Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração
Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração
Título [PT]: Formação de redes sociais e inovação : um estudo nas empresas incubadas do Parque Tecnológico Itaipu
Autor(es): Márcia Cristina David de Souza
Palavras-chave [PT]:
Redes sociais. Inovação. Incubadoras. Empresas incubadas. Parque Tecnológico Itaipu. Foz do Iguaçu. Paraná. (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Social networks. Innovation. Incubators. Itaipu Technological Park. Foz do Iguaçu. Paraná. State. Brazil. |
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Maurício Reinert do Nascimento [Orientador] - UEM
Paulo Otávio Mussi Augusto - PUC/PR
Álvaro José Periotto - UEM |
Resumo:
Resumo: As pesquisas a respeito da formação e evolução das redes sociais e como elas afetam as organizações têm se destacado nos estudos de Administração. Nestas pesquisas as redes sociais são apontadas como fator preponderante nos processos de geração da inovação. Assim, para compreender como as redes sociais influenciam a inovação, uma opção de estudo é avaliar as redes sociais por meio da formação e evolução de seus relacionamentos. Neste contexto se insere o presente estudo, o qual objetiva analisar como a formação e a evolução das redes sociais influenciam a inovação em três empresas incubadas na Incubadora Empresarial Santos Dumont, pertencente ao Parque Tecnológico Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, PR. Para se chegar ao objetivo proposto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três empresas em diferentes estágios de incubação, com recorte longitudinal. Foram realizadas duas coleta de dados, com intervalo de seis meses entre elas, utilizando-se entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores das empresas e a representantes da incubadora como instrumentos para a coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Entre os achados desta pesquisa destaca-se a identificação da influência das redes sociais, em sua formação e evolução, na inovação adotada e na evolução desta inovação para três empresas incubadas da IESD, bem como as características particulares da formação e evolução destas redes e seu impacto na busca de recursos e informações para o empreendimento. A pesquisa destaca também o papel da incubadora como mediadora de relacionamentos que resultam em fontes de recursos e informações relevantes para as empresas incubadas.
Abstract: The research on the formation and evolution of social networks and how they affect the organizations has gained attention in the studies of business administration. In these researches, social networks are identified as a major factor in the process of innovation generation. Thus, in order to understand how social networks influence innovation, a possible approach is to evaluate social networks through the formation and evolution of their relationships. This is the context of the present study, which aims to analyze how the formation and evolution of social networks influence innovation in three companies incubated in the Santos Dumont Business Incubator, part of the Itaipu Technological Park, located in Foz do Iguaçu, PR. To achieve the proposed objective, we performed a multiple case study on three companies in different incubation stages, with longitudinal cut. Two data collection were conducted, with an interval of six months between them, using semi-structured interviews as instruments for data collection, taken from incubated companies managers and representatives of the incubator. For the interpretation of the collected data, it was chosen the content analysis method with support of the Atlas.ti software. Among the findings of this study, it is worth mentioning the identification of the influence of social networks, in their formation and evolution, on the adopted innovation and its progression for three incubated companies of the ESDI, and the particular characteristics of the formation and evolution of these networks besides their impact on the search for resources and information for the company. The research also highlights the role of the incubator as a mediator of relationships which provide resources and relevant information sources to the incubated companies. |
Data da defesa: 28/09/2011
Código: vtls000193109
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Departamento de Administração
UEL: Departamento de Administração |
Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 186. Márcia Cristina David de Souza.pdf
Tamanho: 1196 Kb (1225110 bytes)
Criado: 13-02-2012 11:05
Atualizado: 13-02-2012 11:39
Visitas: 1511
Downloads: 27
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|