Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de cincias
Autor(es): Mayara Ricardo de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Cincias estudo e ensino. Ensino de cincias. Arte. Cincia. Leonardo da Vinci. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science education. Art. Science. Leonardo da Vinci. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Cincia e Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Michel Corci Batista - UTFPR
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: As novas propostas de Ensino, como destacadas nos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio, estabelecem um novo Ensino de fsica, que deve ser caracterizado pelo Ensino de competncias e habilidades, dentro de uma abordagem mais interdisciplinar e contextualizado do conhecimento. Ou seja, o foco no pode ser a transmisso de um conhecimento que ser testado em provas e avaliaes diversas. No entanto, aqui, esbarramos em um problema que tem afetado o Ensino de Cincias, a fragmentao do Ensino. Um breve estudo histrico e epistemolgico suficiente para nos mostrar que no desenvolvimento cientfico os diversos conhecimentos sempre estiveram amalgamados e grande parte deste desenvolvimento devido a essas inter-relaes. O Renascimento um perodo riqussimo para mostrar que possvel essa diversidade de conhecimentos estarem relacionados entre si, e um renascentista que merece destaque, tanto em seu potencial artstico como em sua engenhosidade para a Cincia e mecnica, Leonardo da Vinci (1452-1519). Conscientes da magnitude e interdisciplinaridade das obras deixadas por Leonardo da Vinci, temos como objetivo desta pesquisa uma anlise textual discursiva referente a Leonardo da Vinci e seu Cdigo do Voo, que foi disponibilizado pela plataforma L3, a fim de buscar as relaes entre diferentes reas do conhecimento e utiliz-las como subsdio para uma abordagem mais interdisciplinar e menos fragmentada do Ensino de Cincias nas escolas.

Abstract: The new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools.
Data da defesa: 22/02/2017
Cdigo: vtls000225816
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Mayara - Verso CD.pdf
Tamanho: 2594 Kb (2656142 bytes)
Criado: 29-05-2017 16:44
Atualizado: 29-05-2017 16:53
Visitas: 709
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.