Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A modelagem matemtica e o desenvolvimento da autonomia : um estudo com estudantes do ensino mdio
Autor(es): Ingridi Rodrigues Charal Galvani
Palavras-chave [PT]:

Modelagem matemtica, Autonomia de estudantes, Ensino da matemtica, Pressupostos de Paulo Freire - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Mathematical Modeling. Autonomy. Student. - Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincias e a Matemtica
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Ana Paula dos Santos Malheiros - UNESP
Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar atitudes dos estudantes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemtica que so concernentes com as caractersticas de autonomia segundo Paulo Freire. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa-ao, para nos subsidiar na anlise das aes desenvolvidas em sala de aula, juntamente com uma caracterizao de autonomia segundo os livros de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa, Por uma Pedagogia da Pergunta e Pedagogia do Oprimido, que durante a atividade de Modelagem possibilitam o desenvolvimento da autonomia do estudante. A coleta de dados foi realizada em uma turma de 3 ano do Ensino Mdio, da rede pblica de ensino, do perodo noturno, situada em uma cidade a noroeste do Estado do Paran, durante as aulas de observao e a implementao de trs atividades de Modelagem Matemtica. As anlises das intervenes ocorridas durante a realizao das atividades de Modelagem Matemtica propostas apontam que atitudes dos estudantes, prprias da atividade de Modelagem favorecem o desenvolvimento da sua autonomia

Abstract: This research aims to identify attitudes of students in the development of Mathematical Modeling activities that are concerned with the autonomy characteristics according to Paulo Freire. To support this research used as a methodology to action-research, for the support in the analysis of the actions developed in the classroom, along with a characterization of autonomy according to Paulo Freire's books: Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice, For a Pedagogy of Question and Pedagogy of the Oppressed, that during the Modeling activity enable the development of the autonomy of the student. Data collection was carried out in a class of 3rd year of High School, the public school system, the nighttime, located in a town northwest of Paran, during classroom observation and the implementation of three Mathematics Modeling activities. The analysis of the interventions during the of Mathematical Modeling activities proposed activities show that students' attitudes, own the modeling activity favor the development of their autonomy
Data da defesa: 29/02/2016
Cdigo: vtls000223417
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para as Cincias e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO INGRIDI.pdf
Tamanho: 3562 Kb (3646978 bytes)
Criado: 02-09-2016 11:07
Atualizado: 02-09-2016 11:11
Visitas: 1067
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.