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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Formao de educadores sexuais no curso de Cincias Biolgicas da UEM : a concepo dos graduandos sobre a atuao do professor de cincias e biologia na educao sexual
Ttulo [EN]: Formation of Sexual Educators in the course of Biological Sciences, UEM: the design of the students on the role of the professor of science and biology in sexual education
Autor(es): Bruna Larissa Ramalho Diniz
Palavras-chave [PT]:

Prtica docente. Educao sexual. Ensino de biologia. Sexualidade. Concepo. Formao Inicial. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sexual education. Conception. Sexuality. Initial formation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Marcelo Maia Cirino [Orientador] - UEL
Mary Neide Damico Figueir - UEL
Flvia Elo Maricato - UEM
Resumo:
Resumo: A presente Dissertao tem sua problemtica organizada na busca da(s) concepo(es) de graduandos do curso noturno de Licenciatura em Cincias Biolgicas da UEM sobre o papel do professor de Cincias e Biologia na Educao Sexual e discute a formao familiar, escolar e acadmica dos graduandos nessa temtica, na inteno de identificar possveis deficincias e obstculos atuao desses futuros profissionais na Educao Bsica, na rea da Educao Sexual. O referencial terico dessa investigao se baseia, principalmente, nos estudos sobre a formao de Educadores Sexuais elaborados por Figueir (1996, 2009, 2011 e 2014), alm de outros trabalhos acadmicos que abordem essa temtica. A amostra de investigao foi constituda por 12 graduandos (10 do sexo feminino e 2 do sexo masculino), sendo 6 da turma de 3 srie e 6 da turma de 5 srie do curso. O instrumento de coleta de dados baseia-se em entrevistas semiestruturadas, onde as perguntas dividem-se em quatro categorias, referentes formao familiar, escolar e acadmica dos graduandos em temas relacionados sexualidade e concepo particular que eles tm sobre a sexualidade e a Educao Sexual. Utilizamos como ferramenta analtica a Anlise Textual Discursiva (ATD), segundo Moraes (2003) e Moraes e Galiazzi (2006). No decorrer das anlises verifica-se que os graduandos cresceram em famlias que, quase sempre, no deram abertura para discusses sobre a sexualidade o que, provavelmente, acentuou o medo e a vergonha em trabalhar o tema em sala de aula. Percebe-se tambm que a formao escolar recebida em temas relacionados Educao Sexual baseou-se em uma abordagem mdico-biolgica e aconteceu, quase sempre, nas aulas de Cincias e Biologia, ou em palestras espordicas, ministradas por mdicos e enfermeiros. Para eles, os professores de Cincias e Biologia so/devem ser os responsveis pela Educao Sexual na escola. Observa-se ainda que no curso de Cincias Biolgicas da UEM, a sexualidade tratada em disciplinas especficas, como anatomia e fisiologia humana, e, algumas vezes, em disciplinas da rea de formao pedaggica, mas a abordagem da temtica baseada apenas nos aspectos biolgicos. Os graduandos mostraram-se insatisfeitos com a formao em Educao Sexual recebida at o momento e alguns defendem a insero de uma disciplina especfica que trate do tema no seu curso de graduao. Em relao concepo particular de sexualidade/Educao Sexual, eles mostraram-se confusos quanto definio dos conceitos, deixando evidente que o discurso mdico-biolgico, abordado largamente em sua formao, impregna o entendimento que eles construram sobre a temtica, o que pode prejudicar futuras prticas docentes. Espera-se que as reflexes promovidas por essa investigao sejam um dos caminhos para que a Educao Sexual se consolide no espao escolar e na universidade de forma emancipatria.

Abstract: This thesis has its problematic organized the search design graduates of the night Degree in UEM Biological Sciences on the role of professor of science and biology in basic education and discusses family background, educational and academic graduates of this theme, in an attempt to identify possible shortcomings and obstacles to the work of these future professionals in Basic Education in the area of sexual education. The theoretical framework of this research is based mainly on studies of the formation of Sexual Educators prepared by Figueir (1996, 2009, 2011 and 2014) in his research on the formation of science teachers in relation to Education Sexual. The research sample consisted of 12 graduates (10 females and 2 males), and 6 of the class of 3 grade and 6 class of 5 series of the course. The data collection instrument is based on semi-structured interviews, where questions are divided into four categories referring to family , school and academic education of students in issues related to sexuality and particular design they have on sexuality and Sexual education. We use as an analytical tool Discursive Textual Analysis (DTA), according to Moraes (2003) and Moraes and Galiazzi (2006). During the analysis it appears that the graduates grew up in families that almost always , they did not open to discussions about sexuality which probably accentuated the fear and shame in working the subject in the classroom. Notice also that the school received training on issues related to sexual education was based on a medical- biological approach and it happened almost always in science and biology classes, or sporadic lectures given by doctors and nurses. For them, science and biology teachers are / should be responsible for sexual education at school. It is also observed that in the course of Biological Sciences, UEM, sexuality is treated in specific subjects such as human anatomy and physiology, and sometimes in disciplines of pedagogical training area, but the approach of the theme is based solely on the aspects biological. The graduates showed up dissatisfied with training in sexual education received so far and some advocate the inclusion of a specific discipline that deals with the subject in his undergraduate course. In relation to particular conception of sexuality/sexual education, they proved to be confused about the definition of the concepts, making it clear that the medical-biological discourse, widely covered in their training, pervades the understanding that they built on the theme, which can prejudge future teaching practices. It is expected that the reflections promoted by such research is one of the ways that sex education be consolidated at school and at the University of emancipatory way.
Data da defesa: 11/12/2015
Cdigo: vtls000227024
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Maia Cirino
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: BRUNA LARRISA RAMALHO DINIZ - 11-12-2015.pdf
Tamanho: 1128 Kb (1155479 bytes)
Criado: 16-11-2017 20:16
Atualizado: 16-11-2017 20:27
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