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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: A presena de estudantes cotistas negros na Universidade Estadual de Londrina : dez anos do sistema de cotas raciais (2005-2014)
Ttulo [EN]: The attendance of racial quota holders at the State University of Londrina: ten years of racial quota system (2005-2014)
Autor(es): Kely Moreira Cesrio
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas. Negros. Educao (Superior). Estudantes negros. Programas de ao afirmativa na educao. Capital cultural. Integrao social. Direito educao. Cotistas raciais. Londrina. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Racial quota holders. Habitus. Cultural capital. Londrina. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Marivnia Conceio de Arajo [Orientador] - UEM
Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Maria Nilza da Silva - UEL
Resumo:
Resumo: Desde 2004, diversas instituies pblicas de ensino superior em todo o pas adotaram a poltica de cotas sociais e raciais como garantia de ingresso a um setor da sociedade onde os menos favorecidos tinham acesso escasso universidade pblica. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a poltica de cotas iniciou-se no vestibular de 2005, sendo reavaliada em 2012, quando foi alterada a questo da proporcionalidade, na qual a reserva para cotistas passou a ser em relao ao nmero de vagas ofertadas por curso. Uma nova avaliao, bem como a aprovao pela continuidade dessa poltica, ser discutida em 2017. O presente trabalho prope-se a fazer uma anlise dos dados quantitativos e qualitativos do sistema de cotas raciais na UEL, durante um perodo de dez anos (2005-2014), de modo a conhecer e analisar o desempenho dos estudantes cotistas raciais nos 69 cursos de graduao ofertados pela UEL identificando os principais problemas enfrentados pelos mesmos na graduao, como lidam ou superaram tais problemas, como esto aps a concluso do curso e como avaliam o sistema de cotas. A anlise quantitativa foi baseada nas informaes fornecidas pela Pr-Reitoria de Graduao por meio de uma planilha contendo dados dos estudantes matriculados, formados e evadidos, nos trs sistemas de ingresso (universal, cotas raciais e cotas de escola pblica), no perodo de 2005 a 2014. Para os dados qualitativos foi disponibilizado um questionrio com questes abertas e fechadas para dois grupos de estudantes, os ativos na graduao e os que se formaram. O estudo alinha-se ao pensamento dos socilogos Bourdieu e Lahire, acerca do habitus, bem como das disposies e estratgias utilizadas pelos estudantes cotistas negros para se manterem em um curso superior, campo onde historicamente no tinham representatividade por serem socialmente vistos como incapazes.

Abstract: Since 2004, various public institutions of higher education throughout the country adopted the policy of social and racial quotas as a guarantee admission to a sector of society where the poor people has little access to public universities. The State University of Londrina (UEL), quota policy began in the vestibular 2005, being re-evaluated in 2012, when the issue of proportionality has been changed, in which the reserve for racial quota holders became the number of vacancies offered per course. A new evaluation and approval for the continuation of this policy will be discussed in 2017. This work proposes to make a quantitative and qualitative data analysis from the racial quota system at UEL, over a period of ten years (2005- 2014) in order to understand and analyze the performance of racial quota students in 69 undergraduate courses offered by UEL and identifying the main problems faced by them in graduation, how they deal or overcome such problems, how they are after finishing the course and how they evaluate the quota system. Quantitative analysis was based on information provided by the Dean of Undergraduate Studies through a spreadsheet containing data of enrolled students, graduates and dropouts in the three entry systems (universal, racial quotas and public school quotas) from 2005 to 2014. For the qualitative data were provided a questionnaire with open and closed questions for two groups of students, active in undergraduate and alumni. The study aligns the sociologists' thinking of Bourdieu and Lahire, about habitus, and the provisions and strategies used by racial quota holders to stay on a college field where historically had no representation to be seen as socially unfit.
Data da defesa: 24/08/2016
Cdigo: vtls000224576
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marivnia Conceio de Arajo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao Kely Moreira Cesario.pdf
Tamanho: 816 Kb (835699 bytes)
Criado: 26-01-2017 17:47
Atualizado: 26-01-2017 17:57
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