Resumo: Com este estudo, nos propomos a responder as seguintes problemáticas: “Qual o conceito de força mecânica ensinado pelos livros didáticos de Física? Este conceito está de acordo com o proposto pelo paradigma newtoniano?’’, tendo como objeto de estudo seis livros aprovados no PNLD de Física de 2015. A metodologia utilizada para estudo dos dados foi a análise de conteúdo de Bardin (1977), e as categorias de análise foram definidas a priori, tendo como base uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento do conceito de força, de Aristóteles a Newton, abordando principalmente, além dos cientistas já citados, Philoponus, Buridan e Descartes. Concluímos, com esta análise, que todas as coleções verificadas apresentaram elementos configurativos da categoria Cartesiana-Newtoniana, e que apenas uma delas definiu primeiramente o conceito de quantidade de movimento para depois introduzir o conceito de força a partir dele, de modo análogo ao que é estabelecido no Principia de Newton. Outra conclusão importante foi a verificação de que, na maioria das coleções, encontramos exemplos que discutem a influência da força de atrito no movimento de um corpo. Esperamos que esta pesquisa contribua significativamente para o trabalho do professor em sala de aula, propiciando reflexões conscientes no uso deste material didático.
Abstract: This study aims to answer the following questions: “What is the concept of mechanical force taught by physics textbooks? Does this concept follow the Newtonian paradigm?’’, by means of the analysis of six books approved in the Physics PNLD (acronym for Programa Nacional do Livro Didático, Brazilian governmental program to provide free didactic books) of 2015. The methodology used for data analysis was the content analysis based on Bardin (1977). Therefore, the analysis categories were defined previously, based on a bibliographical revision about the development of the force concept, from Aristotle to Newton. In addition to the scientists already mentioned, Philoponus, Buridan and Descartes also have important contributions to this research. After this analysis, it was possible to conclude that all the verified collections presented configurative elements of Cartesian-Newtonian’s category, and only one of them defined the concept of quantity of motion before the force concept, according to the definitions from Newton’s Principia. Other significant result was that in most of the collections, examples that discuss the influence of friction force in the body motion were also found. Thus, we believe that this research can contribute significantly to teacher’s work in the classroom, providing conscious reflections on the use of this didactic material. |