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Ttulo [PT]: O sentido e o significado do ensino mdio para os estudantes : um estudo a partir da psicologia histrico-cultural
Ttulo [EN]: The sense and meaning of secondary education for students: a study based on Historical-Cultural Psychology
Autor(es): Letcia Cavalieri Beiser de Melo
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Psicologia escolar. Ensino mdio. Educao bsica. Psicologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Secondary school. Basic education. Psychology. Historical-cultural psychology. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Zaira Ftima de Rezende Gonzales Leal - UEM
Marilene Proena Rebello de Souza - USP
Resumo:
Resumo: Marcado historicamente por avanos e retrocessos, o ensino mdio foi alvo de muitas discusses nas duas ltimas dcadas, o que resultou na definio de vrias leis, com determinaes relativas oferta de vagas, modalidades de ensino e orientaes curriculares. Apesar disso, ainda so grandes os desafios que se impem para o estabelecimento de uma funo e de uma identidade claras para esse nvel de ensino. As grandes mudanas no mundo do trabalho, provenientes do avano da cincia e da tecnologia, passaram a exigir um novo homem e, portanto, um novo processo educativo. Contudo, o que h como poltica educacional no ensino mdio, a qual ainda mantm a antiga ciso entre teoria e prtica, no tem conseguido atender nem mesmo s demandas do capitalismo atual, muito menos possibilitar o desenvolvimento e a emancipao do homem. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar quais os sentidos e significados do ensino mdio para os estudantes desse nvel de ensino, alm de analisar as semelhanas e/ou diferenas na viso dos estudantes que cursam as modalidades generalista e integrada. Partindo da Psicologia Histrico-Cultural como referencial terico e considerando que essa teoria tem no materialismo marxiano sua base filosfica, o qual compreende o homem como ser scio histrico, que constri a realidade e construdo por ela, o mtodo escolhido para o processo investigativo neste trabalho foi o materialismo histrico-dialtico, que permite compreender os fenmenos em seu movimento, sua historicidade e sua totalidade. Com base nesse referencial, optou-se por realizar uma pesquisa terica e emprica, para tentar lanar luz sobre nosso objeto de pesquisa. No estudo terico, em um primeiro momento, fizemos um resgate da histria das polticas pblicas relativas ao ensino mdio, desde o incio do sculo XX at os dias atuais, buscando compreender o processo de construo do significado (social) do ensino mdio na sua relao com a materialidade de cada poca histrica. Na sequncia, discorremos sobre a compreenso da construo dos significados e sentidos a partir da Psicologia Histrico-Cultural e, em seguida, apresentamos os pressupostos educacionais defendidos em nossa pesquisa, tecendo discusses acerca da funo da escola de acordo com a Pedagogia Histrico-Crtica. A pesquisa emprica, por sua vez, envolveu estudantes que estavam cursando o ensino mdio, provenientes tanto da modalidade geral como da modalidade integrada (tcnica-profissional). Os dados foram coletados por meio de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado e as respostas obtidas foram organizadas em dois eixos temticos (I - Significado do ensino mdio e II - Sentido pessoal do ensino mdio para o estudante) para serem analisados e discutidos. As anlises pautaram-se em teorizaes de autores que tratam da temtica em questo ou que se vinculam Teoria Histrico-Cultural. Tendo em vista que a apropriao do mtodo escolhido exige, alm de estudos aprofundados, tempo para o aprimoramento, salientamos que, em nossas anlises, fizemos apenas um exerccio com base no mtodo do materialismo histrico-dialtico, devido s nossas limitaes no que se refere ao domnio metodolgico. Os resultados revelam que apesar das muitas reformas realizadas no ensino mdio, ainda se mantm a dualidade quanto sua funo, de maneira que seu significado tambm dual: preparao para o ensino superior e preparao para o trabalho. Tal fato reflete a diviso de classes de nossa sociedade, isto , para as classes privilegiadas, um ensino com vistas Universidade, j, para a classe trabalhadora, preparao para o mercado. Conclumos tambm que, como os objetivos do ensino mdio no se voltam para o desenvolvimento das mximas potencialidades dos indivduos, o ensino se d de fora superficial e fragmentada, o que dificulta que os estudantes estabeleam relaes entre o que aprendem e sua importncia para suas vidas, de maneira que o ato de estudar fica sem sentido e no se constitui como verdadeira atividade de estudo. Entretanto, considerando o significado social predominante acerca do ensino mdio e o sentido atribudo pelos estudantes a esta etapa, podemos afirmar que no existe uma ciso, pois h uma concordncia de que ele deve preparar para o futuro e para a conquista de um emprego.

