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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Associaes esportivas e o poder Pblico de Maring/PR : uma relao de dependncia tutelar?
Ttulo [EN]: Sports Associations and the Government of Maring/PR: a relationship of dependency guardianship?
Autor(es): Andrea Luiza Alves Silveira
Palavras-chave [PT]:

Associaes esportivas. Dependncia tutelar. Esportes. Polticas sociais. Interdependncia. Campo poltico burocrtico. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sport. Tutelary Dependency. Interdependence. Political-Bureaucratic
Field. Sports Associations. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestrado em Educao Fsica
Banca:
Fernando Augusto Starepravo [Orientador] - UEM
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Fernando Marinho Mezzadri - UEM
Resumo:
Resumo: O governo do Estado Novo, implantado por Getulio Vargas, foi regido pelo autoritarismo burocrtico, condutas populistas e clientelistas que conferiram ao esporte um carter utilitarista, salvacionista e paternalista. Tais prticas estabeleceram entre o Estado e o Campo Esportivo uma relao de dependncia tutelar que sobrevive mesmo apos a promulgao da Constituio Federal de 1988, que resgatou a garantia de autonomia das instituies esportivas. Nesse perodo, especialmente a partir dos anos 1990, iniciou-se um grande processo de descentralizao de polticas sociais no Brasil, com a insero do mercado e do Terceiro Setor em parcerias com o Estado, para a execuo de servios pblicos. Para auxiliar na compreenso do atual modelo esportivo brasileiro, tanto na esfera nacional, quanto na estadual e municipal, sendo esta ultima o foco desta pesquisa, fez-se uso da contribuio trazida pela Teoria do Neo corporativismo, do referencial terico da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu e da Policy Analysis de Klaus Frey, para analisar se as relaes estabelecidas entre o Poder Publico Municipal de Maring/PR e as Associaes Esportivas (Terceiro Setor) caracterizam traos de dependncia tutelar. Tendo como recorte temporal os anos de 2005 a 2014, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, posteriormente submetidas a Analise de Contedo (BARDIN, 2011), com os Secretrios de Esportes e Lazer do perodo e os representantes das cinco Associaes Esportivas cujas modalidades mais receberam recursos oriundos do Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maring, quais sejam: basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol. Tambm foram analisados documentos disponibilizados no Portal da Transparncia Municipal, relatrios contbeis e a legislao de esportes que contribuiu na formatao da atual poltica publicam de esportes maringaenses. Paralelamente as analises, realizou-se uma contextualizao histrica do Campo Poltico-Burocrtico no Municpio, buscando identificar a motivao da criao das Associaes Esportivas e a trajetria dos agentes pblicos e privados envolvidos nesse processo. Trs categorias de analise foram obtidas: administrativo, tcnico/esportivo e financeiro. Da primeira, destacaram-se os problemas recorrentes de ma gesto administrativa das Associaes Esportivas, apontando para a necessidade de formao adequada tanto dos agentes pblicos, quanto dos privados envolvidos no processo. Da categoria tcnico/esportivo evidenciou-se a existncia de um capital esportivo por parte dos tcnicos esportivos das Associaes, considerados como mais bem preparados que os tcnicos esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer. Da categoria financeira foi acentuada a dependncia das Associaes Esportivas em relao aos recursos fsicos e financeiros do Poder Publico, indicando que a manuteno dos repasses e condio necessria para a sobrevivncia dessas instituies. Finalmente, apesar das Associaes Esportivas e da Secretaria de Esportes e Lazer terem seus trunfos nesse jogo, a poltica publica tem ocorrido e sido sustentada por relaes de interdependncia entre essas instituies.

Abstract: The government of the Estado Novo, implemented by Getlio Vargas, was governed by bureaucratic authoritarianism, populist and clientelism conduct that gave the sport a utilitarian character, salvationists and patronizing. Such practices established between the State and the Sports Field a dependent relationship protect surviving even after the promulgation of the Constitution of 1988, which rescued the guarantee of autonomy of sports institutions. During this period, especially from the 1990s, it began a major process of decentralization of social policies in Brazil, with the insertion of the market and the Third Sector in partnership with the State, to perform public services. To assist in understanding the current Brazilian sports model, both at the national level, as the state and municipal levels, the latter being the focus of this research, was made use of the contribution brought by the neo-corporatism theory, the theoretical framework of the Theory of Fields by Pierre Bourdieu and the Policy Analysis by Klaus Frey, to analyze the relationships established between the Municipal Government of Maringa/PR and Sports Associations (Third Sector) featuring traces of tutelary dependency. With the time frame the years 2005 to 2014, interviews were conducted semi-structured, then submitted to content analysis (Bardin, 2011), with the Secretaries of Sports and Leisure of the period and the representatives of the five Sports Associations whose modalities received more funds from the Incentive Program for Amateur Sport Maringa, namely: basketball, football, futsal, handball and volleyball. They were also analyzed documents available on the website of Municipal Transparency, financial reporting and the rules of sports which contributed in shaping current public policy maringaense sports. In parallel to the analysis, there was a historical contextualization of the Political- Bureaucratic Field in the city, seeking to identify the motivation for the creation of the Sports Associations and the trajectory of public and private stakeholders in this process. Three categories were obtained: administrative, technical/sporting and financial. First, the highlights were the recurrent problems of poor administrative management of Sports Associations, pointing to the need for proper training of both public officials, the private involved. Technical/sports category showed the existence of a sports capital by the coaches of Associations, considered better prepared than the coaches of the Sports and Recreation Department. The financial category was pronounced dependence of Sports Associations in relation to physical and financial resources of the Government, indicating that the maintenance of lending is a necessary condition for the survival of these institutions. Finally, despite the Sports Associations and Sports and Leisure Department have their strengths in this game, public policy has occurred and been sustained by relations of interdependence between these institutions.
Data da defesa: 11/03/2016
Cdigo: vtls000223600
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ANDREA LUIZA ALVES SILVEIRA.pdf
Tamanho: 1536 Kb (1572611 bytes)
Criado: 14-09-2016 13:58
Atualizado: 14-09-2016 14:11
Visitas: 1068
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