Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A modelagem matemática e o desenvolvimento da autonomia : um estudo com estudantes do ensino médio
Autor(es): Ingridi Rodrigues Charal Galvani
Palavras-chave [PT]:

Modelagem matemática, Autonomia de estudantes, Ensino da matemática, Pressupostos de Paulo Freire - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Mathematical Modeling. Autonomy. Student. - Brazil
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciências e a Matemática
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Ana Paula dos Santos Malheiros - UNESP
Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar atitudes dos estudantes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática que são concernentes com as características de autonomia segundo Paulo Freire. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, para nos subsidiar na análise das ações desenvolvidas em sala de aula, juntamente com uma caracterização de autonomia segundo os livros de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Por uma Pedagogia da Pergunta e Pedagogia do Oprimido, que durante a atividade de Modelagem possibilitam o desenvolvimento da autonomia do estudante. A coleta de dados foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, do período noturno, situada em uma cidade a noroeste do Estado do Paraná, durante as aulas de observação e a implementação de três atividades de Modelagem Matemática. As análises das intervenções ocorridas durante a realização das atividades de Modelagem Matemática propostas apontam que atitudes dos estudantes, próprias da atividade de Modelagem favorecem o desenvolvimento da sua autonomia

Abstract: This research aims to identify attitudes of students in the development of Mathematical Modeling activities that are concerned with the autonomy characteristics according to Paulo Freire. To support this research used as a methodology to action-research, for the support in the analysis of the actions developed in the classroom, along with a characterization of autonomy according to Paulo Freire's books: Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice, For a Pedagogy of Question and Pedagogy of the Oppressed, that during the Modeling activity enable the development of the autonomy of the student. Data collection was carried out in a class of 3rd year of High School, the public school system, the nighttime, located in a town northwest of Paraná, during classroom observation and the implementation of three Mathematics Modeling activities. The analysis of the interventions during the of Mathematical Modeling activities proposed activities show that students' attitudes, own the modeling activity favor the development of their autonomy
Data da defesa: 29/02/2016
Código: vtls000223417
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para as Ciências e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO INGRIDI.pdf
Tamanho: 3562 Kb (3646978 bytes)
Criado: 02-09-2016 11:07
Atualizado: 02-09-2016 11:11
Visitas: 1086
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar