Resumo: As novas propostas de Ensino, como destacadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, estabelecem um novo Ensino de física, que deve ser caracterizado pelo Ensino de competências e habilidades, dentro de uma abordagem mais interdisciplinar e contextualizado do conhecimento. Ou seja, o foco não pode ser a transmissão de um conhecimento que será testado em provas e avaliações diversas. No entanto, aqui, esbarramos em um problema que tem afetado o Ensino de Ciências, a fragmentação do Ensino. Um breve estudo histórico e epistemológico é suficiente para nos mostrar que no desenvolvimento científico os diversos conhecimentos sempre estiveram amalgamados e grande parte deste desenvolvimento é devido a essas inter-relações. O Renascimento é um período riquíssimo para mostrar que é possível essa diversidade de conhecimentos estarem relacionados entre si, e um renascentista que merece destaque, tanto em seu potencial artístico como em sua engenhosidade para a Ciência e mecânica, é Leonardo da Vinci (1452-1519). Conscientes da magnitude e interdisciplinaridade das obras deixadas por Leonardo da Vinci, temos como objetivo desta pesquisa uma análise textual discursiva referente a Leonardo da Vinci e seu Código do Voo, que foi disponibilizado pela plataforma L3, a fim de buscar as relações entre diferentes áreas do conhecimento e utilizá-las como subsídio para uma abordagem mais interdisciplinar e menos fragmentada do Ensino de Ciências nas escolas.
Abstract: The new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools. |