Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Matemtica > Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Anlise de erros em questes de Geometria do ENEM : um estudo com alunos do Ensino Mdio
Autor(es): Renato Rodrigues dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Geometria - Estudo e ensino. Erros (Matemtica). ENEM
Titulao: Mestre em Matemtica
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Irene Magalhes Craveiro - UFGD
Laerte Bemm - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar e classificar os erros cometidos por estudantes do 3 ano do Ensino Mdio, na resoluo de questes de Geometria do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), de cinco Escolas estaduais do municpio de Maring. A pesquisa teve carter qualitativo e desenvolveu-se em uma nica etapa com a aplicao de um teste composto por quatro questes extradas de exames anteriores do ENEM. A reviso de literatura elencou elementos sobre: a Geometria e seu ensino, Diretrizes Curriculares de Matemtica e Caderno de Expectativas de Aprendizagem do Estado do Paran, teoria dos erros e sobre o ENEM. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os principais erros cometidos pelos estudantes na resoluo das questes de Geometria esto entre as dificuldades com a interpretao das questes, a passagem da linguagem natural para a linguagem matemtica e a aplicao e resoluo de frmulas. Isso corrobora com o que se tem discutido na Educao Matemtica acerca da importncia da anlise de erros no ensino da Matemtica

Abstract: This research aims to analyze and classify the mistakes made by students from 3rd year high school, in solving questions of geometry of National High School Exam (ENEM), from five state Schools in Maring. The research was sort of qualitative and developed in a single step by the application of a test with four questions extracted from previous exams of ENEM. The literature review lists the elements of: Geometry and its teaching, Curriculum Guidelines for Mathematics and Notebook Expectations Learning of State of Paran, theory of errors and the ENEM. The results shown in this study indicate that the main mistakes made by students in solving questions of a Geometry are among the difficulties with questions interpretation, the passage of natural language to mathematical language and in application and formulas resolution. This corroborates with has been discussed in Mathematics Education about the importance of error analysis in mathematics teaching
Data da defesa: 07/02/2014
Cdigo: vtls000228489
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Santos-Renato-R-2014-ME.pdf
Tamanho: 1928 Kb (1974315 bytes)
Criado: 22-08-2018 17:47
Atualizado: 22-08-2018 17:48
Visitas: 132

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.