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Ttulo [PT]: Acessibilidade no ensino superior na perspectiva de alunos com deficincia : contribuies da psicologia escolar luz da teoria histrico-cultural
Ttulo [EN]: Accessibility in higher education in the perspective of students with disabilities: school psychology contributions according to the historical-cultural theory
Autor(es): Raquel de Arajo Bomfim Garcia
Palavras-chave [PT]:

Psicologia aplicada educao especial. Deficincia. Acessibilidade. Ensino superior. Polticas pblicas. Psicologia histrico - Cultural. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Accessibility. Historical-cultural psychology. Public policy. Higher education. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Snia Mari Shima Barroco - UEM
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente estudo faz parte de um projeto de pesquisa de maior abrangncia, intitulado "cessibilidade no Ensino Superior: da anlise das polticas pblicas educacionais ao desenvolvimento de mdias instrumentais sobre deficincia e incluso". Esse projeto foi financiado pelo Programa Observatrio da Educao (Edital/CAPES N49/2012) e foi estruturado com vista a avaliar a percepo de estudantes com deficincia sobre as condies de acessibilidade na universidade e o impacto em sua formao acadmica. A abordagem terica que fundamentou este estudo foi a Psicologia Histrico-Cultural, que tem como seus principais representantes os autores soviticos Lev Seminovich Vigotski (1896-1934), Alexander Romanovich Luria (1902-1977) e Alexei Nicolaevich Leontiev (1903-1979). Para subsidiar a pesquisa, foi realizado um levantamento bibliogrfico que buscou resgatar a compreenso da pessoa com deficincia ao longo da histria, sendo que a bibliografia selecionada foi convalidada pelos documentos legais referentes Educao Especial no Brasil. De posse do conhecimento sobre as garantias asseguradas nas polticas pblicas de acessibilidade na Educao Bsica, buscamos entender como esse processo vem acontecendo no Ensino Superior. Na sequncia, destacamos importantes concepes da Teoria Histrico-Cultural com nfase nos estudos da defectologia vygotskiana, que versa sobre o processo de compensao da deficincia. A pesquisa emprica foi realizada na Universidade Estadual de Maring (UEM), localizada no Interior do Paran, e teve como participantes cinco estudantes com deficincia. As informaes foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada e analisadas a partir de autores que tratam da presente temtica, e de autores que pertencem Psicologia Histrico-Cultural. Os estudos apontaram a dificuldade dos participantes em definir o conceito de acessibilidade, o qual estava ainda restrito a impedimentos arquitetnicos. Na trajetria escolar dos participantes, da Educao Bsica at o Ensino Superior, o que se destacou foi a instrumentalizao, ou seja, o acesso aos suportes necessrios para o seu desenvolvimento escolar, muito embora, vale ressaltar, eles tenham sido disponibilizados por servios de instituies de apoio. Ao discorrer sobre as condies de acessibilidade da UEM, os participantes ressaltaram pontos positivos no atendimento s suas solicitaes no Concurso Vestibular e no apoio oferecido pelo Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio Excepcionalidade (PROPAE); em contrapartida, narraram dificuldades relacionadas principalmente acessibilidade arquitetnica, comunicacional e instrumental, que interferem efetivamente na execuo de suas atividades acadmicas. Outro aspecto evidenciado foi o despreparo do professor universitrio para atender diversidade, mostrando-se algumas vezes impotente e, outras vezes, alegava no ter a formao especfica para atender tal demanda. Isso posto, compreendemos que a universidade em questo tem procurado adequar-se ao que proposto pelas polticas pblicas de incluso e tem viabilizado o acesso de estudantes com deficincia ao Ensino Superior, entretanto, pouco se tem avanado em relao s condies para que eles permaneam nessa instituio, com um ensino de qualidade que lhes possibilite a emancipao humana.

Abstract: The present study is part of a larger scope research project titled "Accessibility in Higher Education: the analysis of educational policies to the development of instrumental media on disability and inclusion". This project was funded by the Monitoring Center for Education Program (Public Notice/CAPES N49/2012) It was structured in order to evaluate the perception of students with disabilities on the accessibility conditions at the university and the impact on their education. The theoretical approach that underlies this study is the Psychology Historical-Cultural, which has as its main representatives Soviet authors like Lev Seminovich Vygotsky (1896-1934), Alexander Romanovich Luria (1902-1977) and Alexei Nicolaevich Leontiev (1903-1979). To support the research, we conducted a bibliographic survey that sought to retrieve the understanding of people with disabilities throughout history, and the selected bibliography has been confirmed by legal documents relating to the Special Education in Brazil. Once certified the guarantees provided by the public policies of accessibility in basic education, we seek to understand how this process has been going on in Higher Education. As a result, we highlight important concepts of Historical-Cultural Theory with emphasis on studies of Vygotsky's defectology, which deals with the process of disability compensation. The empirical research was conducted at the State University of Maring (UEM), located in Paran and it was attended by five students with disabilities. The information was obtained through semi-structured and analyzed interview taking into consideration authors who deal with the present theme, and authors who belong to the Historic-Cultural Psychology. Studies have pointed out the difficulty of participating in defining the concept of accessibility, which was still restricted to architectural obstacles. In the students' school lives, attendees of Basic Education to Higher Education, it was remarkable the Instrumentalization, in other words, access to necessary supports for their school development, though, it is worth mentioning, they have been made available by institutions services of support. When referring to UEM's accessibility, attendees highlighted good points in meeting their requests in the contest Vestibular and support offered by the Interdisciplinary Program for Research and Support Disability (PROPAE); however, narrated difficulties related primarily to the architectural, communicational and instrumental accessibility, which interfere effectively in carrying out their academic activities. Another aspect highlighted was the lack of preparation of university professor to attend diversity, being sometimes helpless and sometimes, claimed not to have specific training to meet such demand. Having said that, we understand that the university in question has sought to adapt to what is proposed by public policies of inclusion and has enabled access for students with disabilities to Higher Education, however, little has been advanced regarding the conditions so that they remain that institution, with quality education that enables them to human emancipation.
Data da defesa: 31/03/2016
Cdigo: vtls000227751
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Co-Orientador: Prof. Dr. Lcia Pereira Leite
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2016 Raquel de A. B. Garcia.pdf
Tamanho: 1529 Kb (1565808 bytes)
Criado: 22-02-2018 15:57
Atualizado: 22-02-2018 16:06
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