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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: Conceitos e ideias do clculo diferencial e integral
Autor(es): Franciele Pondian Bento Soares
Palavras-chave [PT]:

Conceitos - Ideias - Clculo diferencial e integral. Ensino e aprendizagem - Conceito - Clculo. Alunos - Anos iniciais, Modelagem matemtica
Titulao: Mestre em Matemtica
Banca:
Ccero Lopes Frota [Orientador] - UEM
Carina Alves - Unesp
Luciene Parron Gimenes Arantes - UEM
Resumo:
Resumo: Os conceitos de derivada e integral so fundamentais para a compreenso de diversos conceitos das cincias modernas. Esse um dos muitos motivos pelo qual a disciplina Clculo Diferencial e Integral est presente na matriz curricular de diversos cursos. Apesar de ser reconhecidamente essencial, essa tambm a disciplina de maior ndice de reprovao e muitos estudantes atribuem a ela suas piores dificuldades de aprendizado. Por outro lado, os professores desta disciplina enfrentam dificuldades para cumprir ementas e programas, geralmente com turmas sem qualquer motivao. Alm desse cenrio desfavorvel, nota-se que existe um grande salto entre a Matemtica estudada no ensino mdio e a Matemtica do ensino superior. Diante dessas reflexes surgem questionamentos do tipo: como motivar o estudo do Clculo Diferencial e Integral? Como atenuar o degrau entre a Matemtica do ensino Mdio e a Matemtica do ensino superior? Neste trabalho apresentamos um texto com as ideias centrais do Clculo Diferencial e Integral onde abordamos os conceitos de derivada e integral de modo intuitivo em detrimentos dos aspectos tcnicos e do rigor. A dissertao est dividida em dois captulos, sendo que no primeiro discutimos o conceito de derivada como uma necessidade crucial para a soluo de problemas envolvendo taxas de variaes aplicadas e o problema de se definir a reta tangente a uma curva num ponto. No segundo captulo apresentamos o conceito de integral como ferramenta fundamental para a soluo dos problemas de como definir rea de uma regio plana no regular, volumes de slidos e comprimentos de curvas, dentre outros. Por fim apresentamos o Teorema Fundamental do Clculo

Abstract: The concepts of integral and derivatives are fundamental to the understanding of several concepts of modern sciences. This is one of many reasons by which the subject Diferential Calculus is presented on the curriculum of many courses. Despite of being acknoledged as essential, it is also the subject of higher degree of fail and several students atribute to it their worse learning's difficulties. On the other hand, this subject's teachers face difficulties to fullfill menus and programs, mostly with students laking any motivation. Besides this unfavorable scenario, it is observed that there's a big leap between Mathematics learnt on high-school and Mathematics taught on college. Based on these assuptions, many questions are raised, such as: How to stimulate the learning of Integral and Diferential Mathematics? How to diminish the leap between high-school Mathematics and college one? In the present paper, central ideas of Diferential and Integral Calculus are introduced, approaching concepts of Integral and Derivative in a intuitive mode, regardless technical aspects and rigor. The dissertation is divided into two chapters, in which in the first is discussed the concept of derivative as a crucial need to problem solving envolving applied variations's rate and the problem of defining a tangent to a curve in a point. In the second chapter, is introduced the concept of integral as a fundamental tool to the solutions of problems regarding how to define the area of a non regular plane region, solids volumes and curves lenghts, among others. Finally, is presented Calculus's Fundamental Theorem
Data da defesa: 26/02/2015
Cdigo: vtls000227458
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ccero Lopes Frota
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica) / UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Soares-Franciele-PB-2015-ME.pdf
Tamanho: 7415 Kb (7592975 bytes)
Criado: 28-06-2018 10:08
Atualizado: 28-06-2018 10:13
Visitas: 102

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