Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A relao fora-movimento em um contexto histrico e sob a anlise do PNLD
Ttulo [EN]: The relationship between force-motion in a historical context and under PNLD analysis
Autor(es): Bruna Kariny da Silva
Palavras-chave [PT]:

Ensino de Fsica. Fora mecnica. Histria da cincia. Livro didtico. PNLD - Programa Nacional do Livro Didtico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Mechanical force. Science history. Textbook. PNLD. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Fernanda Peres Ramos - UTFPR
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Com este estudo, nos propomos a responder as seguintes problemticas: Qual o conceito de fora mecnica ensinado pelos livros didticos de Fsica? Este conceito est de acordo com o proposto pelo paradigma newtoniano?, tendo como objeto de estudo seis livros aprovados no PNLD de Fsica de 2015. A metodologia utilizada para estudo dos dados foi a anlise de contedo de Bardin (1977), e as categorias de anlise foram definidas a priori, tendo como base uma reviso bibliogrfica sobre o desenvolvimento do conceito de fora, de Aristteles a Newton, abordando principalmente, alm dos cientistas j citados, Philoponus, Buridan e Descartes. Conclumos, com esta anlise, que todas as colees verificadas apresentaram elementos configurativos da categoria Cartesiana-Newtoniana, e que apenas uma delas definiu primeiramente o conceito de quantidade de movimento para depois introduzir o conceito de fora a partir dele, de modo anlogo ao que estabelecido no Principia de Newton. Outra concluso importante foi a verificao de que, na maioria das colees, encontramos exemplos que discutem a influncia da fora de atrito no movimento de um corpo. Esperamos que esta pesquisa contribua significativamente para o trabalho do professor em sala de aula, propiciando reflexes conscientes no uso deste material didtico.

Abstract: This study aims to answer the following questions: What is the concept of mechanical force taught by physics textbooks? Does this concept follow the Newtonian paradigm?, by means of the analysis of six books approved in the Physics PNLD (acronym for Programa Nacional do Livro Didtico, Brazilian governmental program to provide free didactic books) of 2015. The methodology used for data analysis was the content analysis based on Bardin (1977). Therefore, the analysis categories were defined previously, based on a bibliographical revision about the development of the force concept, from Aristotle to Newton. In addition to the scientists already mentioned, Philoponus, Buridan and Descartes also have important contributions to this research. After this analysis, it was possible to conclude that all the verified collections presented configurative elements of Cartesian-Newtonians category, and only one of them defined the concept of quantity of motion before the force concept, according to the definitions from Newtons Principia. Other significant result was that in most of the collections, examples that discuss the influence of friction force in the body motion were also found. Thus, we believe that this research can contribute significantly to teachers work in the classroom, providing conscious reflections on the use of this didactic material.
Data da defesa: 23/02/2017
Cdigo: vtls000227224
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertac?a?o Bruna_revisada Aline.pdfcd.pdf
Tamanho: 990 Kb (1013909 bytes)
Criado: 21-11-2017 20:02
Atualizado: 21-11-2017 20:09
Visitas: 674
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.