Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Título [PT]: O diário da prática pedagógica, a discussão em grupo e o processo reflexivo no contexto do estágio supervisionado em biologia
Título [EN]: The Teaching Practice Diary, group discussions and reflexive thinking on the supervised Biology teaching practice.
Autor(es): Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Palavras-chave [PT]:
Formação de professores. Prática pedagógica. Professor reflexivo. Diário da prática pedagógica. Reflexão individual e coletiva. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Teacher formation program. Teaching practice diary. Individual and collective reflection. Thoughtful teacher. Brazil. |
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Polonia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
Ana Tiyomi Obara - UEM |
Resumo:
Resumo: A maneira como a formação de professores é pensada pode influenciar a forma de ser e agir do professor. Nesse sentido, as discussões sobre o professor reflexivo durante a graduação podem repercutir em melhoria para a prática pedagógica de sala de aula. Um instrumento que vem sendo utilizado e contribui para promover a reflexão sobre a formação docente é o diário da prática pedagógica. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso do diário como instrumento fomentador do processo de reflexão individual e coletiva durante o estágio supervisionado em Biologia, por meio de um grupo de discussão. Durante a pesquisa buscou-se identificar/interpretar quais as reflexões dos estagiários realizadas no diário e no grupo, quais as dificuldades encontradas no estágio, as possíveis soluções apresentadas e se as discussões no grupo e os registros nos diários contribuíram para a melhoria da prática pedagógica e/ou para formação de um profissional reflexivo. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram seis acadêmicos de uma universidade pública do oeste paranaense, que cursavam Ciências Biológicas - Licenciatura e realizavam o estágio supervisionado em Biologia, especificamente, na etapa de regência. No grupo, além dos estagiários, ocasionalmente também estava presente a professora supervisora da Universidade que participava conforme sua disponibilidade. A proposta foi que construíssem diários da prática pedagógica a fim de registrar suas reflexões e posteriormente os discutissem no grupo. Para isso, foram realizados sete encontros. A coleta de dados envolveu os diários construídos, as discussões realizadas em grupo e uma entrevista individual realizada ao final da pesquisa com cada um dos acadêmicos. Mediante a análise qualitativa e de conteúdo foi possível estabelecer um perfil dos estagiários e suas experiências acadêmicas, bem como identificar o seu conhecimento em relação ao assunto professor reflexivo. Quanto à utilização do diário, no primeiro momento, houve certa resistência para construí-lo, sendo que um dos estagiários não o fez. As reflexões realizadas evidenciaram que os estagiários vivenciaram várias dificuldades durante o estágio, como por exemplo, as referentes à indisciplina dos alunos, ao planejamento de suas atividades e ao conteúdo selecionado, que foram as mais destacadas. Também foi possível averiguar que houve o início de construção de um profissional reflexivo, pois todos avançaram ao nível de reflexão interpretação, ou seja, procuraram entender o porquê de seus problemas. Alguns evoluíram ao nível de reconstrução, que é quando se constroem ou reconstroem conhecimentos acerca da prática e modificam suas ações, realizando intervenções. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o diário e as discussões em grupo constituem um caminho viável para a formação de profissionais reflexivos durante a formação inicial, como evidenciado no contexto investigado.
Abstract: The way the formation of teachers is understood can influence a teacher's being and acting. Thus, discussions about the thoughtful teacher during the years of graduation may end up improving pedagogical practice in classes. A useful tool that has contributed to foster reflections on teacher formation programs is the teaching-practice diary. Starting from it, this paper aimed at investigating, by means of group discussions, the use of the diary as an instrument that propels individual and collective reflection processes during the supervised biology teaching practice. We focused on identifying/interpreting the practitioners reflections taken from both the diary and the group, and the difficulties they came across within their practice. We also had them share the possible solutions they found, inquiring of them if the group discussions and the diary registers contributed with improvements on teaching practice and/or on the formation of a thoughtful professional. Six students participated in the search, all belonging to a state university of western Paraná and studying the Biological Sciences Teacher Formation Course. Besides the practitioners, there was usually a supervising professor on the groups, who was only present when she was available. Their proposal was to build teaching practice diaries in order to register their reflections and then discuss them. Seven meetings were required to that end. Data collecting involved the built diaries, the discussions carried out and an individual interview that happened at the end of the search with all six students. By means of a quality and content analysis, it was possible to identify a profile of the practitioners and their academic experiences, as well to assess their knowledge in relation to what being a thoughtful teacher means. When it came to using the diary, there was a little resistance against building it at first, and one of the practitioners actually did not do it. Their thinking on the subject showed that they lived many difficulties during practice, as in student indiscipline, in class planning and in the content selected for the classes. It was also possible to ascertain that their practice was the start of building a thoughtful professional, since all of them advanced to the level of reflection and interpretation, that is, they made an effort to understand their obstacles in class. Some reached a reconstruction level, which is when knowledge about the practice is built or rebuilt, and consequently changes their actions. In this perspective, it can be argued that both the diary and the group discussions constitute a feasible way for the formation of thoughtful professionals in the years of graduation, as evidenced in the investigated context. |
Data da defesa: 28/03/2012
Código: vtls000197043
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Departamento de Matemática |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Juliana Moreira Prudente de Oliveira (2012).pdf
Tamanho: 1755 Kb (1796866 bytes)
Criado: 30-05-2012 17:03
Atualizado: 30-05-2012 17:07
Visitas: 1483
Downloads: 36
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|