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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade

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Ttulo [PT]: Prtica de higiene das mos em uma clnica odontolgica ensino
Ttulo [EN]: Hand hygiene practices in a dentistry school
Autor(es): Nahida Ajala de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Mos. Higiene. lcool gel. Infeces. Preveno e controle. Profissionais da sade. Cuidado odontolgico. Higiene das mos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Adherence. Alcohol gel. Dental care. Hand hygiene. Brazil.
rea de concentrao: Doenas Infecciosas e Parasitrias
Titulao: Mestre em Cincias da Sade
Banca:
Celso Luiz Cardoso [Orientador] - UEM
Sheila Alexandra Belini Nishiyama - UEM
Maria Cristina Bronharo Tognim - UEM
Resumo:
Resumo: A adeso dos profissionais da sade s recomendaes para a higienizao das mos reconhecida como a medida mais importante para prevenir a transmisso das infeces relacionadas assistncia sade. Entretanto, a adeso higiene das mos permanece inaceitavelmente baixa, com taxas geralmente inferiores a 50% na maioria dos hospitais, constituindo um desafio para o controle de infeces em todo o mundo. Na prtica odontolgica esse assunto, apesar da sua importncia, tem sido pouco investigado. Avaliar a prtica de higienizao das mos em uma clnica odontolgica ensino antes e aps uma campanha educativa sobre higiene das mos. Estudo observacional direto, prospectivo, conduzido de junho a novembro de 2015 em uma clnica odontolgica ensino para avaliar a adeso higiene das mos de estudantes do 3, 4 e 5 anos do curso de odontologia, ps-graduandos e docentes (N=190), antes e depois de uma campanha sobre higiene das mos. A execuo dos sete passos da tcnica de higiene das mos foi tambm investigada. O tempo total de observao foi de 105 horas distribudas em 70 sesses de 1h30min, realizadas nos turnos da manh e da tarde. Trs observadores incgnitos, utilizando como modelo de estudo os cinco momentos recomendados pela Organizao Mundial da Sade para a higiene das mos na prtica odontolgica, registraram 3152 oportunidades para a higiene das mos. A taxa geral de adeso higienizao das mos foi de 14%, sendo 11% (175/1588) antes da campanha e 17% (271/1564) aps a campanha (P<0,001). A campanha resultou no aumento da adeso higiene das mos em diferentes momentos para algumas categorias dos participantes. Em geral, houve aumento da adeso no momento 1 (antes do contato com o paciente) e no momento 2 (antes da realizao de procedimentos asspticos). Em relao execuo da tcnica de higiene das mos, os passos 2, 4, 5, 6 e 7 foram os mais negligenciados antes da campanha. Quatro destes passos foram tambm os que mostraram mais falhas no treinamento de antissepsia das mos com lcool gel fluorescente realizado durante a campanha. Aps a campanha houve uma melhora significativa na higienizao das mos dos estudantes do 3 ano (passos 2, 4, 5, 6 e 7), dos estudantes do 4 ano (passo 4) e dos ps-graduandos (passos 2 e 3). No teste sobre a importncia da higienizao das mos na prtica odontolgica aplicado durante a campanha 48% das respostas foram corretas. A maioria dos estudantes de graduao (83%; 83 de 100) nunca participou de campanha sobre higiene das mos ou de treinamento da tcnica de antissepsia das mos com lcool gel. Os resultados mostraram uma baixa taxa de adeso higiene das mos e falhas na execuo da tcnica. A campanha educativa promoveu um aumento significativo, embora muito abaixo do aceitvel, da higiene das mos dos estudantes e docentes durante os cuidados aos pacientes. Apesar da baixa adeso observou-se aps a campanha uma melhoria na execuo da tcnica de higiene das mos para algumas categorias de participantes. Os resultados tambm sugerem a necessidade da implantao de um programa de educao continuada sobre boas prticas de higienizao das mos na clnica odontolgica ensino para estimular a adeso higiene das mos e enfatizar sua importncia na prtica odontolgica.

Abstract: Adherence of healthcare workers to recommended hand-hygiene procedures is acknowledged as the most important practice in preventing healthcare-associated infections. However, adherence to hand hygiene remains unacceptably low, with rates usually below 50% in most hospitals. In fact, it stands as a challenge for infection control worldwide. In dental practice this issue, albeit important, has been little investigated. To evaluate hand hygiene practices in a school dental clinic before and after an educational campaign on hand hygiene. Current direct, prospective, observational study was undertaken between June and November 2015 in a university dental clinic to assess adherence in hand hygiene by 3rd, 4th and 5th year students, post-graduate students and professors (N=190) of the School of Dentistry, before and after an educational campaign on hand hygiene. The performance of the seven-step hand hygiene technique was also evaluated. Overall observation time reached 105 hours in one-and-a-half-hour sessions during the morning and afternoon shifts. Three covert observers registered 3152 opportunities for hands hygiene according to World Health Organization's Your 5 Moments for Hand Hygiene in dental settings. Overall adherence rate in hand hygiene reached 14%, or rather, 11% (175/1588) prior to the campaign and 17% (271/1564) after the campaign (P<0.001). The campaign increased adherence in hand hygiene at different moments for certain categories of participants. As a rule, adherence increased at moment 1 (before touching a patient) and moment 2 (before clean/aseptic procedure). Steps 2, 4, 5, 6 and 7 in the execution of hand hygiene technique were the most neglected prior to the campaign. Four of these steps revealed the most flaws in antisepsis training of hands with fluorescent alcohol gel during the campaign. There was a significant improvement in hand hygiene in 3rd year (steps 2, 4, 5, 6 and 7), 4th year (step 4) and post-graduate (steps 2 and 3) students. Further, 48% of responses on the importance of hand hygiene in dentistry were correct. Most undergraduate students (83%; 83 of 100) had never participated in a hand hygiene campaign or in an antisepsis training in hand hygiene with alcohol gel. Results revealed low adherence rate in hands hygiene and flaws in the execution of the technique. The hand hygiene campaign triggered a significant increase, albeit unacceptably low, in students and professors hand hygiene during patients dental care. Improvement in the hand hygiene technique for some categories of participants occurred after the campaign in spite of low adherence. Results also suggested the establishment of a continuous educational program on good practices in hand hygiene in a dental clinic to trigger adherence of hand hygiene and underscore its importance in dentistry care.
Data da defesa: 31/03/2016
Cdigo: vtls000225889
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Celso Luiz Cardoso
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias da Sade)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PCS-2016-Nahida Ajala de Carvalho-Capa Preta.pdf
Tamanho: 2094 Kb (2144302 bytes)
Criado: 02-06-2017 16:05
Atualizado: 02-06-2017 16:20
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