cirino
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao Final 10.05 (2).pdf
Tamanho: 1330 Kb (1362186 bytes)
Criado: 25-08-2016 08:59
Atualizado: 31-08-2016 10:20
Visitas: 325
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.