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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: O desenvolvimento histrico do conceito de energia : seus obstculos epistemolgicos e suas influncias para o ensino de fsica
Ttulo [EN]: The historical development of the concept of energy: its epistemological obstacles and their influence to physics teaching
Autor(es): Alex Lino
Palavras-chave [PT]:

Energia. Conceitos. Obstculos epistemolgicos. Ensino de fsica. Concepes alternativas. Fsica. Histria. Conceito de Energia. Histria da Fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Energy concept. Epistemological obstacles. Alternative conceptions. Physics History. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Josie Agtha Parrilha da Silva - UEPG
Polonia Alto Fusinato - UEM
Michel Corci Batista - UTFPR
Andr Luis Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve por objetivo principal a construo da epistemologia do conceito de energia, por meio de um estudo sobre seus obstculos epistemolgicos e suas relaes com as concepes alternativas dos estudantes sobre o mesmo conceito. Com o apoio das teorias epistemolgicas de Gaston Bachelard e Jean Piaget, discutimos sobre as possveis relaes entre a construo histrica e a construo cognitiva de um determinado conhecimento. Essas epistemologias apontam que existe um paralelismo entre essas duas vertentes. Nos preocupamos em analisar se as dificuldades encontradas na histria da construo do conceito de energia podem ser comparadas s enfrentadas pelos estudantes. Para atingir nosso objetivo, foi necessrio um estudo detalhado da histria do desenvolvimento do conceito de energia, buscando evidenciar os mecanismos que nortearam a possibilidade de seu desenvolvimento, alm de deixar claro quais foram os seus obstculos histricos. Por meio de uma anlise sobre as concepes alternativas dos estudantes referentes ao conceito de energia, que foram anteriormente verificadas por outros autores, foi possvel constatar que existem equvocos que, comumentemente e com grande frequncia, os alunos apresentam, mesmo sendo de diferentes nveis de escolaridade, culturas ou contextos, como por exemplo, a confuso que fazem entre os conceitos de fora e energia, ou ainda, o pensamento de que a energia deva ter caractersticas materiais. Verificamos ainda que as dificuldades encontradas no estudo histrico do conceito apresentaram similaridades s concepes alternativas dos estudantes. A partir desta comparao foi possvel identificar quatro obstculos epistemolgicos referentes ao conceito de energia: 1) a noo de fora como obstculo ao conceito, 2) a noo de ganhos sem perdas como obstculo sua conservao; 3) a restrio aos fenmenos particulares como obstculo sua generalizao; 4) e a noo de substancializao. Identificamos tambm como esses obstculos poderiam ser transpassados ou superados por meio do estudo histrico. Tal construo nos permitiu identificar os denominados mecanismos de superao dos obstculos epistemolgicos, que podem ser utilizados no Ensino de Fsica com o mesmo intuito de desobstaculizar os conhecimentos mal sedimentados.

Abstract: This paper aimed, as its main goal, the epistemological construction of the concept of energy, through a study about its epistemological obstacles and their relation with the alternative conceptions of students on the same concept. On the basis of epistemological theories of Gaston Bachelard and Jean Piaget, it was discussed the possible relations between the historical construction and cognitive construction of a certain knowledge. Such epistemologies suggest that there is a parallelism between these two strands. It was also analyzed if the difficulties found in the history of the construction of the concept of energy may be compared to the ones faced by students. In order to reach this goal, it was necessary a detailed study of the history concerning the development of the concept of energy, aiming to highlight the mechanisms that guide the possibility of its development, besides clarifying which were its historical obstacles. By an analysis about the alternative conceptions of students regarding to the concept of energy, which were previously analyzed by other authors, it was possible to verify that there are mistakes, which commonly and frequently, students present, independently of their different levels of education, culture or contexts, such as their misunderstanding between the concepts of force and energy, or yet, their belief that energy must have material characteristics. It was also verified that the difficulties found in the historical study of the concept presented similarities to the alternative conceptions of students. Bearing this in mind, it was possible to identify four epistemological obstacles related to the concept of energy: 1) The notion of force as obstacle to the concept, 2) the notion of gain without losses as obstacles to its conservation, 3) the restrictions to particular phenomena as obstacles to its generalization, 4) and the notion of substancialization. It was also identified how these obstacles could be surpassed or overcome by the historical study. Such construction enabled to identify the determined mechanisms of overcoming of epistemological obstacles, which may be used in physics teaching with the same intention of undo the obstacles badly settled.
Data da defesa: 19/12/2016
Cdigo: vtls000224638
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE Alex Lino - verso final.pdf
Tamanho: 4627 Kb (4738544 bytes)
Criado: 06-02-2017 11:09
Atualizado: 06-02-2017 11:25
Visitas: 1182
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