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Ttulo [PT]: Estresse docente : a espiral do conhecimento como base para estratgias de enfrentamento em escolas pblicas ofertantes de educao profissional na cidade de Foz do Iguau (PR)
Autor(es): Fernando Roberto Varnier Fernandes
Palavras-chave [PT]:

Estresse docente. Espiral do conhecimento. Modelo SECI. Estratgia de enfrentamento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Stress. SECI Model. Coping Strategies. Teaching. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Estratgia
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Deisy Cristina Corra Igarashi [Orientador] - UEM
Silvio Antonio Ferraz Cario - UFSC
Jos Paulo de Souza - UEM
Resumo:
Resumo: O trabalho do docente atuante nas escolas pblicas de ensino fundamental e mdio cada vez mais permeado por demandas sociais e burocrticas que tem como consequncias extensas jornadas de trabalho que, frequentemente, estendem-se para alm do horrio de expediente. A sobrecarga de trabalho e as precrias condies estruturais dos estabelecimentos escolares da rede pblica so apontadas como agentes potencialmente geradores de estresse entre docentes. Caracterizado por conjuntos inespecficos de sintomas fisiolgicos, psicolgicos e sociais, o estresse costuma ter como uma de suas consequncias a reduo da resistncia do organismo s doenas profissionais decorrentes da exposio a condies e agentes insalubres (p de giz, poeira, fungos, toner, rudo, extremos de temperatura) e do esforo requerido pela profisso (uso intensivo da voz, movimentos repetitivos, postura inadequada mantida por perodos extensos). O desconforto causado por tais doenas torna-as, alm de consequncias, tambm estmulos capazes de acentuar o estresse docente, iniciando um ciclo no qual o estresse facilita a doena e esta, por sua vez, facilita o estresse. Se mantido por perodos prolongados, este ciclo somente pode ser rompido com o auxlio de profissionais da rea da sade porm, se percebido em seus estgios iniciais, aes destinadas eliminao/reduo de agentes estressores e/ou ao restabelecimento das energias do indivduo, denominadas estratgias de enfrentamento, so capazes de impedir o desenvolvimento de estresse patolgico, alm de preservar a sade e o desempenho dos educadores. Uma caracterstica comum a muitas das estratgias de enfrentamento citadas na literatura a necessidade de conhecimento a respeito das prprias estratgias de enfrentamento, mas tambm do estresse, suas causas e consequncias. Nesse sentido, a criao e o compartilhamento de conhecimento a respeito do estresse nas escolas pblicas teria potencial para mitigar seus efeitos negativos sobre a sade dos professores. Isto posto, o presente estudo prope a anlise das possveis relaes entre a dinmica de criao e compartilhamento de conhecimento denominada "Espiral do Conhecimento" ou "modelo SECI" (Socializao, Externalizao, Combinao, Internalizao) e as estimativas do nvel de estresse de educadores que atuam em cinco estabelecimentos pblicos de ensino ofertantes da modalidade de educao profissional na cidade de Foz do Iguau (PR). Esta pesquisa faz uso de tcnicas qualitativas (grupos de foco, observao direta e anlise documental) para obter dados contextuais e experienciais com respeito vivncia de estresse dos pesquisados, que sero usados para a criao de um questionrio cujos dados visam obteno de uma estimativa numrica do nvel de estresse dos educadores em questo e desvendar suas relaes com a Espiral do Conhecimento, estratgias de enfrentamento e estressores. Os resultados mostram uma relao positiva entre a presena de atitudes relacionadas Espiral do Conhecimento e as estimativas de estresse dos educadores, provavelmente decorrente da predominncia dos processos de Socializao e Internalizao sem o suporte dos processos organizacionais de Externalizao e Combinao.

Abstract: In public brazillian's middle and high schools, the work of teachers is pervaded by increasing social and bureaucratic demands, forcing teachers face long working hours which frequently extends beyond school time. Work overload and poor structural resources are pointed as potentially stress-generating conditions faced by teachers who work in public schools. Among the inespecific sets of physiological, psychological and social symptoms characteristic to stress, the reduction of immunological response is a typical one, rendering teachers vulnerable to occupational diseases resulting from exposure to unhealthy conditions and agents (e.g., chalk powder, dust, mold, toner, noise, heat/cold) and from the efforts characteristic to the profession (e.g., intensive talking, repetitive movements, inappropriate posture sustained for long time). The resulting discomfort of such diseases makes them both a result and a source of stress, starting a cycle in which stress facilitates the emergence of diseases and the diseases generates higher stress levels. If sustained for long time, professional aid (e.g. medical/psychological) will be required to stop this cycle. If detected in its early stage, however, actions aimed to eliminate/mitigate stressors and/or to reestablish an individual's energy, called coping strategies, can be capable of stop the evolution to a pathological level of stress, preserving teacher's health and performance. Knowledge about the coping strategies, as well as knowledge about stress and its causes and consequences, is a common feature in the literature about coping strategies. That said, could knowledge creation and sharing mitigate the adverse effects of stress on teacher's health? This research aims to analyze potential relations between the knowledge creation and sharing approach called SECI Model (Socialization, Externalization, Combination, Internalization) and estimated stress levels of teachers working in five public middle and high schools in Foz do Iguau (Brazil) which offer technical education courses. This study uses qualitative research techniques (e.g., focal groups, direct observation and document analysis) to access contextual and experiential data about teacher's subjective experiences of stress. Such data will be used to support the development of a self-administered questionnaire which data will be used to estimate the stress levels of the respondents and reveal its eventual relations with attitudes related to the SECI model. The results show a positive relation between attitudes related to the SECI model and the participant's estimated stress levels, probably due to the prevalence of Socialization and Internalization processes without support of organizational Externalization and combination processes.
Data da defesa: 24/05/2016
Cdigo: vtls000223647
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Deisy Cristina Corra Igarashi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 065. Fernando Roberto Varnier Fernandes.pdf
Tamanho: 33099 Kb (33892919 bytes)
Criado: 16-09-2016 13:32
Atualizado: 16-09-2016 13:39
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