Resumo: O Teorema da Conservação do Momento Angular é muito importante dentro do estudo da Física, sendo equiparado aos Teoremas de Conservação do Momento Linear e de Conservação de
Energia. Assim, Momento Angular e Torque são conceitos fundamentais na compreensão de diversos fenômenos físicos que envolvem tal teorema. Do ponto de vista da Física abordada no Ensino Médio, tais conceitos se incluem, por exemplo, nas discussões dos movimentos de sistemas planetários e galáxias, movimentos das rodas de uma bicicleta e seu equilíbrio, movimento de uma bailarina que gira e abre os braços, etc. Tais conceitos são pouco ou nada abordados nos livros didáticos de Ensino Médio e, quando estes o fazem, baseiam-se em um formalismo árido, demasiado matemático e com poucos atrativos para estudantes e professores. Esta pesquisa teve como objetivo analisar se e como se dá a abordagem do Momento Angular e do Torque no Ensino Médio por parte dos professores, a partir de suas respostas a um questionário. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com procedimentos de análise textual discursiva, com destaque e categorização das respostas dos docentes. Constatamos que a maioria dos docentes entrevistados aponta razões externas (falta de tempo, estrutura escolar e desinteresse dos alunos) para justificar a ausência da abordagem dos temas investigados.
Abstract: The conservation of angular momentum is a very important subject in the discipline of Physics. It can be compared to Energy and Linear Momentum conservations and Torque. These subjects are fundamentals in compreehension of several physical phenomena. For the approach of Physics in brazilian High School, these concepts are included, for instance, on discussions of planetary and galaxies movements, wheels and bikes equilibrium, dancers, etc. The aim of this work was to detect and analyze the approach that brazilian High School teachers adopt in their classes of Physics, when teaching Angular Momentum and Torque. A questionnaire was applied to teachers of Physics and their answers were analyzed by a qualitative method of investigation (discursive textual analysis). Most of them suggest external factors to explain the absence of these subjects in their classes. |