Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Laboratrio de acesso remoto como elemento facilitador da incluso de tpicos de fsica moderna e contempornea no ensino mdio
Autor(es): Arquimedes Luciano
Palavras-chave [PT]:

Construcionismo. Laboratrio. Acesso remoto. Fsica moderna. Ensino de fsica. Ensino mdio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Constructionism. Remote access. Modern physics. High school. Brazil.
rea de concentrao: Cincia, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade: Incluso e Excluso em Processos de Ensino-Aprendizagem na Educao Cientfica Contempornea
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polonia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Hlio Takai - Stony Brook University - SBU
Michel Corci Batista - UTFPR
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: A fsica moderna e contempornea constitui um campo cientfico muito desenvolvido, sendo a base terica de funcionamento de inmeros dispositivos, produzindo, assim, vasta gama de aplicaes utilizadas na vida cotidiana da sociedade atual. Diversos so os problemas associados incluso desses temas no ensino mdio, entre estes se podem citar os custos de implantao de laboratrios com experimentos de temas de fsica moderna para todas as escolas da rede pblica. Alm de tais custos tambm h a necessidade de preparao docente, para a aplicao de uma estratgia metodolgica que permita a discusso de tais temas com os alunos, garantindo o aprendizado. De modo a contribuir com as pesquisas relativas produo e uso de recursos didticos para o ensino de fsica moderna, o presente trabalho apresenta a seguinte questo problema: Um laboratrio de acesso remoto para experimentos de fsica moderna e contempornea (FMC), enquanto recurso didtico, poderia atuar como elemento facilitador para a aprendizagem na componente curricular de fsica moderna no ensino mdio? Com vistas a responder tal questionamento norteador, estabelecemos para esta pesquisa o objetivo de investigar o potencial pedaggico de um laboratrio de acesso remoto para o ensino de fsica moderna e contempornea (FMC) no ensino mdio. E, para permitir a obteno do objetivo geral acima proposto, elencamos como objetivos especficos de nosso trabalho identificar, por meio das atividades de ensino de FMC, a influncia do uso de um laboratrio de acesso remoto no desenvolvimento da atividade experimental com alunos do terceiro ano do ensino mdio junto componente curricular fsica; analisar a utilizao de atividades experimentais enquanto estratgia metodolgica para fornecer benefcios para a aprendizagem de conceitos da FMC.O laboratrio proposto foi construdo no campus sede da Universidade Estadual de Maring, junto ao Departamento de Fsica, com recursos do projeto LIFE/CAPES. Neste laboratrio o professor tem a possibilidade de conduzir experimentos de fsica moderna e observar os resultados sem a necessidade de se deslocar at a universidade. O experimento utilizado nesta investigao foi uma cmara de nuvens. A sequncia de ensino utilizada garantiu aes delineadas pelo ciclo descrio-execuo-reflexo-depurao, proposto pela teoria construcionista, de Valente e Papert. Durante as aes foram conduzidas entrevistas junto aos professores e questionrios foram aplicados aos alunos participantes. As respostas transcritas foram analisadas, segundo a tcnica de anlise textual discursiva, tais repostas permitiram verificar as potencialidades de uso do laboratrio de acesso remoto como facilitador da incluso de tpicos de FMC no ensino mdio.

Abstract: The modern and contemporary physics constitute a highly developed scientific field, being the theoretical basis for the operation of numerous devices and thus producing a vast range of applications used in everyday life in today's society. There are several problems associated with the inclusion of these subjects in secondary education, among which one can mention the costs of implanting laboratories with experiments in modern physics topics for all public schools. In addition to such costs there is also the need for teacher preparation. As well as a methodological teaching strategy that allows the discussion of such topics with the students guaranteeing the learning. In order to contribute to the research related to the production and use of didactic resources for the teaching of modern physics, the present work presents the following problem a remote access laboratory for experiments of Modern and Contemporary Physics (FMC), as a didactic resource could To act as a facilitator for learning in the curricular component of Modern Physics in High School? In order to answer this guiding question, we established for this research the general objective of investigating the pedagogical potential of a remote access laboratory for the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School. In order to achieve the above general objective, we set out the specific objectives of our work: To identify through FMC teaching activities the influence of the use of a remote access laboratory in the development of the experimental activity with third year students Secondary education next to curricular component Physics; To analyze the use of experimental activities as a methodological strategy to provide benefits for learning FMC concepts. The proposed laboratory was built at the Campus of the State University of Maring, together with the Department of Physics, with resources from the LIFE / CAPES project. In this lab the teacher has the possibility to conduct experiments in modern physics and observe the results without the need to go to university. The experiment used in this investigation was a cloud chamber. The teaching sequence used ensured actions delineated by the description-execution-reflection-debug cycle proposed by the constructional theory of Valente and Papert. During the actions were conducted interviews with the teachers and questionnaires were applied to the participating students. The transcribed responses were analyzed using the Discursive Textual Analysis technique, these answers allowed to verify how potential of use of the remote access laboratory as facilitator of the inclusion of topics of FMC in High School.
Data da defesa: 30/01/2017
Cdigo: vtls000225037
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ARQUIMEDES_LUCIANO_2017.pdf
Tamanho: 19403 Kb (19868750 bytes)
Criado: 28-03-2017 15:17
Atualizado: 28-03-2017 15:22
Visitas: 786
Downloads: 20

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.