Abstract: Historically marked by advances and setbacks, secondary education has been subject of many discussions within the last two decades, which resulted in the definition of several laws, with determinations regarding the offer of seats, teaching modalities and curricular guidelines. Despite this, the challenges to establishing a clear function and identity for this level of education are still huge. The great changes in the work scenario, deriving from the advance of science and technology, began to demand a new type of individual and therefore a new educational process. However, the educational policy available for secondary school, still maintains the old split between theory and practice, and has not been able to meet even the demands of current capitalism, much less to enable the development and emancipation of individuals. In this context, the present research aims at to investigate the sense and meanings of secondary education for students at this level of education, as well as to analyse the similarities and / or differences in students' vision of general and integrated modalities. Beginning from Historical-Cultural Psychology as a theoretical reference and considering that this theory has in Marxian materialism its philosophical basis, which comprehends an individual as a historical partner, who builds reality and is therefore built by it, the method chosen for the investigative process in this dissertation was the historical-dialectical materialism, which allows the understanding of the phenomena in its movement, its historicity and its totality. Based on this framework, it was decided to carry out a theoretical and empirical research, in order to shed light on the research object. In the theoretical study, firstly it was made an analysis of the history of public policies related to secondary school, from the beginning of the twentieth century to the present day, seeking to understand the process of construction of the (social) meaning of secondary school and its relationship with the materiality of each historical time. It was then discussed the understanding of the construction of sense and meanings from Historical-Cultural Psychology, and then the educational assumptions defended in this research were presented, weaving discussions about the function of the school according to Historical-Critical Pedagogy. The empirical research, on the other hand, involved students who were attending secondary school, coming from both the general and the integrated (technical-professional) modalities. The data were collected through interviews based on a semi-structured script and the answers obtained were organized into two thematic axes (I - Secondary school meaning and II - Personal sense of secondary education for the student) to be analysed and discussed. The analyses were based on theorizations of authors who deal with the theme in study or who are linked to the Historical-Cultural Theory. Considering that the appropriation of the method of choice requires, in addition to in-depth studies, a time for elaboration, it is important to highlight that in these analyses it was performed an exercise based on the method of historical-dialectical materialism due to the limitations in terms of methodological domain. The results show that despite the many reformations carried out in secondary school, the duality on its function still persists, so that its meaning is also dual: preparation for graduation studies and preparation for work. This fact reflects the division of classes in our society, so that for the privileged, teaching aims at the University, but, on the other hand, for the working class, it focus on workforce preparation. We also concluded that, since the objectives of secondary education do not focus on the development of the maximum potentialities of individuals, teaching occurs in a superficial and fragmented way, which makes it difficult for students to establish relationships between what they learn and the importance of the content learned for their lives, so that the act of studying becomes meaningless and does not constitute itself as a real activity of study. However, considering the prevailing social meaning about secondary education, and the sense attributed by the students to this phase, we can thus affirm that there is not a split, as there is a general agreement that it should prepare for the future and to obtain a job.
Data da defesa: 10/02/2017
Cdigo: vtls000227801
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: UEM_PPI_Letcia Cavalieri Beiser de Melo.pdf
Tamanho: 1428 Kb (1462629 bytes)
Criado: 16-03-2018 16:58
Atualizado: 16-03-2018 17:07
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