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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Potencialidades do uso de software em sequncia didtica no ensino de conceitos de oxirreduo
Ttulo [EN]: Potentialities of the use of software in didactic sequence in the teaching of concepts of oxirreduction
Autor(es): Vanessa Masteguim da Silva
Palavras-chave [PT]:

Oxirreduo. Teoria da ao mediada. Tecnologia da informao. Sofware educativo I. Tecnologia educacional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Oxidation. Theory of mediated action. Educational software. Experimentation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Aguinaldo Robinson de Souza - UNESP
Marcelo Carlos de Proena - UEM
Resumo:
Resumo: Os estudantes de Cincias, em particular de Qumica, devem compreender a cincia na sua totalidade, tendo que aprender noes do que ocorre no meio submicroscpico da matria, que se reflete no meio macroscpico, alm dos aspectos da linguagem que media os conceitos qumicos. Neste trabalho abordamos a seguinte problemtica: quais so as potencialidades didticas da utilizao de um software educacional para aprendizagem do conceito de oxirreduo em metais por estudantes do Ensino Mdio. Essa pesquisa, de carter qualitativo, foi desenvolvida com sete estudantes do terceiro ano do Ensino Mdio de um Colgio Estadual localizado no municpio de Tamboara/PR, no perodo de abril maio de 2016, e teve como principal objetivo analisar uma proposta metodolgica referente experimentao atrelada tecnologia da informao e da comunicao (TIC), acerca do conceito de oxirreduo em metais, que envolveu o uso de um software apropriado. Os resultados foram analisados com base na Teoria da Ao Mediada, de James Wertsch e aps analisarmos os mesmos, encontramos vrios nveis de Domnio (fraco, moderado e forte), bem como vrios nveis de Apropriao (fraco, moderado e forte). Segundo Wertsch (1999) ao dominar ou apropriar-se o sujeito obtm uma significao dos conceitos aprendidos, nesse caso, processos de oxirreduo. Fato esse, nos revela que o processo o qual foi mediado durante o ensino, superou a informao e possibilitou ao aluno a obteno do conhecimento da totalidade dos processos oxidativos.

Abstract: Science students, in particular Chemistry, must understand science in its entirety, having to learn notions of what occurs in the submicroscopic environment of mat-ter, which is reflected in the macroscopic environment, as well as the aspects of language that mediate chemical concepts. In this work we address the following problems: what are the didactic potentialities of the use of an educational soft-ware to learn the concept of oxidation in metals by high school students. This qualitative research was carried out with seven students of the third year of High School of a State College located in the municipality of Tamboara / PR, from April to May 2016, and had as main objective to analyze a methodological proposal regarding the Experimentation linked to information and communication technol-ogy (ICT), about the concept of oxidation in metals, which involved the use of appropriate software. The results were analyzed based on James Wertsch's The-ory of Mediated Action and after analyzing them, we found several levels of Do-minion (weak, moderate and strong) as well as several levels of appropriation (weak, moderate and strong). According to Wertsch (1999), when dominating or appropriating, the subject obtains a meaning from the concepts learned, in this case, oxidation processes. This fact, reveals that the process which was medi-ated during the teaching, exceeded the information and enabled the student to obtain knowledge of all the oxidative processes.
Data da defesa: 22/02/2017
Cdigo: vtls000226161
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcelo Maia Cirino
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Vanessa Masteguim da Silva.pdf
Tamanho: 4317 Kb (4420960 bytes)
Criado: 28-06-2017 14:25
Atualizado: 28-06-2017 15:17
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