Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Análise dos argumentos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná no ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Rosineide de Jesus Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Diretrizes Curriculares no Paraná. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de Ciência. Educação básica. Ensino fundamental. Diretrizes curriculares. Ciências. Políticas públicas. Educação. Currículo. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Curriculum Guidelines in Paraná State. National Curricular Parameters. Education of Sciences. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Maria das Graças Lima - UEM
Natalina Aparecida Laguna Sicca - Centro Universitário Moura Lacerda - CUML
Raymundo de Lima - UEM
Resumo:
Resumo: O objeto de estudo desse trabalho foi uma análise do processo de elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE e das Diretrizes Curriculares Estaduais do Ensino de Ciências - DCC em oposição aos PCN, no estado do Paraná. Para realizar a investigação os procedimentos metodológicos foram: análise dos documentos preliminares e oficiais das Diretrizes deste estado; entrevistas com três grupos de professores: o grupo elaborador ou sintetizador das Orientações Curriculares, a SEED, o dos professores do GP (Grupo Permanente) e dos professores da base do ensino, que receberam as instruções para o trabalho efetivo em sala de aula. Os dados coletados foram examinados mediante a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1997). Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que as DCC e as DCE mantêm, no plano geral, dois marcos teóricos: o político, delimitado pela escolha do marxismo para afirmar as dimensões sociais que existem em uma sociedade de classes e para se opor a perspectiva neoliberal que a SEED afirma existir nos PCN. O segundo marco está relacionado à concepção pedagógica que sustenta a aprendizagem, a teoria de Vygotsky e a teoria cognitivista de Ausubel para a aprendizagem significativa. No plano específico, as diretrizes estabelecem encaminhamentos metodológicos que partem dos conteúdos como principal via de acesso aos conhecimentos científicos em contraposição à pedagogia de projetos e transversalidade de temas sugeridos nos PCN. Temas estes que põem em segundo plano, de acordo com a SEED, os conhecimentos científicos.

Abstract: The objective of this study is to analyze the process of formulation and implementation of the State Curriculum Guidelines - DCE, and the Science Teaching State Curriculum Guidelines - DCC in opposition to PCN in the state of Paraná. To accomplish the investigation the methodological procedures were: analysis of official and preliminary documents of Curriculum Guidelines of Paraná state; interviews with three groups of teachers: curriculum guidelines manufacturers or synthesizers, SEED, teachers of GP (Permanent Group) and teachers of basic education who received instructions to work effectively in classroom. The data were examined by Analysis of Content proposed by Laurence Bardin (1997). The results of our research showed that the DCC and the DCE keep, in general terms, two theoretical frameworks: the political, defined by choice of marxism to affirm the social dimensions that exist in a society of classes and to oppose the neoliberal view SEED says existing in PCN. The second point is related to the pedagogical concept that supports learning, Vygostsky theory and Ausubel Cognitivist theory for significant learning. In the specific plan, the Curriculum Guidelines provide methodological ways which start from main contents as principal route of access to scientific knowledge in opposition to pedagogy of projects and transversality of topics suggested in PCN. These issues, according to SEED, make scientific knowlege of a minor importance.
Data da defesa: 21/08/2009
Código: vtls000180940
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertação ROSINEIDE DE JESUS OLIVEIRA.pdf
Tamanho: 735 Kb (752910 bytes)
Criado: 09-11-2010 08:12
Atualizado: 09-11-2010 08:26
Visitas: 2145
Downloads: 53

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.