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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: Percepes dos funcionrios com deficincia sobre a acessibilidade no ensino superior
Ttulo [EN]: The perception of employees with deficiency about the accessibility on Higher Education
Autor(es): Ana Paula Siltro Bacarin
Palavras-chave [PT]:

Desenvolvimento humano. Processos educativos. Deficincia. Acessibilidade. Instituio de ensino superior. Psicologia histrico cultural. Empregabilidade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Accessibility. Deficiency. Historical. Cultural psychology. Employability. High Education. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Sonia Mari Shima Barroco - UEM
Lcia Pereira Leite - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente estudo objetivou verificar quais as condies de acessibilidade em uma instituio pblica no interior do Paran, a partir da percepo de funcionrios com deficincia. Trata-se de uma pesquisa terica e emprica. Na pesquisa terica, em um primeiro momento, fez-se um resgate da constituio histrica da deficincia, buscando apreender como esta foi sendo compreendida ao longo da histria. Em um segundo momento, abordou-se sobre a sociedade contempornea com destaque excluso social, e na sequncia, sobre o conceito de acessibilidade e as polticas pblicas sobre essa temtica para a pessoa com deficincia. Em um quarto momento, dissertou-se sobre a teoria Histrico-Cultural, apresentando as vises de homem e de deficincia nesta perspectiva. Ressalta-se que esta teoria compreende o homem como um ser social, cultural e histrico, ativo diante da natureza, que a modifica e, ao mesmo tempo, vai se modificando. Seu estudo sempre leva em considerao a base material para compreenso dos fenmenos. A pesquisa emprica envolveu sete funcionrios da respectiva Universidade que se declararam com deficincia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado e as respostas obtidas foram organizadas em cinco eixos temticos (I - conceito de acessibilidade; II - conceito de trabalho; III - suporte e adequaes fornecidos pela instituio; IV - percepo das condies de acessibilidade na universidade; e V - atitude das pessoas com relao deficincia), que foram analisados e discutidos com base nas teorizaes de autores que tratam da presente temtica ou que se vinculam Teoria Histrico-Cultural. Essa teoria tem no materialismo histrico-dialtico sua base filosfica, cujo objetivo superar a aparncia, compreendendo a essncia, o desenvolvimento e as consequncias do fenmeno estudado a partir de sua relao com o contexto material. Nesta pesquisa, houve um exerccio de aproximao deste mtodo para o processo de investigao. Os resultados apontam que os funcionrios com deficincia vm vivenciando muitas barreiras de acessibilidade dentro da instituio. A maioria deles entrou na instituio entre 20 a 30 anos atrs, e evidenciaram que suas solicitaes de adaptaes foram, em sua maioria, atendidas a partir dos ltimos 10 anos. De acordo com os relatos, a instituio vem buscando eliminar essas barreiras, promovendo adaptaes e construes acessveis, mas devido amplitude da instituio, h um longo caminho a percorrer. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) inspecionou a universidade, em 2011, e deu prazos para a realizao de projetos e para a efetivao de adaptaes necessrias, no que tange acessibilidade. Os projetos j foram realizados, portanto, o momento atual de concretiz-los. Os participantes da pesquisa esclareceram que as mudanas realizadas at ento se referem mais s barreiras arquitetnicas: rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados, entre outros. Isto pode estar relacionado com o fato da legislao sobre acessibilidade ser atual e compreender, em um primeiro momento, mais as barreiras na estrutura fsica. Apesar dessas, h muitas outras que dificultam o trabalho dos funcionrios, como por exemplo: falta de intrprete de Libras para o surdo, equipamentos de trabalho no adaptados, burocracia, falta de verba, atitudes dos demais servidores, entre outros. Na maioria das vezes so os prprios funcionrios que adaptam seus materiais e objetos de trabalho, revelando que a implementao da poltica de acessibilidade ainda precria. O mapeamento pela busca dos funcionrios com deficincia no foi to satisfatrio, pois no encontramos dados da quantidade real, e que indicassem a situao em relao ao acompanhamento dos servidores. Os resultados revelam a necessidade de aprimoramento da poltica de acessibilidade na instituio, e de um acompanhamento efetivo dos funcionrios de acordo com suas necessidades.

Abstract: The objective of this study was verify which were the conditions of accessibility in a public institution at the heartland of Parana, from the perception of employees with deficiency. It is a theoretical and empiric research. In the theoretical research, in a first moment, we did a rescue of historical constitution of deficiency, pursuing to know how it was being understand on the course of history. In a second moment, we approached the contemporary society, highlighting the social exclusion; in the sequence, we exposed the concept of accessibility and public policies about this thematic to the person with deficiency. In a third moment, it was revealed about the Historical - Cultural Psychology, presenting the visions of human being and deficiency for this perspective. We highlight that this theory comprehends the man as social, cultural and historical, active against nature, and modifies it, at the same time that modifies himself. This theory always considers the material basis to comprehend phenomena. The empiric research involved seven employees of the respective university, which declares themselves with deficiency. The data were collected using interviews, based on a script semi structured, and the obtained answers were organized in five thematic axes (I - concept of accessibility; II - concept of work; III - support and adaptations provided by the institution; IV - perception of conditions of accessibility in university; e V - attitude of people about deficiency), which were analyzed and discussed based on theorizations of authors that talk about the present thematic or that binds to the Historical - Cultural theory. This theory has on historical - dialectical materialism its philosophical basis, which objective is to overcome the appearance, comprehending the essence, the development and the consequences of the studied phenomena, based on its relation with material context. In this research, we did an exercise of approaching of this method for the process of investigation. The results point that the employees with deficiency have been experiencing many accessibility barriers inside the institution. Most of them entered the institution between 20 to 30 years ago, and highlighted that their solicitations of adaptations were mostly, attended on the last 10 years. According with their reports, the institution has been trying to eliminate these barriers, providing adaptations and accessible constructions, but, because of the size of the institution, there is a long way to go. The Regional Agronomy and Engineering Counsel (CREA) inspected the university in 2011, and pointed a deadline for the realization of projects and for the performing of needed adaptations for accessibility. The projects were made, therefore, now it is time to accomplish it. The participants of the research clarified that the changes performed by now refers more to the architectonic barriers, such as ramps, parking lots, adapted bathrooms, and others. This can be related to the fact that the legislation of accessibility is something new, and comprehend, in a first moment, the physical barriers. Although those ones, there are many more that make more difficult the job of employees, such as: lack of a libras interpret to the deaf, work equipment that are not adapted, bureaucracy, lack of money, attitude of other employees, and others. Most of the time, are the employees themselves that adapt their material and work objects, revealing that the implementation of accessibility polices still precarious. The mapping by the search of employees with deficiency was not satisfactory, because we did not find data of the real quantity, and that could indicate the situation of the monitoring of employees. The results reveal the need of enhancement of accessibility polices in the institution, and an effective monitoring of the employees, according to their needs.
Data da defesa: 24/03/2017
Cdigo: vtls000227828
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: UEM_PPI_AnaBacarin.pdf
Tamanho: 2066 Kb (2115380 bytes)
Criado: 16-03-2018 16:24
Atualizado: 16-03-2018 16:31
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